Bartpapo com Geraldo Câmara
NORDESTE INDEPENDENTE
Muito além da música, muito além do sonho de alguns, podemos e devemos defender a tese de um nordeste independente e, ao mesmo tempo, unido, no que diz respeito ao desenvolvimento regional em relação ao turismo. Mas, quando nos referimos ao “unido”, queremos dizer unido mesmo e não essa falácia de pseudo-união, onde o egoísmo faz parte do marketing individual de cada estado, buscando para si, e exclusivamente para si, os louros de um trabalho que poderia ser muito mais profícuo, se realizado de maneira uníssona pelos nove estados que compõem a Região Nordeste.
Indubitavelmente, o nordeste brasileiro se constitui em um verdadeiro paraíso, em um produto que pode ser consumido por “gregos e troianos” e que deveria representar a libertação econômica de uma região sofrida e que busca incessantemente a sua independência econômica e personalística. Vale dizer que sempre fomos tratados, enquanto nordeste brasileiro, como o famoso primo pobre a buscar e a receber migalhas, ainda que tenhamos tido dois presidentes da república contemporaneamente.
Mas, quando abordamos o tema, buscamos mostrar aos governantes de toda a região que a união pode realmente fazer a força do nordeste, no tocante ao turismo. E não nos venham dizer que tivemos uma CTI – Nordeste porque, na minha ótica, inoperante em seu papel principal de união, não social, mas de realmente juntar as forças de cada estado e criar um forte e real que vise ações cooperativas de largo alcance mudando o sentido do “marketing” individual para um coletivo, elaborando um novo e grande produto, capaz de levar ao consumidor externo a pujança semelhante a de um Caribe, como aliás já denominam o nordeste.
O difícil é conseguir dobrar as vontades individualistas e de alguns estados que se acham mais merecedores do que outros dos afagos dos turistas, quer nacionais, quer internacionais. O difícil é sensibilizar governantes para que criem uma cúpula construtiva, planejadora e até executora de uma nova política de turismo integrado, através de um pacto real, onde o proposto seja votado e executado sem detrimento das ações soberanas de cada um.
A independência do nordeste pode ser conquistada no âmbito do turismo através de um trabalho hercúleo como este, através da união de propósitos e também através da criação de um órgão estimulador e financiador, como se fora uma espécie de Sudene turística. Com autonomia para exercer sua função de maneira inovadora, criativa e dotada de um Conselho Permanente ao qual pertenceriam as mais diversas categorias voltadas direta e indiretamente para a atividade turística.
Observem os leitores que o que propomos vai muito além da perspectiva atual do turismo nordestino e insere no seu contexto uma verdadeira revolução de métodos e sistemas; uma nova visão do que se possa chamar de turismo integrado porque sem descaracterizar as ações de cada equipe estadual, ajuda a consolidar uma macro-região turística que, de longe, poderá vir a ser considerada uma das melhores, mais bonitas e mais produtivas do mundo. Principalmente porque, com funcionalidade de um órgão central, consultivo e fomentador, toda a região será beneficiada e o seu crescimento levará o nordeste à uma real independência.
Pensemos nisto.
FOTONOTAS
DANIEL BERNARDES – Tranquila Competência. Eu daria este título a ele. Comanda como Diretor Geral as diversas diretorias do nosso Tribunal de Contas usando a fleugma como arma e referência. Sem pose, com total sabedoria para exercer um cargo difícil, lidando com gente heterogênea e sempre estando sob julgamento. Daniel é experiência de algumas décadas no trabalho onde sempre se achou. Suas ações são comedidas e pensadas. A grande experiência no serviço público leva exatamente a este ponto de sabedoria. Por outro lado, como pessoa é fantástico. Sempre bem humorado e nos deixa tranquilos em sermos amigos.
LEAN ARAÚJO – Conheço Lean há um bom tempo quando pela primeira vez ele ocupou o cargo de Procurador Geral de Justiça de Alagoas. Um cidadão de bem, de palavra e que sempre vislumbrou o fazer pela sociedade. Na época realizamos um programa de televisão que mexeu com o próprio MPE. O “Cidadania é direito”. Um avanço e que promete voltar. Agora ele retorna ao comando do MPE pela terceira vez e vai esbanjar seu engajamento com a simpatia que lhe é peculiar sabendo que estamos juntos para novas batalhas.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
Pense bem antes de falar. A sua voz pode e deve ser a tradução do que você pensar.
ALERTAS DO DIA
* O que vai dar ninguém sabe mas a CPI da Braskem está cutucando o emprego do dinheirão recebido pela Prefeitura que ainda parece embaraçada para explicar seu emprego total. O fato é que vieram ver e questionar o caso da compra do Hospital do Coração, seu funcionamento, como e porque sob todos os ângulos. Eu acho que é verdade que não deve não teme é hora de o prefeito soltar o verbo e até aproveitar para esclarecer uma série de fatos que envolvem o seu relacionamento com o caso Braskem.
* O novíssimo Iate Clube Pajussara, à frente o competente Comodoro Moacyr Albuquerque vai promover mais uma festa, dessa vez em homenagem ao Dia das Mães, próximo dia 10 de maio. Além de ser, como sempre de muito bom gosto na decoração, vai acontecer com uma senhora atração que vai deixar muita gente pedindo mais. Nada mais nada menos do que o conjunto musical “The Fevers”, conhecidíssimo em todo o país e sempre desejado pelo seu belíssimo repertório. Moacyr está de parabéns com a programação que vem fazendo no Iate.
* O Tribunal de Contas, O MPE, O Ministério Público de Contas e outros órgãos se reuniram e redigiram um documento de alerta para os gestores que fizerem ou estiverem planejando fazer gastos excessivos durante as festas juninas deste ano. Medida altamente salutar já que em anos anteriores a coisa tem extrapolado limites aceitáveis, o que não é bom ainda que o povo esteja se divertindo. A filosofia de que o povo precisa de pão e circo é absolutamente aceitável desde que dentro de parâmetros condizentes com os gastos públicos.
* Para quem ainda não sabe ou ainda não acompanha vale a pena ouvir pela Rádio Senado todas as quintas-feiras às 9 horas da manhã o programa “Cidadã Informal” apresentado por Geraldo Câmara e Valtenor Leôncio. O programa traz assuntos de interesse os mais variados que passam pela política, medicina, medidas populares e muitos outros. O tratamento é o mais informal possível fazendo com que os ouvintes sintam-se absolutamente em casa. Essa característica permite que os assuntos tratados sejam mais conversas do entrevistas. Rádio Senado Cidadã 105,5
POR AÍ AFORA
# A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, confirmou neste domingo (28) que será candidata nas próximas eleições europeias. O anúncio foi feito em Pescara, durante uma conferência de seu partido Irmãos da Itália (FdI). "Decidi entrar em campo para liderar as listas do Irmãos da Itália em todas as circunscrições eleitorais. Queremos criar uma maioria que reúna as forças de centro-direita e enviar a esquerda para a oposição na UE é uma tarefa difícil, mas possível e devemos tentar", discursou.
# O diretor-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, afirmou nesta terça-feira (30) que uma ofensiva de Israel em Rafah, em Gaza, seria uma "escalada intolerável". Ele pediu uma investigação independente sobre corpos descobertos em valas comuns no enclave palestino, e afirmou que é essencial que o acesso de investigadores internacionais seja autorizado para "determinar as circunstâncias exatas nas quais os palestinos perderam as vidas". Ainda em abril, mais de 300 corpos foram encontrados em uma vala comum no Hospital Nasser, em Khan Younis.
# O governador de Tucumán, chamado a ser o primeiro líder peronista a dar o salto para abraçar o governo de Javier Milei, comemorou a decisão de seu homólogo de Catamarca, Oscar Jalil, que ontem anunciou que apoiará, através de seus senadores, as Bases Lei que promove, depois da meia sanção que recebeu nos Deputados. “Estes são tempos para deixar para trás as diferenças pessoais”, disse ele e elogiou Jalil enquanto o debate continua no Senado.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas