Edmilson Teixeira

Levantamento

Edmilson Teixeira 19 de julho de 2024

Estudo do Banco do Nordeste (BNB), realizado sobre projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas para 2024, aponta um crescimento de 4,8% na participação da indústria, no comparativo com o resultado de 2023. O setor industrial deve compor 15% do conjunto de riquezas produzidas pelo Estado neste ano. O levantamento é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área do BNB responsável por pesquisas econômicas da região.

Ângulo


De acordo com o estudo, para 2024, deve ser o setor que mais crescerá em participação, com avanço de 4,8 pontos percentuais, seguido por serviços (2,1%) e agropecuária, que deve contribuir com o PIB estadual no mesmo patamar de 2023. Em relação à participação absoluta na composição do PIB alagoano, 2024 deve encerrar com a seguinte divisão setorial: 66% do setor de serviços, 19% da agropecuária e 15% da indústria.

Tá só começando...


Em Maceió sobre uma propaganda do MDB, em outdoors que tem a cara do deputado Rafael Brito, o juiz eleitoral Cláudio José Gomes proibiu o secretário de Segurança Cidadã do município, Eduardo Marinho, de retirar essas peças publicitárias. Rafael é presidente do Diretório Municipal do Partido e pré-candidato a prefeito da capital. Segundo o magistrado, só a Justiça Eleitoral poderia autorizar essa retirada – se for o caso.

Aconteceu


Lula concede entrevista exclusiva a uma emissora de TV. Antes da exibição no telejornal da casa, um trecho é divulgado por uma corretora cheia de clientes que ganham dinheiro com especulação no mercado financeiro. Foi o que aconteceu na última terça-feira. O vazamento da informação foi atribuído à jornalista Renata Varandas, que entrevistou o presidente para a Record TV. Ela foi demitida.

Origem


Este já é um dos maiores escândalos de que se tem notícia envolvendo um nome da grande imprensa brasileira. Renata Varandas é sócia da Capital Advice, uma agência de análise política. Pelo que se sabe, assim que terminou a entrevista, ela repassou o conteúdo de um trecho da fala de Lula à Advice. Em seguida, a informação chegou à corretora BGC, que é cliente da empresa da repórter. Conflito de interesse na veia.

Abriu da parada


O pai do prefeito de Maceió, o ex-deputado federal João Caldas abriu mão de sua pré-candidatura para prefeito de Colônia Leopoldina. Na sua programação política para este ano, pouco tempo terá para se envolver na campanha. Isso porque JHC como presidente do PL em Alagoas, passou a missão para o pai de lutar pelo crescimento do partido pelo interior, que terá representante em diversos municípios daquela região na disputa pelas prefeituras.

Livre para voar


O ex-prefeito de Maragogi, Marcos Madeira tomou um alívio esta semana, ao escapar de uma pendência com a justiça. Madeira que tenta chegar a um terceiro mandato mantém-se elegível para eleições de 2024. É que na última quarta, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, por unanimidade, anulou o julgamento ilegal da 17ª Vara Criminal que o havia condenado. “Madeira segue firme como pré-candidato à Prefeitura de Maragogi”, comemora o advogado Luiz Vasconcelos.

Sertão


O prefeito de Mata Grande/AL, Erivaldo Mandú (MDB), está se preparando para reunir uma grande multidão no próximo dia 28, o último domingo do mês, durante a convenção municipal do MDB. O evento é aguardado com grande expectativa, especialmente porque. Segundo ele, marca um importante momento político para o município. A pontuação de sua candidata, Fal Farias perante uma pesquisa recente, aponta 66,8% de preferência do eleitorado.

Dados


Alagoas registrou de janeiro até junho deste ano, 198 casos de Influenza. Deste total, 41 foram a óbito. A quantidade de registros no primeiro semestre do ano é três vezes superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o Estado somou, no primeiro semestre de 2023, 63 casos da doença

Ação para a saúde


Foi na última quarta em Arapiraca que integrantes da saúde discutiram metas de realizar mais de 17 mil cirurgias eletivas na rede hospitalar municipal e estadual com o intuito de fazer valer o Programa Nacional de Redução de Fila. O assunto foi apresentado na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 2ª Macrorregião de Saúde. O evento contou com a participação do Cosems-AL e Sesau e de secretários e técnicos dos municípios daquela Macro.