Roberto Baia

Vítima de fake news

Roberto Baia 16 de maio de 2024
Vítima de fake news
Vereador Ginaldo Muniz Bicudo - Foto: Assessoria

O vereador de Arapiraca Ginaldo Muniz Bicudo (Republicanos), usou as redes sociais para informar que está sendo vítima de fake News. De acordo com o parlamentar, não é verídica a informação sobre a sua desistência das eleições de outubro próximo, como foi divulgado em alguns veículos de comunicação.

Ainda de acordo com Bicudo, o boato de sua desistência foi feito por pessoas que querem prejudicá-lo e se beneficiar de sua desistência.

“Nunca falei que não era candidato, por isso não admito boatos dessa natureza. Quem estiver espalhando essa notícia é porque deve estar querendo me prejudicar”.

Trajetória política


O vereador afirmou, ainda, que continuará com sua campanha e seguirá na luta para uma Arapiraca melhor. “A população conhece minha trajetória de vida e meu trabalho sério ao longo de décadas dedicado a política. Afirmo que meu projeto vai continuar no Legislativo arapiraquense contribuindo e acompanhando de perto a política de Arapiraca”, disse Ginaldo.

Em Arapiraca


O prefeito Luciano Barbosa visitou, ontem, o canteiro das obras de construção de um moderno centro de educação infantil na Vila Canaã, na área rural de Arapiraca. Os serviços estão com mais de 60% das etapas já concluídas. As obras estão sendo realizadas em um terreno com mais de 2.400 metros quadrados de área.
A creche terá 11 salas de aula, incluindo um multiuso, entre outros departamentos pedagógicos e administrativos.

Investimento importante


A visita também contou com a presença dos vereadores Márcio do Canaã e Léo Saturnino. Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa conversou com os moradores e falou sobre os investimentos que a gestão municipal realiza na comunidade e também em outras localidades do meio rural de Arapiraca.

Delmiro Gouveia


Uma atenção especial à saúde mental dos munícipes, principalmente em se tratando de idosos, crianças e adolescentes diagnosticados com qualquer tipo de transtorno. Por isso, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) , por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, emitiu Recomendação à Prefeitura Municipal, às secretarias de Assistência Social, Saúde, bem como à direção do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Delmiro Gouveia, e ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do mencionado município que pacientes psiquiátricos tenham tratamento digno e respeitoso.

Necessidade de amparo


Baseando-se nos termos do art. 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei nº 8.625/1993, o promotor de Justiça Dênis Guimarães, autor da Recomendação, ressalta a necessidade de amparo não somente para quem está em tratamento, mas para os seus familiares.

Tratamento humanizado


“Esse é um assunto discutido em várias ocasiões, entre elas audiências públicas, e hoje faremos mais uma onde será apresentada a recomendação. Vivemos um momento de reforma psiquiátrica no país, onde está determinada a desospitalização, ou seja, que aconteça a internação de pessoas com transtornos mentais somente quando forem esgotadas todas as tentativas de tratamento. É preciso que os gestores assumam a responsabilidade de cumprir a lei ofertando a assistência devida, e que todos saibam dos seus direitos. O Ministério Público quer que esse público seja tratado de tratada de forma humanizada, com respeito, alcancem a recuperação e vivam dignamente”, esclarece o promotor.

Captação de órgãos


O trabalho em conjunto para garantir melhorias nos serviços para a população, especialmente na ampliação da captação de órgãos para transplante, foi o tema principal de reunião realizada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. No encontro, participaram integrantes da unidade hospitalar, da Central de Transplantes de Alagoas e da Defensoria Pública de Alagoas.

Doação de Órgão

No último dia 4 de maio, o HEA realizou a primeira captação de órgão para transplante da história da instituição. Após seguir todos os protocolos do Ministério da Saúde (MS), um paciente internado na unidade teve a morte encefálica confirmada, o que levou a família a autorizar a doação do fígado para salvar a vida do paciente na fila de transplante.

Momento marcante


“Realmente a primeira captação foi um momento marcante para toda a sociedade. Por mais que haja tristeza pela perda do ente querido, fica a consciência de que ele vai viver e salvar outras pessoas. Enche os nossos corações de esperança. Não é fácil estar na situação de um paciente que aguarda ansiosamente por um órgão. E ver este avanço aqui, em nossa cidade é motivo para comemorar e não esmorecer nos esforços de melhorar cada vez mais”, afirmou a defensora pública Bruna Cavalcante, titular do Núcleo de Saúde, Fazenda Pública e Tutela Coletiva de Arapiraca.


... A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), divulgou na última terça-feira, 14, o novo boletim epidemiológico de casos de dengue em Arapiraca.


...O boletim refere-se ao período de 5 a 11 de maio deste ano. Segundo os números, Arapiraca já contabiliza 501 casos da doença.


... Em relação ao último levantamento, foram registrados 28 novos casos de dengue no município, que contabilizava 473 casos até o final de abril.