Roberto Baia

Centenário de Arapiraca

Roberto Baia 17 de maio de 2024
Centenário de Arapiraca
Deputado Ricardo Nezinho. - Foto: Divulgação

Com proposta do deputado estadual Ricardo Nezinho, a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) irá homenagear o Centenário de Arapiraca com uma sessão itinerante. No próximo dia 31, data em que a Emancipação foi assinada, em 1994, a capital do Agreste receberá a Casa Tavares Bastos para a sessão solene.

Na sessão da última terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa Estadual, o projeto de resolução nº 107/2024, de autoria do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), determina a realização de uma sessão itinerante em comemoração ao Centenário de Emancipação Política de Arapiraca.

Desenvolvimento

A sessão está prevista para acontecer no dia 31 de maio, às 9h, no plenário da Câmara Municipal do Município.

"Em 2024 a Capital do Agreste alagoano alcança 100 anos de formalização da independência de Limoeiro de Anadia, processo liderado pelo major Esperidião Rodrigues da Silva. Arapiraca é a locomotiva que puxa o progresso das cidades vizinhas e acelera o desenvolvimento de todo Estado de Alagoas", justifica o deputado Ricardo Nezinho, autor do projeto.

Superlotação de van

A mãe de um estudante usou as redes sociais para denunciar um problema recorrente e preocupante no transporte escolar da rede municipal da cidade de Olivença, Sertão alagoano. No vídeo, é possível ver a superlotação de uma van escolar, que transporta crianças da região até suas respectivas escolas.

Sem segurança

Ainda no vídeo é possível ver, as crianças, todas uniformizadas e visivelmente desconfortáveis. O transporte lotado apresenta como um risco iminente devido à superlotação. Com a capacidade claramente excedida, a situação se torna alarmante, pois, além de comprometer o bem-estar dos estudantes, impede que alguns consigam embarcar no veículo, sendo deixados para trás.

Pais preocupados

“Ou arranja outra coisa ou vamos procurar a justiça”, declara a mãe indignada. A denúncia é contundente e reflete o desespero de muitos pais que confiam na segurança e na eficiência do transporte escolar municipal para garantir a educação de seus filhos.

A prefeitura de Olivença, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. No entanto, a ameaça de uma ação judicial feita pela mãe, caso não haja providências imediatas, coloca as autoridades municipais em uma posição delicada. A comunidade escolar aguarda ansiosa por uma solução que respeite e garanta os direitos dos estudantes.

Audiência de custódia

A Comarca de Água Branca, no Sertão de Alagoas, através do Poder Judiciário, marcou a primeira audiência de custódia referente ao assassinato do jovem Marcos André, ocorrido em janeiro deste ano.

Aline Ferreira, então namorada da vítima, e Joel Nogueira, são os acusados desse crime hediondo. Ambos seguem detidos no sistema prisional de Alagoas.

Inscrições prorrogadas

As inscrições do Concurso Público do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) para o provimento de cargos de Técnico Judiciário – Área Judiciária foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, 20. Os candidatos devem se inscrever, exclusivamente, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Vagas ofertadas

O edital oferta 20 vagas, sendo 12 para ampla concorrência, quatro para candidatos com deficiência e quatro para negros, indígenas e quilombolas. O edital prevê criação de cadastro de reserva para vagas que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do concurso.

A inscrição é no valor de R$ 90,00 e a data limite para o pagamento do boleto é terça-feira, 21.

De volta para Alagoas

Um grupo formado por moradores do município de Penedo, no Baixo São Francisco, e que estava há 14 dias em uma fazenda de café na cidade de Brejetuba, sendo escravizado, chegou ontem a Alagoas. Os alagoanos estão vindo de ônibus e muito animados para chegar em casa.

“Se não acontecer nenhum imprevisto, chegamos em Penedo hoje por volta das 7 horas da noite", conta Wagna da Silva, de 43 anos, a única mulher do grupo.

Dívida ilegal

Os alagoanos estavam trabalhando sem carteira assinada e, ao chegar na fazenda, foram informados que teriam que pagar pelas ferramentas de trabalho e alimentação, o que gerou uma dívida [ilegal] de quase 11 mil reais em somente 14 dias.

A viagem está sendo monitorada pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), que acionou a Polícia Federal (PF) e o MPT do Espirito Santo.


... A expansão do ensino superior em Arapiraca foi tema de encontro, na última quarta-feira, 15, do prefeito Luciano Barbosa com os gestores da Faculdade Uninassau.

... A instituição particular de ensino conta atualmente com quatro mil alunos, nos prédios dos colégios São Francisco, Alternativa e Santa Esmeralda, mas planeja em breve iniciar a construção de um prédio em área com 8 mil metros quadrados, nas imediações do Partage Arapiraca Shopping.


... No encontro, que também contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, o diretor de M&A da Uninassau, Joaquim Bezerra Neto, revelou que a faculdade pretende edificar o prédio para atender cerca de dez mil alunos em Arapiraca e região.