Edmilson Teixeira
Fora dos gramados
Jacozinho, tido como um dos maiores ídolos do CSA, ele que defendeu com muita badalação nacional as cores do time alagoano numa parte da década de 80; hoje com seus 68 anos de idade, inteirinho todo, anuncia que disputará as eleições deste ano em Maceió. Não para prefeito, mas Jacozinho sonha em chegar à Câmara de Vereadores, por meio de apoio do voto de seus admiradores.
Prefeitos rindo à toa
A excelente notícia desta terça-feira para as Prefeituras do Brasil, é que hoje será creditado no valor de R$ 8,09 bilhões, o repasse adicional de 1% de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 8,25% maior se comparado ao valor do ano anterior. Decorrente da Emenda Constitucional nº 84/2014, o repasse é uma conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Calendário eleitoral
Lembrando a galera política que as convenções internas dos partidos para escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeitos e vereadores serão liberadas a partir do outro sábado, dia 20 de julho. O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. Já o segundo turno do pleito poderá ser realizado em 27 de outubro, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum candidato atingir mais da metade dos votos válidos, sem contar os brancos e nulos, no primeiro turno.
Perenemente
Entidades que mantém emissoras de rádios comunitárias têm agora uma ótima notícia. Um Projeto de Lei protocolado no Senado pelo senador alagoano Rodrigo Cunha (Podemos) busca proporcionar um avanço na comunicação comunitária do país, beneficiando especialmente as mais de 5 mil rádios comunitárias em operação no Brasil. Pela proposta (PL nº 2663/24), as autorizações para funcionamento destas emissoras passarão a ter validade indeterminada, sem termo final, acabando com a exigência do prazo de 10 anos de autorizações para o serviço de radiodifusão comunitária.
Burocracia chata
De acordo com a legislação vigente, as autorizações para o serviço de radiodifusão comunitária têm validade de 10 anos. Isso significa que, a cada ano, cerca de quinhentas emissoras em média precisam renovar suas outorgas. O processo de renovação é moroso para as rádios comunitárias, leva em média 5 anos para ser finalizado e gera custos excessivos para as entidades que mantêm estas emissoras, que são organizações não comerciais atuantes em bairros, distritos ou cidades do interior.
Palmeira de luto
A cidade de Palmeira dos Índios perdeu na noite do último domingo um dos grandes jornalistas de Alagoas. Foi o “Carretinha” como era conhecido Carlos Augusto Barros Filho. Carretinha vinha lutando para fugir do vício do álcool. Ele estava sozinho em sua casa localizada no bairro Paraíso e sofreu um infarto no início da noite. Seu corpo foi encontrado por familiares.
Histórico
Carretinha era uma figura querida na sociedade palmeirense e fundador do jornal Folha de Palmeira que circulou na década de 80. Ao longo de sua carreira, colaborou com diversos jornais em Alagoas, incluindo Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas, Tribuna de Alagoas, Tribuna do Sertão e Extra. Também contribuiu na era digital para vários sites de Palmeira dos Índios, entre eles o Estadão Alagoas e ainda na Rádio Cacique FM.
Preparativos
Entre terça e quinta da semana passada, O Hospital de Maceió, promoveu o I Ciclo de Ações Preparatórias para o Agosto Lilás. As iniciativas foram realizadas em alusão ao mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e voltadas para as colaboradoras do hospital.
Virtude
Os municípios alagoanos aderiram 100% ao Censo Nacional das Unidade Básicas de Saúde 2024 junto aos gestores e assessores municipais. A informação foi divulgada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite. As discussões se deram na manhã desta segunda-feira (8) com a participação de gestores e técnicos municipais da Saúde, do Cosems-AL e da Sesau.
Providências
Uma reunião em pleno último domingo no Palácio convocada pelo Governo de Alagoas, com integrantes do TJ/AL e MP/AL discutiu a criação de novas medidas de segurança para conter arrombamentos na orla de Maceió, provocados por pessoas em situação de rua. As ações vão desde o aumento do policiamento e ampliação do horário das rondas à instalação de videomonitoramento. A iniciativa atende ao apelo do trade turístico. Serão ainda cobradas da Prefeitura de Maceió ações de assistência social e outras providências.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011