Edmilson Teixeira
Força de vontade
Sem ajuda alguma da Prefeitura, a ONG Abraço, no bairro de Garça Torta em Maceió, dedica-se à transformação social de jovens por meio do esporte, com enfoque especial em artes marciais como taekwondo e fer-kwon do. “Esta organização sem fins lucrativos visa afastar os jovens das drogas e moldá-los em campeões, promovendo um desenvolvimento integral que vai além das conquistas esportivas. A missão da ONG é inspiradora, mas os desafios são igualmente significativos”, disse sua presidente, Fátima Ferro, durante entrevista no programa do “Poeta Pedão” na rádio Mares do Sul, em Marechal.
Situação
Fátima Ferro, revelou que a busca por apoio da sociedade e do poder público é uma constante. A realidade, porém, é desafiadora, com recursos extremamente limitados. “Um exemplo marcante dessa precariedade foi a recente participação dos atletas da ONG em uma competição no Ceará. Sem patrocínio, esses jovens contaram apenas com a ajuda de amigos para viabilizar a viagem e suas necessidades básicas durante o evento. Ainda assim, o retorno a Alagoas foi triunfante, com três cinturões de campeões, comprovando o enorme potencial do projeto”, declarou.
Reconhecimento
O sucesso dos atletas em competições nacionais demonstra que o investimento no esporte pode render frutos significativos. Contudo, para que a ONG Abraço continue a impactar positivamente a vida desses jovens, é essencial que a sociedade e o poder público reconheçam e apoiem essa causa. A missão é nobre, os resultados são evidentes, mas a sustentabilidade do projeto requer um compromisso coletivo.
Bronca para eleição
Em diversas cidades alagoanas os opositores estão explorando a questão de prefeitos que até hoje não prestaram contas das negociações do abastecimento de água em esgoto. Em União, por exemplo, há dois anos após a venda do SAAE, o prefeito Areski Freitas ainda não esclareceu o destino dos mais de R$ 50 milhões arrecadados no leilão realizado em dezembro de 2021. A falta de transparência tem gerado enorme insatisfação e a população tem usado as redes sociais para questionar o que foi feito com o dinheiro.
Detalhe
A empresa Verde Alagoas, que assumiu o fornecimento de água e o tratamento de esgoto, de União, aumentou as tarifas para garantir lucro, o que tem prejudicado a população. A insatisfação dos moradores é vista em manifestações e críticas constantes nas redes sociais; situação que não é diferente das demais cidades. Muitos se sentem traídos pela administração municipal, que prometeu melhorias nos serviços e na infraestrutura, mas que, segundo eles, não foram concretizadas.
Dia dos Namorados
O forrozeiro Dorgival Dantas é quem vai abrir a temporada junina de Palmeira dos Índios. A abertura da festa será quarta-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados, e ele será a atração principal. “Estamos fechando os últimos detalhes do nosso São João, mas já convidamos todo mundo para a abertura oficial com Dorgival Dantas, no dia 12 de junho. Ele é um importante nome do forró e um dos mais tradicionais cantores do Nordeste. Em breve, outras atrações também serão divulgadas”, disse o secretário de Cultura, Cássio Júnior.
Informação precisa
Ontem a Sefaz/AL comunicou que o sistema da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica já está disponível para emissões. Os não contribuintes de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) podem utilizar o sistema no site do órgão normalmente.
Motivo
Conforme a Sefaz/AL, a instabilidade foi causada pela recente tragédia climática no Rio Grande do Sul, já que os documentos fiscais eletrônicos são geridos pelo sistema da Sefaz-RS. Com a normalização pelo Fisco gaúcho, as pessoas físicas, empresas sem inscrição estadual que não são contribuintes do ICMS e os Microempreendedores Individuais (MEIs) podem seguir emitindo suas transações comerciais no estado de Alagoas.
Avanços
Ontem o Ministério das Comunicações lançou o programa Brasil Digital para ampliar a oferta de TV Digital em 250 municípios brasileiros. A iniciativa irá implantar estações para transmissão dos sinais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e da Câmara dos Deputados, além de permitir o compartilhamento da infraestrutura implantada por emissoras privadas, ampliando a diversidade de programação de televisão aberta e gratuita oferecida à população. O investimento inicial previsto é de R$ 150 milhões até 2026, por meio do Novo PAC.
Urbanização
O caótico trânsito automotivo de Maceió está sendo contemplado com um valioso projeto urbanístico. Trata-se da construção da Nova Via de Ligação entre as avenidas Menino Marcelo e Durval de Góes Monteiro, que já começou. Ao todo, a via expressa terá 2,3 quilômetros de extensão e contará com duas faixas de tráfego em cada sentido, canteiro central, rotatória, duas pontes, além de ciclovias e calçadas acessíveis.
Mapa
Projetada para ser um dos principais corredores da cidade, a nova via está sendo implantada entre o cruzamento da Galba Novaes de Castro, na Durval de Góes, e o cruzamento da Rua Audálio Lopes da Silva, na Menino Marcelo
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011