Bartpapo com Geraldo Câmara
A IMPREVISIBILIDADE DA VIDA
Provas diárias acontecem nos mostrando que a vida é uma caixinha de surpresas e que dela podemos e devemos tirar o melhor proveito porque somos mortais e não devemos nunca deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Às vezes fico me perguntando porque a maior parte das pessoas age dessa maneira e não põe em prática essa maneira de agir acelerando ações, buscando, encontrando e aplicando soluções para as coisas mais simples da vida e com isto se habituando a chegar às mais complicadas. Não é e nunca será uma regra até porque a vida corre célere em todos os seus momentos e nem podemos imaginar o que ela nos reserva. Vejam, por exemplo, agora águas escorrendo no Rio Grande do Sul e deixando-nos a todos surpresos porque ninguém imaginava isto.
Então, precisamos estar preparados para acontecimentos dessa espécie? Preparados, não, porque não esperávamos, mas se alguma coisa poderia ter sido feita antes para evitar que o desastre fosse tão grande, sim. O exemplo mais importante a ser dado é que a cheia de 1941 deixou problemas imensos e aí foi construído o grande dique ao redor de Porto Alegre que, com bombas poderosas evitava que as águas do Guaíba invadissem a cidade. Ora, e daí? Daí que, anos passados talvez as 23 bombas existentes não tivessem sido regularmente verificadas e quando chegou o agora elas não se apresentaram a contento, não funcionaram como deviam e o lamentável episódio aconteceu naquela bela capital.
É claro que o relato acima é apenas um exemplo porque a tragédia abala quase todo o estado, mas o segundo fato é o estreito que faz com que as águas acumuladas na Lagoa dos Patos não tenha vazão suficiente para as águas acumuladas das outras cidades e, portanto impedindo que a solução natural aconteça. E que culpa têm os técnicos, os homens das previsões? Falta de previsão. Por que não pensar antes, na análise climática nova que está abalando o mundo? Por que não imaginar uma operação de alargamento ou sistema artificial que faça com que aquele estreito seja suficientemente largo para intempéries como a atual ? Hão de dizer que estou a inventar coisas, a querer ser mais do que os técnicos, mas estou me lembrando de obras fantásticas que exitem no mundo e até de uma certa forma comparando com o Canal do Panamá e outros tantos construídos pelo talento dos homens deste mundo. Então aproveite a dica e pensemos juntos. Melhor do que aguardar que mais tragédias tomem conta de nossos lugares queridos, de nossos povos, de nossas vidas.
Sem dúvida alguma estamos vivendo uma época onde o imprevisível faz parte. Sem dúvida, teremos que contar com isso para sermos cada vez mais criativos, seres pensantes e não deixar que o ócio, a preguiça, tome conta de nós. E é preciso imaginar que os problemas são tantos e são tão diversificados por culpa de nosso próprio desenvolvimento que é exatamente por isto que não podemos parar de pensar. Pensar em si, pensar nos outros, pensar coletivo, não sermos egoístas em nossas ideias e sabermos distribuí-las, dividi-las porque somente dividindo é que poderemos somar. A somatória política, por exemplo, é algo que precisa acontecer em nosso país. O radicalismo leva a extremos absolutamente indesejáveis na solução dos grandes problemas. É preciso entender democraticamente o que é somar para multiplicar e dividir o joio do trigo nas ações políticas de cada município, de cada estado, do pais. É preciso saber o que é bom e o que é ruim e aplicar cada vez mais a política limpa e construtiva. Só assim progrediremos. Só assim saberemos gradativamente entender os poderes da imprevisibilidade da vida.
FOTONOTAS
LUCIANA CAETANO – Essa eu conheço há muitos anos e sou um grande admirador, como pessoa magnífica que é e como profissional, economista de mancheia capaz de análises perfeitas do desenvolvimento do estado e do país, assim como das questões políticas que a envolvem sem que misture alhos com bugalhos. Luciana, além de tudo é uma pessoa com P maiúsculo que consegue ser simpática em todos os momentos e em todos os seus movimentos, com isso ganhando a referência por onde quer que passe.
ÊNIO PIMENTA – O Procurador-Chefe do Ministério Público de Contas é uma pessoa com definições de educação acima da média e que agrada desde o primeiro instante. Ligadíssimo na profissão e no cargo que exerce tem mostrado sabedoria, não só na condução dos trabalhos que lhe são inerentes como no trato com os conselheiros do Tribunal de Contas. Além disso, usa no bom sentido toda a sua simpatia e maneira de se conduzir para também ser apreciado por funcionários, por servidores de um modo geral.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Devemos pensar muito quando vemos desastres como os do Rio Grande do Sul. O que acontece com os outros poderia ter sido conosco.
ALERTAS DO DIA
* 914 apartamentos foram entregues à população carente até com a presença do presidente Lula, semana passada. Acho ótimo, no entanto faço uma ressalva. Se esse conjunto não for devidamente fiscalizado sob todos os aspectos, inclusive o de conservação ficará como ficou o Conjunto dos pescadores que está um desastre e em plena orla oceânica. As pessoas recebem as benesses e não sabem ou não querem conservar. Acho que acontecerá o mesmo neste novo empreendimento a não ser que regeras rigorosas e fiscalização contínua sejam implantadas de imediato.
* O Dia das Mães este ano foi marcado pela tragédia do Rio Grande do Sul que nos deixou a todos com a sensação terrível daquele golpe que abalou o Brasil. Um Brasil que ficou e está todo unido pela solidariedade, pela vontade de fazer alguma coisa por aquelas pessoas que estão sofrendo com suas perdas. E vejam que desta vez não apenas as famílias carentes que foram atingidas, mas de todos os níveis econômicos causando uma comoção nacional da maior gravidade. O programa de TV Fantástico demonstrou isso com a totalidade da sua programação dedicada ao assunto.
* E a propósito de noticiário há que se tirar o chapéu para todas as emissoras de televisão, não só para a Rede Globo porque estão todas empenhadas em esclarecer os fatos, de combater as “fake news”, de mostrar ao público a realidade dos fatos em todos os seus ângulos. Lembrar ainda que não fosse a alta tecnologia que faz o trabalho de retaguarda para que os repórteres estejam presentes em todos os lugares importantes e nada aconteceria. Na verdade, dos “Bonners” da vida aos mais humildes funcionários todos têm sido de vital importância para o jornalismo brasileiro.
* Interessante projeto é levado a termo pelo Tribunal de Contas de Alagoas. Trata-se do “TCE-AL de Portas Abertas” que em parceira com as instituições de ensino conta com a participação de alunos do ensino médio e universitário. As visitas são realizadas nas dependências do tribunal onde são apresentadas as estruturas físicas e prestadas informações acerca da história do TCE. Em seguida os estudantes se deslocam ao Plenário da Corte para assistirem a uma Sessão Plenária. Essa é uma das maneiras de se levar ao conhecimento da sociedade as ações dos Tribunais de Contas.
POR AÍ AFORA
# O prefeito de Nova York, Eric Adams, que visitou a cidade de Roma, na Itália, afirmou que o grupo fundamentalista islâmico Hamas precisa ser "destruído". O político fez o comentário durante sua passagem pelo histórico "gueto" da capital italiana e diante de uma faixa com fotos dos reféns israelenses mantidos em cativeiro em Gaza."Vamos trazer os reféns israelenses para casa e destruir o Hamas. Somos irmãos e a sua luta é a nossa luta", afirmou o norte-americano ao presidente da Comunidade Judaica Romana,
# Mais de 300 pessoas morreram em virtude das inundações repentinas que atingiram a província de Baghlan, no Afeganistão. De acordo com um relatório provisório elaborado pelo Programa Alimentar das Nações Unidas (PAM), as cheias extremamente violentas registradas deixaram ao menos 311 vítimas. O porta-voz do governo Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou nas redes sociais que "centenas sucumbiram a essas inundações calamitosas". Ele acrescentou que o mau tempo na região resultou em "perdas financeiras significativas".
# A Open AI, em Portugal apresentou esta segunda-feira uma nova versão do ChatGPT, que consegue manter agora conversas orais e fluidas com os utilizadores, em mais um passo em direção a assistentes de inteligência artificial (IA) ultrassofisticados. Graças a um novo modelo, GPT-4o ("o" para "omni"), o ChatGPT será capaz de compreender texto, bem como som e imagens, e responder à escrita, por voz ou gerando imagens. Cada vez mais a Inteligência Artificial vai dando um jeito de tomar conta do papel dos homens. Vamos ver onde chega.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas