Roberto Baia

Ato de improbabilidade

Roberto Baia 14 de maio de 2024
Ato de improbabilidade
Prefeito Júlio Cezar - Foto: Divulgação

Mais uma vez, o prefeito de Palmeira dos índios, Júlio Cezar, tem seu nome envolvido em um escândalo milionário. Na última semana a Receita Federal encaminhou uma representação ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) para fins de apuração de ato de improbidade, uma infração de natureza político-administrativa, contra a prefeitura.

Multa milionária


A representação integra o processo [nº 13083.070472/2024-84] resultante de fiscalização realizada de janeiro a dezembro de 2021 pela Delegacia da Receita em Recife (PE) e que constatou irregularidades no recolhimento das contribuições sociais destinadas à Previdência Social, e no recolhimento das contribuições sociais destinadas ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Como resultado, a Prefeitura de Palmeira foi multada em mais de R$ 19 milhões.

Redução de contribuição


De acordo com a auditora-fiscal Caroline Sanny Alves da Silva Xavier, foi constatado que o Município reduziu contribuições sociais deixando de informar nas Guias de Recolhimento do FGTS e à Previdência Social (GFIP) valores de remunerações pagas ou creditadas de parte dos segurados com vínculo empregatício e contribuintes individuais em 2021. (Com Tamara Alburquerque}.

Deslizamento de terra


A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), no município de Craíbas, oficiou à Mineradora Vale Verde na semana passada, solicitando informações e providências sobre os deslizamentos de terra registrados por moradores há uma semana, dentro da área pertencente à empresa. As imagens causaram grande preocupação na população local, que teme o transbordamento da barragem de rejeitos da mineradora, o que poderia trazer riscos aos moradores e prejudicar o meio ambiente na região do Agreste.

Prazo de 72 horas


No ofício, a Defensora Pública Bruna Cavalcante Pais solicita que a mineradora informe, em um prazo de 72 horas, que tipo de material compõe a "montanha" que aparece nas imagens dos deslizamentos, se a situação pode representar riscos para a população e se existe a possibilidade de dano ambiental causado pelo contato desse material com as águas da barragem.

Visita técnica


Além disso, a Defensoria Pública requer informações sobre as medidas adotadas pela empresa para prevenir novos deslizamentos. A Instituição também enviou um ofício à Defesa Civil do Estado solicitando que o órgão realize, em um prazo de 05 dias, uma visita técnica ao local para a elaboração de um laudo técnico avaliando a situação da área.

Laudo pericial


Velocidade acima do permitido e transitar na contramão foram algumas das conclusões do laudo pericial do Instituto de Criminalística de Alagoas sobre o sinistro de trânsito que matou uma empresária e um funcionário dela. O documento da Polícia Científica de oitenta e seis páginas descreve e fundamenta toda a dinâmica da colisão ocorrida em Feira Grande.

Manobra de desvio


O perito criminal Edson Júnior, responsável pela perícia no local, afirma que ficou provado, através da análise dos vestígios na via, das forças que agiram nos veículos e da energia necessária para produção das avarias que o veículo Fiat Argo freou bruscamente durante uma manobra de desvio colidindo no meio-fio na contramão. Na ocasião, iniciou o capotamento e, durante essa capotagem, a lateral direita do carro impactou contra a moto Honda Pop, passando sobre ela e produzindo as lesões que levaram as vítimas a óbito.

Alta velocidade


Físico por formação e especialista em perícias de trânsito, o perito Edson Júnior ainda confirma no laudo que ficou comprovado cientificamente que o Fiat Argo estava a mais de 100km/h. Ele destacou que a celeridade do espaço percorrido durante a unidade de tempo ocorreu em um trecho da rodovia estadual AL-485, onde a máxima velocidade permitida é de 60km/h.

Delmiro Gouveia


Diante do crescente número de homicídios e tentativas de homicídio na região sob a jurisdição do 9º Batalhão de Polícia Militar de Delmiro Gouveia (BPM), o tenente-coronel Winston Santana, comandante da unidade, decidiu agir de forma enérgica. Uma operação policial foi desencadeada para intensificar as abordagens a pessoas portadoras de facas e punhais nas oito cidades que compõem a área de abrangência do quartel.

Apreensão de armas


O objetivo principal, segundo o comandante, não é apenas a apreensão das armas brancas, mas também garantir que os portadores respondam legalmente pelos seus atos. "Estamos adotando as medidas cabíveis para que os portadores respondam a processo", afirmou Santana.


... Inaugurado no ano de 2012, pelo prefeito Luciano Barbosa, o Planetário Municipal e Casa da Ciência de Arapiraca recebeu, na última sexta-feira, 10, um moderno kit de projeção em 4K e uma nova cúpula digital.

... Os equipamentos chegaram dos Estados Unidos juntamente com dois modernos aplicativos: o Stellarium e o Star Chart para visualização do céu com planetas, estrelas e galáxias, entre outros corpos celestes.


... O conjunto inclui um projetor de 10 mil lumens e uma nova ferramenta essencial, o software denominado SpaceCrafter, ideal para simulações de céu em 360 graus, sendo especialmente vantajoso para um planetário.