Coluna Esplanada
PCC já tem jatinhos e helicóptero e os empresta a políticos
A Polícia paulista já sabe que o PCC controla 1.100 postos de combustíveis. A novidade é o caminho do dinheiro lavado. Os investigadores descobriram que a facção comprou dois jatinhos de porte médio e um super helicóptero, que valem US$ 30 milhões – cerca de R$ 160 milhões. Além de pressionarem agricultores para venderem cana abaixo do preço de mercado, os criminosos emprestam as aeronaves para graduados políticos de diferentes partidos. Até um ex-deputado está na mira por intermediar esses mimos. Esse “RP” do crime é parte do projeto eleitoral do PCC de entrar na política. A facção pretende investir em candidatos a prefeito de grandes cidades.
Janja amadrinha
Enquanto o Progressistas e a bancada do Rio de Janeiro insistem em conquistar o Ministério da Saúde, Nísia Trindade diz a interlocutores que o Centrão pode tentar tirá-la do cargo, que não terá sucesso. Ela agora é apadrinhada por quem mais manda no Brasil depois de Lula. A Dona Janja da Silva, primeira-dama do Brasil.
Cadê a água?
Um caso curioso chamou a atenção de empresários do Rio de Janeiro que desejam contribuir. O excesso de doações lotou os galpões da FAB na Base Aérea do Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Na sexta-feira passada (17), um caminhão com 300 fardos de litros de água mineral, que seriam enviados para Porto Alegre, teve de voltar da portaria.
Passeio?
Nos corredores da ANTT a ironizam como Agência de Viagens. São 33 Portarias de janeiro a maio, que aprovaram a licença de 63 servidores para visitas técnicas no exterior. Foram para 10 países, entre eles EUA, Portugal, França, Inglaterra. A agência informa que trata-se de programa “para promover capacitação internacional que apoia o desenvolvimento de projetos do Plano Estratégico da ANTT 2022-2025”.
Gol de trio
O Brasil deve a trio de jovens diretores da Confederação Brasileira de Futebol a sede da Copa FIFA de Futebol Feminino de 2027 no País, entre eles o diretor financeiro, o capixaba Gustavo Vieira. O grupo trabalhou uma madrugada para convencer delegados da FIFA, em Bangcok, e trazer o evento. Pelo menos sete capitais receberão jogos.
Humanitários
Quem acompanha o cuidado que o ministro Paulo Pimenta (Secom e Extraordinário de Apoio ao Rio Grande do Sul) e seu braço direito no Palácio, Emanuel Hassen (o Maneco), enxerga inevitáveis candidaturas em 2026 da dupla gaúcha. A despeito da ajuda humanitária, é também política. O governador Eduardo Leite está enciumado.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.