Edmilson Teixeira
Em Brasília
Na noite desta terça-feira, 11, na capital federal, o prefeito do Pilar, Renato Filho (MDB) e sua mãe, a deputada estadual Fátima Canuto, representaram o município alagoano na cerimônia do grande prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, etapa nacional. Esse destaque só foi possível graças à conquista estadual do município no próprio ano de 2024, numa competição com múltiplos municípios aspirantes ao prêmio.
Conteúdo
Em sua 12ª edição, o prêmio é uma iniciativa do Sebrae que objetiva valorizar a competência gerencial de líderes públicos que realizaram projetos com impactos positivos e mensuráveis para a promoção e fortalecimento de pequenos negócios em suas localidades. O prêmio também exalta gestores que tenham contribuído para a modernização da administração pública em suas cidades. Este ano, o município de Florianópolis/SC destacou-se e foi coroado como o grande vencedor.
Novos caminhos
A economia nordestina, medida pelo índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen), avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, superando o índice nacional de 1% de crescimento. Com esse resultado, o Nordeste foi a região que mais cresceu no nível de atividade econômica no Brasil, feito que não ocorre desde março de 2015. Em seguida, aparecem as regiões Norte e Sudeste (ambas com índice de 3,1%) e Sul, com elevação de 1,4%. O Centro-Oeste não apresentou aumento da atividade econômica no período.
Motivo
De acordo com análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa do Banco do Nordeste, a atividade econômica nordestina no início do ano foi favorecida pelo avanço em Comércio e Serviços. O aumento de 47% no volume de recursos aplicados pela instituição em ambos os setores econômicos confirma este cenário, passando de R$ 1,9 bilhão no 1° trimestre de 2023 para R$ 2,8 bilhões no mesmo período de 2024.
Desanimado
Certamente pelo novo e avançado modelo de governo que Olho D’água das Flores vivencia hoje, o ex-prefeito Carlos André, o “Nen”, resolveu abrir mão de tentar chegar a um quarto mandato como era esperado. Publicamente em suas redes sociais o Nen foi taxativo ao dizer que não disputará o pleito. Seu primo e aluno seu na política, José Luís, está à frente da Prefeitura bem avaliado nas pesquisas.
Quem anda na contramão
Cinco candidatos do então PROS, que hoje é Solidariedade, tentaram dar uma de sabidos, mas quebraram a cara agora. Na eleição de 2020, na cidade de Jaramataia eles fraudaram o pleito ao colocar uma mulher como laranja na disputa, visando somar na cota de gênero na chapa do partido. Detalhe é que todos foram cassados pelo TRE/AL. A decisão foi tomada na última segunda-feira pelo pleno.
ConsistênciaOs desembargadores confirmaram decisão anterior adotada pelo juízo da 44ª zona eleitoral do município, que identificou fraude à cota de gênero na chapa do partido, levando à anulação da chapa como um todo e posterior cassação dos diplomas de todos os vereadores e suplentes eleitos. O time punido foi esse: Cícero Pedro, o mais votado da eleição com 335 votos; Caio de Vavá (296 votos), Edielma Moura (271 votos), Nilson do Josa (265 votos) e Vanda (228 votos).
Relação
Segundo entendimento do TRE, ficou comprovado que a candidata Natálya Campos de Farias teve seu nome colocado apenas para atender ao critério da cota de gênero. Ela não obteve nenhum voto, nem houve nenhuma movimentação bancária na conta, tampouco algum ato de campanha foi registrado.
AbacaxiComo Jaramataia registrou apenas duas chapas para o pleito eleitoral de 2020, e toda a chapa do PROS foi considerada nula, o Legislativo local terá neste restante de mandato apenas vereadores do PSB, o outro partido concorrente naquele ano. A situação causa um novo problema para a justiça eleitoral resolver, já que existem apenas quatro suplentes do PSB, para as cinco vagas abertas com a cassação da chapa do PROS. A quarta e última colocada da legenda no pleito, Geane da Saúde, obteve apenas 27 votos.
Oposição fragilizada
Em Delmiro, onde a prefeita Ziane Costa desfruta de um enorme índice de aprovação à frente de seu governo, já não tem mais o ex-prefeito Padre Eraldo como adversário, por conta do TRE/AL torná-lo inelegível devido bronca de prestação de contas. Isso para a oposição foi um duro golpe. Na jogada agora aparece Pedro Paulo, integrante do PT, figura que é professor e atualmente preside o Sinteal local. Pedro busca o aval do deputado federal Paulão (PT), a fim de se engajar como cabeça de chapa.
Esporte
Ontem o ex-jogador Thiago Motta foi anunciado como novo treinador da Juventus da Itália. Com dupla nacionalidade, o luso-brasileiro, de 41 anos, assinou contrato até junho de 2027.Thiago Motta chega em alta no clube italiano após a campanha feita à frente do Bologna, que conseguiu se classificar para a Champions League depois de 89 anos. Ele vai assumir o lugar de Massimiliano Allegri, que foi demitido em meio a polêmicas e brigas com jornalista
Histórico
Thiago Motta é paulistano e iniciou sua carreira no Clube Atlético Ypiranga. Ainda como atleta, ele atuava de volante, com passagens pelo Barcelona, Internazionale, Genoa e Paris Saint- Germain.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011