Roberto Baia

Festival da Liberdade

Roberto Baia 09 de maio de 2024
Festival da Liberdade
Deputado estadual Gilvan Barros Filho (MDB) - Foto: Divulgação

Durante sessão ordinária na última terça-feira, 7, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou projeto de lei ordinária nº 799/2024, que inclui no calendário turístico de Alagoas o Festival da Liberdade de Girau do Ponciano. O projeto é de autoria do deputado estadual Gilvan Barros Filho (MDB) e foi aprovado em primeiro turno pela ALE.

Cultura e turismo


"O Festival da Liberdade de Girau do Ponciano é um evento que busca promover a cultura, o lazer e o turismo da região e é sempre aguardado com grande ansiedade por parte dos seus promotores e a comunidade como um todo pelas expressivas atrações musicais que se apresentam no Parque Desportivo Prefeito José Enoque de Barros”, explicou o parlamentar.

Mais uma votação


Ainda conforme o deputado, "O Festival da Liberdade de Girau do Ponciano se transformará, sem dúvida, em um dos maiores eventos do gênero do interior de Alagoas".

O Projeto de Lei ainda passará por mais uma votação em 2º turno, antes de ser encaminhada para sanção do governador Paulo Dantas.

Fiscalização no Agreste


A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco autuou, na manhã da última segunda-feira, 6, uma fazenda de cultivo de camarões por irregularidades no licenciamento ambiental. Localizada no limite entre os municípios de Igaci e Coité do Nóia, no Agreste de Alagoas, a propriedade de cerca de 10 hectares opera com três tanques para a carcinicultura, está construindo outros dois e é uma das maiores da região nessa que é uma atividade em franco crescimento no agreste alagoano.

Diversas irregularidades


A autuação foi realizada pela equipe de Segurança de Barragens, composta por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), acompanhados dos promotores de Justiça Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso, coordenadores da FPI em Alagoas, identificaram várias irregularidades em relação às licenças para o uso das águas.

Legislação ambiental


Atividade em expansão - É a primeira vez que uma FPI fiscaliza a carcinicultura nessa região e, segundo a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, como se trata de uma atividade que está ganhando relevância econômica na região, com geração de emprego e renda, é importante acompanhar de perto o seu desenvolvimento tendo em vista a necessidade de adequar a atividade ao que prevê a legislação ambiental, de forma a se manter como uma atividade economicamente e ambientalmente sustentável.

Campanha de vacinação


A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a oferta de imunizantes contra o vírus influenza no município e já está vacinando toda a população não vacinada acima de 6 meses de idade. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Prevenção da gripe

Esta é a principal forma de prevenção da gripe, atuando na diminuição do número de complicações decorrentes do vírus, que pode ter consequências graves para certos grupos de pessoas, como gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos e crianças menores de 5 anos de idade.

Major Izidoro


Após seis anos foragido da Justiça, um homem de 31 anos foi preso na terça-feira, 7, em Major Izidoro. A ação foi realizada por equipes da Polícia Civil, através do Departamento de Capturas da 4ª Delegacia Regional (4ªDRP) de Arapiraca e da Diretoria de Polícia Judiciária 3, sob a coordenação dos delegados Edberg Sobral e Alexandre Leite, respectivamente.

Mandados de prisão


Contra ele pesavam mandados de prisão por homicídio e associação criminosa, expedidos pela 5ª Vara Criminal de Arapiraca. O suspeito foi localizado em sua atual residência e confessou ter mudado de casa diversas vezes nos últimos anos para despistar as autoridades. A partir de agora, ele se encontra custodiado na Central de Polícia Civil de Arapiraca, à disposição da Justiça.

Foi preso


A Polícia Civil deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, em desfavor a um homem, de 28 anos, pelo crime de lesão corporal contra o enteado. O autor compareceu na última terça-feira, 7, ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Cacimbinhas, onde foi dado o cumprimento a ordem judicial.

De imediato foi comunicado ao diretor de área, delegado Alexandre Leite, e ao delegado regional de Arapiraca, Edberg Sobral, que determinaram a realização dos procedimentos para o cumprimento do mandado.

Estava foragido

O homem era o padrasto de um menino, de 4 anos e foi acusado de agredir a criança, que resultaram em escoriações e na fratura do fêmur. O fato ocorreu na cidade de Palmeira dos Índios, agreste alagoano. Ele estava foragido desde o momento do crime.

Relembre o caso


No dia 27 de abril, a mãe da criança foi presa suspeita do espancamento do filho. Ela se defendeu afirmando que as agressões foram cometidas pelo companheiro (padrasto do menino) na noite da sexta-feira, 26. Ele supostamente deixou a residência do casal alguns segundos antes da chegada da guarnição do 10° Batalhão, pulando o muro dos fundos da casa.


... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Defesa Social, lançou, ontem, no Centro Administrativo Municipal, a cerimônia de lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública.

... Em parceria com a Guarda Municipal, 3º Batalhão Militar, Polícia Civil e a classe empresarial, o plano traz um diagnóstico da segurança em Arapiraca e das ações a serem desenvolvidas com o propósito de fortalecer os vínculos e aprimorar a segurança local.

... Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa e o secretário da Ordem Pública, coronel Ênio Bolívar também apresentaram o programa Ronda Arapiraca (Rondar) e assinaram o Termo de Aquisição de Veículos para as ações nas comunidades.