T+ Claudio Bulgarelli

Marcos Madeira espalha Fake News sobre Decreto Municipal que torna passeios turísticos em Maragogi mais seguros.

TURISMO

T+ Claudio Bulgarelli 30 de maio de 2024

O ex-prefeito de Maragogi Marcos Madeira está no centro de uma controvérsia após divulgar informações falsas sobre o recente Decreto Municipal nº 007/2024, que regulamenta os passeios turísticos na região. O decreto, que padroniza a descrição dos atrativos turísticos e exige o Cadastro Único Digital para operar passeios terrestres, aéreos, marítimos e fluviais, foi alvo de desinformação que gerou confusão entre operadores e turistas.Em vídeo divulgado em suas redes Madeira afirmou que há uma "ditadura em Maragogi e que centenas de trabalhadores estão sendo ameaçados com o decreto".

Essas alegações foram rapidamente desmentidas por autoridades municipais e representantes do setor turístico.A Associação de Passeios Aquaviários de Barra Grande, que havia consultado sobre as implicações jurídicas do decreto, reafirmou que o regulamento visa exatamente o contrário do que foi alegado por Madeira. "O decreto foi criado para garantir transparência, igualdade de condições e organização das atividades turísticas, beneficiando tanto pequenos quanto médios operadores", explicou um representante da associação.

Segundo o advogado da associação, Jeimison José Neri, o decreto segue estritamente os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. "Não há qualquer fundamento nas alegações de que o decreto favorece grandes empresas. Pelo contrário, ele estabelece critérios justos para todos os interessados, promovendo a competição leal e a sustentabilidade do turismo local", afirmou.

O prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, também se pronunciou sobre o assunto. "Estamos comprometidos com a transparência e a inclusão de todos os permissionários. Qualquer informação contrária a isso é infundada e prejudicial ao nosso trabalho de organizar e melhorar o turismo na região", afirmou.

A divulgação das fake news por Marcos Madeira não só gerou desinformação, como também levantou preocupações sobre os impactos negativos que boatos infundados podem ter no setor turístico.

Programa Maragogi Vai de Boa
Este é um programa pensado para regularizar o serviço dos transportadores
turísticos e a Prefeitura de Maragogi estendeu o prazo para o cadastro destes
trabalhadores até o dia 27 de junho de 2024. Com os alvarás regularizados, todos
serão beneficiados. O cadastro simples pode ser feito através do site viva.maragogi.com.br, na
Secretaria de Turismo ou na Secretaria de Meio Ambiente, das 8h às 13h