Coluna Esplanada
Palácio vai trocar líderes do Congresso até fim do ano
O senador Jaques Wagner (PT-BA) não é mais o conselheiro preferido do presidente Lula da Silva no Palácio. Ele está chateado com o desempenho do amigo na Casa, contam palacianos. Um ministro comenta que o senador é distraído e que está impondo derrotas ao Governo. Outro ministro afirma que o líder senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) está na fila da degola. O Barba os segura pela amizade, e porque qualquer mexida agora, antes da minirreforma ministerial de Janeiro, antecipará brigas incalculáveis. A troca dos líderes no Senado e Câmara está decidida. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi incumbida também das tratativas.
Confusão lotérica
O poderoso setor de jogos online está olhando com incredulidade e desânimo as seguidas suspensões da licitação da Loteria do Governo de Minas Gerais. O caso vai parar na Justiça. Há comentários de briga entre sócios da atual operadora.
Aero Formigueiro
O saguão do piso inferior do Aeroporto de Congonhas, no coração de São Paulo e tido como o mais cobiçado do País pelas companhias, ganhou apelido de “formigueiro”. É fato diário: são portões colados no embarque remoto num saguão bem pequeno, filas intermináveis durante o dia e a noite, e passageiros apertados em pé sem mais opções de poltronas. E a ANAC é leniente com isso. Antes havia poucos portões ali.
Delação & leniência
O ex-presidente da Câmara e hoje advogado João Paulo Cunha tem defendido para deputados que a melhor alternativa para evitar abusos em delações é apoiar a ADPF 1051 no STF, em vez de gastar energia com o PL que proíbe delação de réu preso. A ação tem como relator o ministro André Mendonça e é direcionada ao regramento dos acordos de leniência. Mas as regras poderiam também modular também as delações.
Alô, professor
A greve de professores do tradicional Colégio Pedro II do Rio, da rede federal de ensino, começou a incomodar os pais de alunos. Um deles escreveu uma carta, à qual tivemos acesso, se solidarizando com a classe mas pedindo mais diálogo em diferentes frentes como entrada do MPF, conselho tutelar e até a imprensa nas reuniões, em busca de uma solução junto ao Governo para a garotada e mestres voltarem à sala de aula.
Mercado aquecido
Brasília continua uma das capitais mais chamativas para o setor imobiliário no País, desde imóveis de alto padrão até para classes C e D. O anúncio a ser feito na quinta-feira pela Construtora Paulo Octávio confirma: vêm aí mais seis grandes obras do grupo com valor geral de vendas (VGV) de R$ 1 bilhão.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.