Coluna Esplanada
Brasil fraco na OEA
O Paraguai sediou no fim de junho a Assembleia-Geral da Organização dos Estados Americanos, cujo secretário-geral é o uruguaio Luís Almagro, há 10 anos no cargo. O principal desafio é encontrar seu sucessor. O Brasil não tem nenhum protagonismo – e nem quer. Para o Itamaraty, a OEA perdeu a razão de ser ao alinhar-se com os Estados Unidos. A sede da entidade fica ao lado da Casa Branca, em Washington, o que alimenta críticas de que a organização atua sob pressão do Governo norte-americano. Por enquanto, Rubén Ramírez, chanceler do Paraguai, com o apoio de Brasil e Colômbia, é o único postulante ao cargo. A eleição acontece no início de 2025.
Porta de saída
Nepotismo, gastos exacerbados, assédio moral etc. A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, composta pelos desembargadores Teófilo Caetano (Relator), José Adilson e Mônica Oliveira, confirmou dia 28 de junho o afastamento definitivo de Júlio Cals da presidência da Cruz Vermelha Brasileira. A decisão encerra longa batalha judicial e reflete a gravidade das acusações que envolvem o ex-presidente.
Kassab no MAPA
A Coluna cantou a bola e o ex-deputado federal Guilherme Campos (PSD) foi nomeado na segunda-feira secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura. Ele substitui o enrolado Neri Geller, exonerado após o escândalo do leilão de arroz anulado. Campos é um “coringa” do poderoso Gilberto Kassab, um nome técnico e político do partido sempre à disposição para qualquer tarefa. Ele também já presidiu os Correios.
Fogo no canavial
Segue a novela da correição na Massa Falida da Usina Laginha, fundada pelo ex-deputado federal João Lyra em Alagoas. Noticiamos que dois dos juízes designados para fazer a fiscalização já tinham trabalhado no processo de falência. Na quinta-feira (4) o conselheiro Guilherme Feliciano, do CNJ, suspendeu a correição e afastou a dupla Phillippe Falcão e Marcella Garcia.
Alô, Congresso!
A Associação Brasileira das Locadoras de Equipamentos Médicos pede socorro ao Congresso Nacional sobre o relatório da reforma tributária. Se aprovada a regulamentação como está, o setor será muito onerado e a conta vai cair para pequenos hospitais (públicos e particulares) que alocam equipamentos que já são caros. Com alíquota maior ainda, o leitor sabe para quem sobrará a despesa: o pobre do doente.
Advogado de Jairinho
O advogado Cláudio Dalledone Júnior foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, com pena total de 11 anos, 1 mês e 23 dias de reclusão. Apesar do regime inicial de reclusão fechado, poderá recorrer em liberdade, submetido a monitoração eletrônica e restrições. Resta saber se, com esse cenário, Dalledone continuará a defender Jairinho, acusado do assassinato do menino Henry Borel no Rio de Janeiro.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.