Bartpapo com Geraldo Câmara

SEMPRE AOS DOMINGOS

Bartpapo com Geraldo Câmara 01 de agosto de 2024

Sempre aos domingos. Mas não um domingo qualquer. Antigamente os homens vestiam seus melhores ternos, as mulheres seus vestidos preferidos e algumas até usavam chapéus só para irem votar, um direito que, aliás, elas custaram a conquistar. Hoje, não importa o traje, mas até de bermudas se vai porque os costumes mudaram e o mais importante é votar. Hão os que pensam que se trata de um domingo festivo, cheio de bandeiras nas ruas, mas é muito, muito mais que isso. Talvez o mais importante dos dias que, de dois em dois anos, nos dão a oportunidade de nos mostrarmos presentes no futuro do país, elegendo nossos representantes, não só nos executivos, mas também nos legislativos federal e estaduais.

Até aí tudo bem. Tem quem não vá e justifique a ausência pagando a “assustadora” multa de três reais e fica isso por isso mesmo. Há quem defenda o voto espontâneo sem a obrigatoriedade que a lei nos impõe. Seria até possível se já estivéssemos devidamente convencidos do exercício pleno da democracia, convencidos de que somos nós os responsáveis por colocar esta ou aquela pessoa no poder. Se já pudéssemos avaliar nossas próprias atitudes convencidos que fossemos de que conhecemos as regras democráticas e os principais pontos da constituição. Mas nada disso acontece. Somos um povo que pensamos ser politizados mas ainda não o somos. Talvez aprendizes. Ainda não sabemos respeitar pontos de vista; ainda nos permitimos radicalizações absolutamente contrárias ao exercício pleno da democracia.

Bons tempos chegarão em que as ideologias serão colocadas nas mesas de negociações ou de exposições e o povo poderá opinar, debater, aceitar ou não, mas não se meter em brigas inúteis, em discussões que sejam absolutamente pessoais e não propositivas. Uma das facetas ruins da eleição que vamos viver em domingo de outubro, sem dúvida é a baixaria – desculpem, mas não vejo outro termo – que vem sendo usada e que infelizmente vem sendo crescente, com ameaças entre eleitores, com dissensões entre membros da mesma família que, ao defenderem suas teses políticas o fazem em sentido de briga, de mordacidade, de maldade mesmo. Um grande perigo democrático. Infelizmente acontecendo já a nível municipal.

Bem, gente, o domingo de eleições está aí, daqui a três meses. Mais algumas horas depois e conheceremos os resultados que farão parte do povo, feliz por eles ou não. O que gostaríamos de ver é que, com eleição definida em primeiro turno ou não, que o debate continuasse e vai continuar em alguns municípios ou nacionalmente, mas que o povo parasse e refletisse sobre consequências de alguns atos que podem ser fatais ou vitais para a continuação de suas vidas. As pessoas que têm nível de controle e de observação devem estar entendendo o nosso ponto de vista e a elas peço que tentem transmitir aos mais radicais que atitudes impensadas podem levar a tragédias e outras coisas mais com enormes prejuízos familiares, sobretudo os morais.

Cheguemos hoje à conclusão de que a mesa está posta. Os principais ingredientes foram colocados nos pratos a serem servidos. As propostas dos candidatos já são conhecidas. Ou não. Se não, procure conhecer a do seu, ou dos seus. Veja quem ele é. Analise seu passado. Entenda sua capacidade de lidar com o poder. E se já esteve no poder, melhor ainda. Será muito mais importante conhecer o perfil do candidato do que de seu partido. Porque o partido nem sempre define o candidato ou vice-versa.

Na verdade, o artigo de hoje é um desabafo de quem já viveu uma dezena de eleições diretas e viu os efeitos das indiretas ou das ditatoriais. Um desabafo que também é da esperança de um dia ver o nosso povo politizado, sabendo o que quer e por onde quer. Só com o exercício pleno dos seus direitos isso acontecerá. Não se deixe influenciar no famoso domingo de outubro. Pense. Certo ou errado, pense. E se dê ao direito de votar em quem você quer. Não em quem lhe pedem ou lhe mandam.

FOTONOTAS



EDUARDO TAVARES – Pense numa figura pública interessante, comunicativa e o que é o principal, cumpridora de seus objetivos. Atual Ouvidor Geral do Ministério Público, desfila coerentemente sua elegância impecável com o amor que dispensa à responsabilidade do seu cargo naquela importante instituição. Eduardo, além de tudo é comunicativo ao extremo, mas sempre dentro do seu espírito altamente diplomático o que o faz passar uma personalidade firme ao mesmo tempo que fantasticamente simpática. Sempre tive por ele total empatia e continuo tendo.



BÁRBARA BRAGA – Pense numa jovem altamente competente e pronta para estar à frente de cargo tão importante em Alagoas que é o de Secretária de Estado do Turismo. Afinal, o turismo é a mola propulsora do desenvolvimento do estado e só poderia ter para sua administração alguém que conhecesse profundamente os meandros dos problemas que o cercam. Para felicidade de todos nós esse alguém foi Bárbara que está muito dedicada e transmitindo sua marca pessoal à administração do interessante turismo estadual. Em frente, amiga!

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A vida é uma caixinha de surpresas. Mas quem colabora para que as surpresas sejam boas somos nós.

ALERTAS DO DIA

* O Brasil está perdendo muito nessas Olimpíadas de Paris. Impressionante como os atletas não estão correspondendo, de um modo geral. Futebol, vôlei, judô, muita coisa. No entanto é preciso aproveitar as derrotas para uma análise das instituições responsáveis e ver se diminuiu também o esforço em relação ao incentivo que deve ser dado continuadamente a todo os esportes, de um modo geral. Sem isso, claro que os resultados finais sempre estarão na mesma proporção das aplicações que os países sempre dão ao esporte.

* A dança dos partidos para a eleições municipais de outubro estão ficando interessantes e colocando um balé nos palcos da disputa. Claro, que com exceção dos dois principais candidatos os outros que se apresentam estão mais para medirem suas popularidades do que com a pretensão de ganharem a prefeitura. Mas acabam incomodando e fazendo um auê diferente. São os casos Lobão, Lenilda e outros. No caso dos dois maiores, JHC e Rafael a briga não será tão pequena quanto acham alguns analistas de plantão. Se JHC não se cuidar o famoso “já ganhou” pode não emplacar.

* A Conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas, Renata Calheiros, antes de assumir era do estado e foiu a responsável pela criação do projeto CRIA, hoje uma referência nacional em relação à assistência à Primeira Infância. Aqui no Tribunal ela já está na fase final de planejamento para lançamento em agosto de um programa específico e criação de um Núcleo exatamente visando os benefícios que podem ser voltados para este segmento. Esta semana, no evento Summit promovido pela OAM Renata deu um show que pode ser apreciado também pelos telespectadores da nossa TV-Cidadã.

* Interessante a ideia lançada por um alagoano criando um aplicativo de motoristas só para mulheres. A coisa funciona para evitar determinados assédios que parece que vinham acontecendo ou mesmo para evitar. A ideia é que, tanto motoristas quanto passageiros sejam do sexo feminino. Não há propriamente discriminação mas não custa nada tentar, apesar de que até mulheres podem ser vítimas de outras, sem dúvida alguma. Mas, foi uma invenção que talvez dê um pouco mais de tranqulidade, tanto para ela quanto para ela. Vamos ver!

POR AÍ AFORA

# Essa história das eleições na Venezuela já está virando uma grande brincadeira democrática para não dizer uma enorme desmoralização democrática, já que o Maduro faz o que quer e ninguém, ninguém protesta pra valer. Os Estados Unidos e o Brasil estão dando um pouco do ar de sua graça exigindo atas das eleições mas não vai passar daí e mais uma vez o presidente venezuelano irá conduzir os destinos do país de maneira absolutamente ilícita. Acho que já chega de experiências malogradas em países da América Latina, o que acaba contribuindo para uma destorção de imagens de países mais sérios. Como o nosso.

# Enquanto isso o outro doido e dessa vez dos Estados Unidos que leva o nome de Donald Trump continua a dizer besteiras e mais besteiras durante sua campanha para uma desejada volta ao poder. Desejada por ele e por todos os que gostam de ver atitudes imperialistas acontecerem. No entanto, pelo andar da carruagem parece que a vice-presidente Kamala Harris está andando a passos largos para uma vitória que deixaria a primeira mulher americana ocupando a desejada presidência daquela potência mundial.

# Em meio a relatos de fraude nas eleições na Venezuela, a União Europeia alertou esta quarta-feira que não reconhecerá os resultados até que Nicolás Maduro publique a ata.“O Conselho Nacional Eleitoral apenas apresentou o resultado correspondente a 80% do escrutínio e sem fornecer qualquer fonte ou sistema que permita a sua verificação ”, queixou-se o alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell. “Com este resultado parcial e não verificável, a CNE procedeu a declarar a vitória de Nicolás Maduro.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399