Sérgio Toledo
Dia mundial de prevenção de quedas em idosos
Foi "comemorado" no dia 24 de junho próximo, passado. Dia de São João! Será que João Batista tem alguma coisa a vê com quedas? E em idosos? Não sei.
O ser humano é buliçoso. Então deve sempre estar em movimento. Sedentarismo não combina com o ser humano. Ficar sentado ou deitado por muito tempo, leva a atrofia muscular e rigidez articular, propiciando oportunidade de queda!
Uma boa noite de sono é importante. Dormir de 6 a 8 horas ao dia faz bem a saúde e a qualidade de vida.
Trabalhar de 8 a 10 horas ao dia. Se ainda não for aposentada a pessoa.
Sobram 6 horas para atividade física. Andar, correr, fazer academia, nadar, hidroginástica, pilates, luta nas mais variadas formas, pedalar estática ou em movimento, etc.
Durante a terceira e quarta década ter cuidados adcionais. Ao médico para ver a qualidade dos ossos. Na menopausa e na andropausa, 45 e 65 anos, densitometria para prevenir a osteoporose se em andamento ou já instalada, fazer o tratamento devido.
Óculos. Ao oftalmo a cada ano. Em alguns casos de 6 em 6 meses. Catarata, operar.
Casa ou apartamento plano. Sem escadas. Impossível, colocar corrimão.
Sem carpete ou tapete. Sem fios à toa. Sem mesas ou móveis com bordas pontiagudas.
Quando o telemóvel tocar não sair "correndo". Quem ligou pode esperar e o celular vai registrar a ligação. Se for importante fazer o retorno.
Se a casa ou apartamento for "um breu", ao dormir, deixar uma lâmpada acesa para clarear o caminho até o sanitário. Sempre contar até 20 para sair da cama. Nunca saltar da mesma!
Sérgio Toledo
Sobre
Médico ortopedista e do esporte. Pioneiro no alongamento ósseo, transplante de tendões e neurorrafia, como também no tratamento por ondas de choque.
Formado em 1972, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje UPE.
Pós graduação no IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Concursado do antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde, já estando aposentado. Atendeu por muito tempo no PAM Salgadinho.