Roberto Baia

Marco histórico

Roberto Baia 03 de maio de 2024
Marco histórico
Deputado Ricardo Nezinho - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 3, a cidade de Arapiraca será o cenário de um marco histórico para a educação e cultura alagoanas. Às 14h, no Clube do Professor de Arapiraca, acontecerá o evento de implantação da primeira Academia Estudantil de Letras de Alagoas.

A iniciativa é fruto do empenho do deputado Ricardo Nezinho, por meio de uma emenda parlamentar. Esse projeto pioneiro e autêntico se tornará realidade, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural dos estudantes da região.

Desenvolvimento educacional


A culminância deste evento representa não apenas a inauguração de uma academia, mas também o reconhecimento do potencial dos jovens estudantes como agentes ativos na promoção da literatura e das artes em Alagoas e a publicação da primeira Antologia dos Escritores da Academia Estudantil.

Essa iniciativa não só enriquecerá o cenário cultural do Agreste de Alagoas, mas também abrirá novos horizontes para o desenvolvimento educacional e artístico dos jovens.

Projeto extraordinário


A Academia Arapiraquense de Letras e Artes – ACALA, tem o prazer de liderar este projeto extraordinário com muita dedicação e motivação, sabendo que serão plantadas várias sementes e que iremos colher uma geração de fazedores de cultura. Daremos posse a muitos escritores de 14 a 22 anos que serão inspiração para suas comunidades e escolas!

Feliz Deserto


Com base nas denúncias do vereador José Marcelo de Araújo Lessa Filho - o Marcelo Lessa, o Ministério Público encaminhou à Justiça ação civil pública contra a prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, devido à falta de transparência do município na concessão do fornecimento e tratamento da água à empresa Verde Alagoas.

Pegos de surpresa


De acordo com o parlamentar, a concessão da água pegou todos do município de surpresa.

"A prefeita Rosiana Beltrão fez a concessão da água para a Verde Alagoas sem informar a ninguém. Pegou o povo de surpresa, não deu satisfação aos vereadores. Eu comecei a cobrar na Câmara, fiz requerimentos pedindo vistas do contrato, não fui atendido. Enviei também ofício, mas não me atenderam de forma nenhuma", afirmou o parlamentar.

Concessão da água


Conforme um trecho da denúncia, o vereador afirma que somente por meio do Ministério Público é que foi informado que o município recebeu em torno de R$ 8 milhões pela concessão da água, mas as explicações dadas pela prefeitura sobre como esse valor foi utilizado não foram consideradas convincentes e, por conta disso, o promotor de justiça João Batista Santos Filho ajuizou a ação no último dia 19 de abril.

Atualização diária


A ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Piaçabuçu, pede que a Justiça cite a prefeita Rosiana Beltrão e exija da prefeitura de Feliz Deserto melhorias e atualização diária no portal da transparência - atualmente inoperante - com todas as informações necessárias sobre as receitas e despesas do município, além de fornecer - em um prazo de 20 dias - todas as informações requeridas pelo vereador Marcelo Lessa.

Reunião importante


Na última quinta-feira, 25, uma importante reunião entre lideranças indígenas, entre elas Tanawy Kariri, da cidade de Palmeira dos Índios, e figuras de destaque do governo federal, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Sonia Guajajara e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, marcou um momento decisivo para a comunidade Xucuru Kariri.

Participaram do encontro

O encontro, que também contou com a presença de representantes das organizações indígenas APIB e APOINME, resultou na garantia presidencial de que a demarcação do território Xucuru Kariri será formalizada nas próximas duas semanas.

Propriedades rurais


Este território, que compreende aproximadamente 7 mil hectares e envolve mais de 400 propriedades rurais ao redor de Palmeira dos Índios, tem sido objeto de longa disputa. A maioria destas propriedades são minifúndios, o que adiciona uma camada de complexidade ao processo de reassentamento necessário para a consolidação territorial. Tanawy Kariri informou ainda que estão previstos encontros com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, para alinhar as estratégias de realocação dos posseiros afetados pela demarcação.


... Arapiraca está oferecendo uma oportunidade única de desenvolvimento profissional na área do turismo: um curso de 24 horas com aulas expositivas, análise de cases de sucesso e atividades práticas sobre Turismo Responsável.


... O projeto é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Escola de Turismo de Alagoas e o Sebrae Arapiraca.

... O curso acontecerá no Sebrae será dividido em 4 módulos distribuídos ao longo dos dias 9, 10 e 11 de maio, onde os participantes irão adquirir conhecimento sobre o poder de transformação no turismo para o meio ambiente, economia e cultura local. É uma oportunidade imperdível de desenvolvimento profissional e uma forma de impulsionar a carreira no setor.