Bartpapo com Geraldo Câmara
GRAVIDEZ INDESEJADA
Indesejada porque forçada, violentamente obtida por um ato sexual estuprador, por algo que ela, a mãe não quis mas foi forçada por algum método usado por esses idiotas de plantão que buscam o sexo forçado e muitas vezes com meninas que às vezes nem sabem o que estão fazendo. Aí engravidam e muitas nem desconfiam do estado em que estão. Afora, naturalmente as que sabem o que pode acontecer ou que tenha acontecido. Então, em ambos os casos e por motivos os mais diversos, a gravidez acontece e é claro, será absolutamente indesejada. Nessas cabeças o aborto forçado é a única solução que lhes é apresentada e, ainda que demore a acontecer é buscada e efetivada.
Então vamos ao ponto que está sendo altamente polemizado no momento que é a PEC em tramitação na Câmara Federal e que vai punir severamente as mães que realizarem o aborto com mais de 22 semanas porque será um crime igualado ao homicídio e sua pena poderá ou deverá ser maior do que a imputada ao estuprador, por exemplo. Mas até saindo do assunto em caso de estupro, mesmo que nada disso tenha acontecido, mas aquela que engravidar e praticar o aborto nesse tempo também será julgada e criminalizada com o mesmo tipo de pena.
Essa questão do aborto vem sendo discutida em outro nível há muito tempo quando todas as questões são postas na mesa, inclusive as de ordem religiosa. Se me perguntam se sou contra ou a favor, em situações normais sou contra o aborto, mas respeito o direito que as mulheres possam ter na administração do seu próprio corpo. Até porque não podemos entrar no mérito da questão sem conhecer todos os motivos que as levam a tomar determinadas atitudes com seu corpo, sua alma, seus desejos administráveis também somente por elas, as mulheres. Se a consciência de cada uma estiver de acordo quem somos nós para julgar? Da mesma forma ou diferente que seja, quem é a justiça para dizer que o ato do aborto praticado por esta ou por aquela mulher é um ato criminoso caracterizado como homicídio e sujeito a penas tão violentas? Quem são os senhores congressistas para entrarem no mérito de uma questão tão subjetiva e que precisa ser analisada por todas as áreas humanas, como a psicologia, a psiquiatria e tantas outras? Por outro lado fica a pergunta: Com que argumentos chegaram a conclusão de que o crime só é tipificado após as 22 semanas de gestação?
Que descoberta é essa que diz que a forma humana do ser que habita o ventre materno só é vítima a partir desse tempo?
Sinceramente, acho tudo errado. Acho que, em consideração todos os aspectos devem ser analisados à uma luz muito contundente junto aos senhores deputados para que não cometam o erro de criarem uma lei que poderá gerar conflitos e punir a quem não devem. No entanto, criar uma campanha de esclarecimento, de luz para as mães desavisadas, de combate muito grande transformando crime de estupro em hediondo com penas severíssimas, tudo isso será válido sob todos os aspectos. Buscar o crime em clínicas falsas, com médicos rasteiros e punir, sem dúvida alguma são ações que devem e podem acontecer. O Brasil está cheio delas. O aborto necessário pode e deve ser analisado sob a luz da medicina e não dos médicos “faz de conta”. Aí tem a validade profissional ainda que em detrimento da religiosa. No mais, torcer para que as cabeças legislativas pensem e busquem culpados em outros patamares.
FOTONOTAS
CLAYTON MOURA – Como disse Pedro Oliveira em sua prestigiada página do jornal Extra, Mourinha, como é conhecido é o grande coringa do prefeito JHC. Onde o problema está lá vai o Mourinha resolver. Que bom. Desde que o conheci, muitos e muitos anos atrás, ainda líder estudantil é uma figura que não se esquece. Solícito, simpático com todos, tira suco de pedra mas se faz presente onde dele se precisa. Amigo de seus amigos, simpatia escorrendo pelo eterno sorriso e lá vai Mourinha desafiando o tempo e tratando dele como se deve. Abraço grande, amigo!
NETO AUTO - Pense se eu gosto desse cara. Gosto e desde os tempos em que o conheci lá pelos idos de 2000. Sério, cumpridor de suas obrigações, sempre foi elogiado pelo comércio de automóveis, depois pelo de imóveis e mais recentemente também mostrando toda a sua simpatia no seu programa de televisão na BAND. Sem contar que há nove anos está à frente da direção comercial da CEPAL, a Gráfica Oficial Graciliano Ramos. A multiplicidade de Neto é notória mas o mais importante é que não deixa a peteca cair e a vida dele funciona como manda o figurino. Valeu, amigo!
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A vida é um eterno tabuleiro de xadrez. Mover as pedras com inteligência e argúcia mostrará onde está o xeque mate.
ALERTAS DO DIA
* O vice-presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Conselheiro Otávio Lessa não pára e está sempre buscando ideias novas para colaborar passo a passo com a presidência de Fernando Toledo. Agora mesmo, de 25 a 29 de junho estará em Lisboa para representar nossa Corte de Contas junto ao XII Fórum de Lisboa e que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Pelo Lisbon Public Law Research Center, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação. Otávio sempre aproveita bem essas inserções e naturalmente deverá voltar cheio de ideias para o TCE-AL.
* As festas juninas se expandem cada vez mais e, sem dúvida, se formos comparar com o carnaval elas são a grande festa do nordeste brasileiro, a expressão legítima do matutismo, berço de tanta sabedoria. É só prestar atenção nas músicas, nos forrós, nos baiões e as letras altamente significativas dão a tônica dessas festividades que alegram e que já se espalharam pelo resto do Brasil mostrando a nossa cultura, o nosso artesanato, as danças fantásticas que mostram enorme diversidade e ao mesmo tempo a integração incrível do povo nordestino.
* Há duas semanas atrás, nesta coluna falávamos dessa imensidão de jogos de apostas que estão por aí. Começaram agora a dar em cima de determinados “joguinhos” que estão empobrecendo quem não pode e enriquecendo muito “vivo” por aí afora. É o caso de tal de “tigrinho”, um aparente inocentinho jogo criando problemas em muitas famílias. Com batidas da polícia, carros de luxo e outras coisas foram apreendidos de influenciadores digitais que parecem estar à frente da jogatina. Ainda não entraram na verificação, por exemplo, fiscalização das mais poderosas “bets” do país.
* Começando pelo Arco de Maceió, um contorno que permitirá que regiões periféricas da cidade possam chegar ao aeroporto de maneira tranquila e com estrada duplicada foi anunciada pelo Ministro Renan Filho que, sem dúvida, sabe o que é planejamento. E essa, sem dúvida será uma obra objetiva de grande interesse para a população e que beneficiará muito mais do que os que desejam ir ao aeroporto. Esse tipo de trabalho é que precisa ser feito e projetado pelos governantes objetivando o bem comum e não as faraônicas obras sem grandes objetivos.
POR AÍ AFORA
# A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tiveram um encontro bilateral. Na reunião, o petista parabenizou a chefe de governo italiana pela organização da cúpula do G7 e agradeceu a solidariedade de Meloni pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. Lula aproveitou a oportunidade para convidar Meloni a visitar o Brasil, além de ter conversado sobre a perspectiva da viagem que o presidente da Itália, Sergio Mattarella, fará ao país em julho.
# O comunicado final da cúpula de líderes do G7 em Borgo Egnazia, na Itália, não teria referências à proteção da identidade de gênero e da orientação sexual, ao contrário do que ocorreu na reunião do grupo em Hiroshima, em 2023. A informação é da agência Bloomberg, que visualizou o esboço da declaração e diz que a decisão de ignorar a comunidade LGBTQIA+ estaria ligada à inédita presença do papa Francisco no G7 nesta sexta-feira (14). Na reunião do ano passado, o grupo se comprometeu a trabalhar para "assegurar participação plena, igualitária e significativa de pessoas LGBTQIA+ na política, economia, educação e em outras esferas da sociedade".
# Começa uma segunda etapa do governo de Javier Milei, por várias razões. Uma delas, a mais óbvia, é que com o que o Senado aprovou, embora ainda haja algumas melhorias a serem feitas nos Deputados, a administração libertária já possui instrumentos básicos para realizar a sua gestão. Isto é uma validade e um risco para o Governo, que já não tem o argumento de atribuir todas as dificuldades ao bloqueio de uma casta obstrutiva, que existe claro, mas que permitiu a Milei ter a lei no Senado.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas