Zenita Almeida

Exposição Pluralidade será destaque no Amarê Fashion Semana de Moda Goiana

Zenita Almeida 28 de julho de 2024

A exposição fotográfica “Pluralidades”, organizada pela jornalista Francis Telles, será um dos destaques da Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana, realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e governo de Goiás, e vai proporcionar um espaço inédito de visibilidade para as mulheres negras empreendedoras. Além da moda, o objetivo é trazer inclusão, diversidade e fortalecimento da economia local. Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia, a exposição será um marco na valorização do empreendedorismo feminino negro, reunindo 10 fotos de mulheres negras, sendo uma delas africana. Todos os registros são do fotógrafo Cássio Cardoso.

"Um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres negras como empreendedoras é conseguir espaços de visibilidade. A exposição ‘Pluralidades’ tem como objetivo dar visibilidade à beleza da mulher negra no mundo da moda, quebrando padrões únicos de beleza e destacando a pluralidade da mulher brasileira", destaca Francis Telles. O Sebrae Goiás, por meio do programa Plural, está envolvido na promoção do empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora do programa, afirma que o objetivo é promover igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão, ampliando os negócios liderados por grupos sub-representados na sociedade. "O Sebrae Delas, por exemplo, busca aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, valorizando suas competências e habilidades. Acreditamos que a inclusão produtiva das mulheres via o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias", explica Vera Lúcia.

As mulheres negras enfrentam inúmeros desafios para empreender, desde a maior carga de responsabilidade familiar até a dificuldade de acesso ao crédito. A exposição “Pluralidades” é um exemplo do que o Sebrae apoia, utilizando a visibilidade do Amarê Fashion para destacar essas empreendedoras. "O público pode apoiar as iniciativas do empreendedorismo feminino e fortalecer o povo negro e as comunidades dando oportunidades financeiras e de espaço. A Amarê Fashion, ao oferecer espaço para uma exposição local feita por pessoas locais, promove cultura, igualdade e pluralidade", conclui Francis Telles.