Bartpapo com Geraldo Câmara

A ONÇA VAI BEBER ÁGUA

Bartpapo com Geraldo Câmara 24 de maio de 2024

Mas que não sejam as águas do Guaíba porque nessa altura dos acontecimentos devem estar absolutamente contaminadas sobretudo com a urina de roedores provocadores da terrível doença que é a leptospirose, ainda que seja onça, mas que merece ser preservada. Estou apenas utilizando o termo popular para indicar que alguém terá que pagar feio por atos cometidos, principalmente durante as enchentes já que fomos pegos de surpresa. E vimos prova de que isto está acontecendo com saques de casas, de lojas comerciais e outros estabelecimentos numa prova incontestável de que para alguns o crime deve compensar. Mas não. Fiquem certos de que não.

Na verdade, o tema principal está exatamente bem mais nas alturas do que nesses roubinhos de gente ignorante que não sabe o que é dignidade e solidariedade numa hora dessas e se submete a praticar delitos incompreensíveis. O tema está em todos os recursos que estão e estarão bem mais polpudos à disposição do povo gaúcho através de verbas especiais, de emendas parlamentares, de projetos de restauração de cidades e de estradas, de negociações que serão feitas, algumas sem necessidade de licitações dada a emergência dos casos e que estarão, todas elas, expostas a mil coisas que sabemos e vemos acontecer neste Brasil que tem sim uma bela parte de corrupção atrapalhando o desenvolvimento.

Nada como todas essas oportunidades emergenciais para fazer com que espertinhos de plantão negociem suas “partes” em tudo o que puderem e não estou acusando ninguém, mas alertando para surpresas que não serão surpresas durante o processo ou após ele. E por que não serão? Porque se vemos no dia a dia as coisas mal feitas acontecerem e a Polícia Federal a descobrir como não irão acontecer se as facilidades de negociações e falcatruas serão bem maiores?

Mas como resolver este “imbroglio” se achamos que vai acontecer? Talvez fechando o cerco de todas as maneiras, nomeando comissões de alto vulto para estimular a fiscalização de cada contrato ou de cada contratação. Talvez colocando os tribunais de contas em plantão severo junto com outras entidades. Não para atrapalhar ou atrasar, mas para garantir o controle de cada situação de per si obtendo assim uma atitude mais poderosa no decorrer do processo ou dos processos.

Mil instituições estarão envolvidas porque as obras de recuperação das cidades não será uma obrinha qualquer. Não sei quantas empresas fornecedoras e construtoras também estarão envolvidas, claro! Não se tratarão de empreendimentos espalhados, mas de uma concentração de trabalho e de recursos absolutamente considerável e que não pode ser detonada sem uma total compreensão de métodos e sistemas a serem empregados. Portanto, vai requerer uma fiscalização multiplicada por mil para que população brasileira, não só a do Rio Grande do Sul, tenha confiança de que seu dinheiro está sendo administrado com precisão e honestidade.

Estes meus comentários são provocadores, sim. Porque tivemos casos passados, não com a possibilidade desse, onde os aproveitadores de plantão estarão em plantões bem maiores e propensos a aproveitarem todas as oportunidades que surgirem mas acostumados a não deixarem passar os “cavalos selados” sem neles montarem. Portanto, temos razão quando dizemos que todo o planejamento de ação para a reconstrução dessas cidades abaladas deve ser fiscalizado desde o seu início. Sabendo quem é quem. Observando os métodos e sistemas a serem empregados e buscando a clareza que o povo brasileiro vai precisar.

Quanto à “onça beber água” é um ditado que mostra que vai ser pega no ato, de surpresa. e vai pagar por alguns dos seus atos. Assim esperamos que aconteça com aqueles que se aproveitarem da tragédia para se elucubrarem.

FOTONOTAS



 MILTON HÊNIO – Não há o que falar desse pediatra, quase que o pai de todos os meninos nascidos por aqui. Além do médico poderoso e respeitado por gerações, Milton é um entusiasta das letras, membro da Academia Alagoana de Letras e de uma verve inconfundível no trato com as pessoas. Não há quem não goste dele, de sua alegria eterna e do seu paternalismo natural. A seriedade com que encarou desde o princípio a sua profissão fez com que o respeito ultrapassasse as fronteiras e que todos, pais, mães, avós de seus meninos o amassem como amam.



RENEIDE RAMOS – Reneide é uma figura deliciosa. Daquelas que o fazem esquecer de seus próprios pensamentos para ouvi-la. Responsável e Coordenadora do Protocolo do Tribunal de Contas leva à frente sua missão, difícil, com galhardia e com segurança sabendo exatamente onde tem o nariz. Amiga de muitos ou de todos tem uma personalidade marcante que a faz diferente e consequentemente admirada por suas atitudes quer de trabalho quer pessoais. Sem papas na língua, mistura simpatia com transparência e vai seguindo a vida com muita propriedade. Um beijo, amiga!


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)

A vida é como o futebol. Se não ficarmos bem atentos outros fazem gol em cima de nós.

ALERTAS DO DIA

* Possivelmente no dia 3 de junho, uma segunda-feira, no ambiente gostoso do Restaurante Filé do Zezé, estaremos fazendo o lançamento do nosso décimo livro, sete dos quais escritos em Maceió. O livro será uma coletânea de artigos escritos aqui na Tribuna Independente e leva o curioso nome, curioso mas explicável de “Tribunando com Independência”; E agradeço sempre o fato de ter essa independência para escrever o que me faz realmente feliz, meio a tanta coisa que vemos mundo afora criando amarras e tapa-bocas de jornalistas. Obrigado, José Paulo Gabriel, presidente deste jornal.

* A energia solar está tomando conta do país e em boa hora já que estamos tendo problemas sempre com a energia gerada pelas hidroelétricas no Brasil. É claro que ninguém pretende acabar com elas mas parece que a cultura da energia solar, da criação de fazendas de placas, da comercialização por parte dos adeptos que acabam por ter uma enorme economia nos seus consumos de energia, tudo isso leva a crer que o que era futuro há bem pouco tempo já está virando presente com muita rapidez. Sobretudo nas regiões onde o sol é visto diariamente, o progresso chega mais rápido.

* Amanhã, 25 de maio começam os primeiros sintomas do carnaval de 2025 quando a Liga Carnavalesca de Maceió irá realizar o seu tradicional café da manhã em homenagem aos músicos de Alagoas e que defendem a legítima e autêntica música nordestina. O encontro será dirigido exclusivamente à imprensa e acontecerá na Bodega do Sertão. Na oportunidade a Liga estará lançando o evento Arraiá Jaraguá e que acontecerá no dia 15 de junho e terá como atrações nomes como Eliezer Setton, Flavinho e Banda Mô Fio, Banda Love do Bom, Trio Pé de Serra Lulu e o Forró Danado de Bom. Vamos lá gente! Obrigado, Dinho Lopes.

* Quantos capítulos deverão ser escritos para que a história da “invasão” da Braskem tenha um final no estado de Alagoas? Quantos inquéritos, quantos acordos, quantas conversinhas de bastidores e quanta gente prejudicada continuará assim anos e anos a fio? É impressionante como as coisas acontecem ou não acontecem, como os assuntos sérios como esse e que são tratados com aparente interesse mas não o são. É incrível, neste caso da Braskem como os líderes desaparecem, surgem outros, parece tudo uma grande combinação de interesses que não tem fim. Nunca.

POR AÍ AFORA

# Na Basílica di San Zeno, o Papa pediu que os sacerdotes mantenham a "carícia da misericórdia de Deus" e que não façam dos confessionários "salas de tortura": "Aos que são ministros do sacramento da penitência, por favor, perdoem tudo! E quando as pessoas forem se confessar, não comecem uma inquisição. Se não forem capazes de entender naquele momento, sigam em frente, o Senhor entendeu". Já na Piazza San Zeno, o Papa se dirigiu a crianças e adolescentes, pedindo que sejam "sinais de paz":

# A União Europeia suspendeu nesta sexta-feira (17) a circulação em seus Estados-membros de quatro veículos de comunicação que difundem e apoiam a propaganda russa e a guerra contra a Ucrânia. Os veículos afetados pela decisão do Conselho da UE foram Voz da Europa, RIA Novosti, Izvestia e Rossiyskaya Gazeta. "Estes meios de comunicação estão sob o controle permanente, direto ou indireto, da liderança da Rússia e têm sido essenciais e instrumentais na condução e no apoio à guerra de agressão da Russia contra a Ucrânia.

# A brasileira Rayssa Leal deu mais uma prova de que é forte candidata ao ouro olímpico no skate ao vencer, no último domingo (19) a disputa da etapa de Xangai (China) do Pré-Olímpico de Skate, o que lhe deixou muito próxima de garantir a presença na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Paris (França). Essa menina vai longe e ainda tem uma excelente formação o que a leva a incentivar outras meninas que despontaram mas ainda não marcaram no esporte.

ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399