Coluna Esplanada

Pautas polêmicas de agosto tiram sossego das férias dos congressistas

Coluna Esplanada 18 de julho de 2024
Pautas polêmicas de agosto tiram sossego das férias dos congressistas
Congresso Nacional, Brasília-DF. - Foto: crédito: Gervásio Baptista/Agência Brasil

O recesso parlamentar não está sendo tranquilo para a maioria dos senadores e deputados federais. A bomba relógio explode na 2ª quinzena de agosto, com as pautas nas Casas da Autonomia do Banco Central, Regulação dos jogos de azar (volta dos bingos, cassinos e legalização do Bicho) e a regulamentação da Reforma Tributária – temas longe de consenso e que racham as bancadas. A despeito das “férias”, os telefones não param de tocar para vossas excelências. Apesar do clima, e de os presidentes Rodrigo Pacheco e Arthur Lira desconversarem para quem os sonda, é certo que tudo estará resolvido até novembro.

Vape na mala


A ANAC passou a permitir o embarque e transporte de cigarros eletrônicos (os vapes) para uso próprio dos passageiros (mas sem fumar em voo). A decisão segue norma autorizativa da Anvisa e acontece após ganhar repercussão a reclamação de consumidores impedidos de embarcar com os produtos na bagagem, em aeroportos de cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).

Motor mais limpo


As administrações públicas de todas as esferas terão de dar preferência a carros de motores híbridos, de biocombustíveis ou a hidrogênio nas compras e locações em licitações, caso vingue o PL 1086/24 que acaba de passar pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O projeto é do senador Fernando Farias (MDB/AL), com relatoria do senador Fernando Dueire sem alterações do texto original.

Tela disputada


O Partido Liberal terá 14 minutos para distribuir em inserções no horário eleitoral na televisão durante a campanha. A Federação PT/PCdoB/PV ficou com 11 minutos e 19 segundos. Outros gigantes, o União Brasil ganhou 8m24s, o Progressistas com 6m39s, o PSD e MDB ambos com 5m57s, e o Republicanos com sete segundo a menos que eles. Isso causou já uma corrida de pré-candidatos aos partidos para a merecida exposição.

Waine x Pateta


A Coluna ouviu brasileiros de três (e distantes) cidades americanas para entender o cenário da pré-disputa eleitoral presidencial. Por que Donald Trump está forte, apesar do episódio do Capitólio e da condenação, independentemente do atentado recente? É uma questão cultural, também: o americano gosta do seu jeito John Waine, não do jeito Pateta que Joe Biden ultimamente aparenta ter, dizem os brasileiros por lá. A conferir.

Apagão


O Governo da Espanha trabalha diuturnamente para garantir o êxito da próxima Cúpula Ibero-americana a ser realizada em Quito, no Equador, em novembro deste ano. A diplomacia de Argentina e Brasil, os dois gigantes regionais, no entanto, não têm nenhum interesse no encontro.