Edmilson Teixeira
Clima de grandiosidade
Com a vitória do Botafogo por 1 x 0 sobre o Palmeiras na última quarta-feira, em duelo do líder contra o vice do Brasileirão, serviu para aliviar a tensão e o peso que o embate poderia trazer em um futuro breve. A cena promete se repetir pelas oitavas de final da Libertadores no próximo mês e, se depender do que se viu no estádio Nilton Santos, terá muita intensidade e briga do início ao fim.
Nas estremas
Embora os ânimos sigam aflorados no extracampo, com polêmicas envolvendo John Textor, dono da SAF Botafogo, e Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o Botafogo fez o que competia a ele dentro das quatro linhas. E uma coisa nitidamente não faltou: vontade, principalmente do setor defensivo, que lutou até o fim para não ceder às investidas palmeirenses.
Já era esperado
A atualização do ranking da Fifa foi divulgada nesta quinta-feira. O Brasil desceu uma posição e voltou a aparecer em 5º lugar, fruto da eliminação nas quartas de final da Copa América. Campeã do torneio pela segunda vez seguida, a Argentina continua na liderança. A Espanha, primeira seleção a conquistar quatro títulos da Eurocopa, pulou para a 3ª colocação.
Arrumadinho
As duas competições promoveram mudanças significativas no ranking. A Espanha saltou cinco posições com a conquista da Euro para figurar no pódio, que, além da líder Argentina, tem a França, semifinalista do torneio. O Brasil foi ultrapassado pela Inglaterra, vice-campeã europeia pela segunda vez consecutiva, trocando de posições em relação à atualização do mês passado. E a Colômbia, vice-campeã da Copa América, entrou no top 10, aparecendo em 9º lugar, enquanto a Croácia, eliminada na fase de grupos da Euro, saiu.
Curiosidade
Sabe por que o Morumbi virou MorumBis? E não, não se trata de um plural, como muita gente pensou. Na verdade, o time paulista oficializou a venda dos naming rights do estádio do Morumbi para a Mondelēz. A empresa do ramo alimentício tem como uma das marcas o chocolate Bis.
Pois assim...
Por isso que, a partir de janeiro deste ano, o estádio passou a se chamar MorumBis, fazendo um trocadilho entre os nomes do estádio e do chocolate. O clube divulgou um vídeo bem humorado no Youtube para “revelar” a mudança de nome e todo o marketing envolvido.
Revelação
O técnico Luis Zubeldía explicou nesta quarta-feira, 17, depois da vitória por 1 x 0 sobre o Grêmio, no Morumbis, por que recusou a proposta da seleção equatoriana para continuar no São Paulo. Foi a primeira vez que o treinador argentino falou sobre o assunto. Zubeldía disse que o "não" à seleção do Equador foi, principalmente, pelo projeto que tem no Tricolor. O treinador chegou ao clube no início do Campeonato Brasileiro e ainda tem pela frente Copa do Brasil e Conmebol Libertadores nesta temporada.
Narração
“A decisão está ligada 100% aos meus valores. Eu me sinto bem aqui, me sinto querido. Sei que é futebol, os resultados são importantes, mas eu sempre defendi os clubes à medida que fui ganhando experiência. Digo o que me parece, vivo o futebol como vejo. Se quero falar com o árbitro, eu falo. Se quero falar com o jogador, eu falo. Se quiser ficar sentado, eu fico. Gosto de desafio importante, gosto de sentir pressão. O São Paulo me dá isso”, Luis Zubeldía.
Engrandecimento
Rafael Paiva faz o melhor trabalho de um técnico no Vasco em 2024. A vitória por 1 a 0 contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira, 17, mantém o time distante da zona de rebaixamento e coloca a equipe na primeira parte da tabela. Mas o mais importante: mostra que o Vasco soube se adaptar a diferentes contextos que o jogo ofereceu e sair vitorioso.
Declínio
Encerrados os jogos da 13ª rodada, na quarta-feira, o CSA se manteve com 14 pontos e caiu para o 13º lugar, sendo ultrapassado por ABC e Náutico, que somam 16 pontos cada. A distância para a zona de rebaixamento ficou em apenas três pontos. A situação do CSA na tabela poderia ser pior se o Ferroviário tivesse vencido o Ypiranga. Mas a equipe cearense perdeu por 2 a 0, no interior gaúcho, e foi para o Z-4.
Situação
Na próxima segunda-feira, o CSA encara o Remo no Estádio Mangueirão, em Belém, e precisa vencer para não correr o risco de voltar à zona de rebaixamento. Para o jogo fora de casa, o técnico Higo Magalhães vai precisar mexer na equipe. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Eduardo Biazus vira desfalque. Matheus Mega é o mais cotado para assumir a posição e formar a dupla de zaga com Matheus Santos.
Pisa em cima dos paulistas
O CRB que neste sábado faz seu terceiro jogo consecutivo no Rei Pelé, desta vez contra o Ituano, aproveitou na última quarta o jogo adiado da nona rodada para, enfim, se livrar da zona do rebaixamento no Brasileiro. Venceu o confronto direto com o Botafogo-SP de virada, por 4 a 1, e ultrapassou o adversário na classificação. Wallison marcou para o time paulista, mas Hereda, Kleiton, Anselmo Ramon e Labandeira fizeram os gols do Galo. Aos 34 minutos, o zagueiro Saimon, do CRB, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011