Coluna Esplanada
Pautas polêmicas de agosto tiram sossego das férias dos congressistas
O recesso parlamentar não está sendo tranquilo para a maioria dos senadores e deputados federais. A bomba relógio explode na 2ª quinzena de agosto, com as pautas nas Casas da Autonomia do Banco Central, Regulação dos jogos de azar (volta dos bingos, cassinos e legalização do Bicho) e a regulamentação da Reforma Tributária – temas longe de consenso e que racham as bancadas. A despeito das “férias”, os telefones não param de tocar para vossas excelências. Apesar do clima, e de os presidentes Rodrigo Pacheco e Arthur Lira desconversarem para quem os sonda, é certo que tudo estará resolvido até novembro.
Vape na mala
A ANAC passou a permitir o embarque e transporte de cigarros eletrônicos (os vapes) para uso próprio dos passageiros (mas sem fumar em voo). A decisão segue norma autorizativa da Anvisa e acontece após ganhar repercussão a reclamação de consumidores impedidos de embarcar com os produtos na bagagem, em aeroportos de cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).
Motor mais limpo
As administrações públicas de todas as esferas terão de dar preferência a carros de motores híbridos, de biocombustíveis ou a hidrogênio nas compras e locações em licitações, caso vingue o PL 1086/24 que acaba de passar pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O projeto é do senador Fernando Farias (MDB/AL), com relatoria do senador Fernando Dueire sem alterações do texto original.
Tela disputada
O Partido Liberal terá 14 minutos para distribuir em inserções no horário eleitoral na televisão durante a campanha. A Federação PT/PCdoB/PV ficou com 11 minutos e 19 segundos. Outros gigantes, o União Brasil ganhou 8m24s, o Progressistas com 6m39s, o PSD e MDB ambos com 5m57s, e o Republicanos com sete segundo a menos que eles. Isso causou já uma corrida de pré-candidatos aos partidos para a merecida exposição.
Waine x Pateta
A Coluna ouviu brasileiros de três (e distantes) cidades americanas para entender o cenário da pré-disputa eleitoral presidencial. Por que Donald Trump está forte, apesar do episódio do Capitólio e da condenação, independentemente do atentado recente? É uma questão cultural, também: o americano gosta do seu jeito John Waine, não do jeito Pateta que Joe Biden ultimamente aparenta ter, dizem os brasileiros por lá. A conferir.
Apagão
O Governo da Espanha trabalha diuturnamente para garantir o êxito da próxima Cúpula Ibero-americana a ser realizada em Quito, no Equador, em novembro deste ano. A diplomacia de Argentina e Brasil, os dois gigantes regionais, no entanto, não têm nenhum interesse no encontro.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.