Coluna Esplanada
Governo registra 4.106 ameaças cibernéticas
O vazamento de dados é uma preocupação para diversos setores, principalmente no meio público. O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) registrou 4.106 ameaças cibernéticas contra sites do Governo nos três primeiros meses deste ano, aponta levantamento da Coluna. O número mencionado inclui 1.276 casos de vulnerabilidades e 2.830 de incidentes. Os principais tipos de incidentes são: vazamentos de dados, scan e abusos de Sítios Web. Das ocorrências registradas até março, 1.354 foram resolvidas enquanto outras 851 seguem pendentes. Recentemente, o alvo de ataques foi o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), ferramenta utilizada para pagamentos orçamentários do Governo Federal. Em nota, o Tesouro Nacional, responsável pela ferramenta, informou que o evento foi “uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”. A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência investigam o caso.
Cordial
charge por @izanio_charges
Enquanto bolsonaristas radicais se afastaram de vez dos comandantes militares, o senador e ex-vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos-RS) mantém relação cordial com os comandantes das três Forças. O parlamentar é o principal interlocutor no Congresso sobre eventuais ajustes na proposta (PEC 42/2023) que limita a candidatura de militares.
$ecom
Em janeiro, a Secom da Presidência abriu licitação para contratação de quatro empresas prestadoras de serviços de comunicação digital. O valor da contratação foi estimado em mais de R$ 197 milhões. Enquanto isso, a Coluna cobra a pasta há mais de duas semanas a respeito do valor investido para impulsionar publicações nas redes sociais oficiais. No entanto, a demanda não sai da área técnica.
Quedas de Musk
Não são apenas os foguetes do Elon Musk que estão a cair nos voos espaciais. A sua fábrica de carros Tesla teve uma queda de 43% nas vendas e o seu recente balanço aponta outros problemas. Ações coletivas na Justiça norte-americana se acumulam contra a montadora, devido ao grande número de defeitos em seus veículos. Até mesmo os fabricantes americanos Ford e GM possuem desempenho acima da Tesla.
Balela!
A dengue existe há séculos, e sabe-se que os casos no Brasil explodem no início do ano. A incompetente gestão do Ministério da Saúde culpa uma "mudança de padrão" para justificar a inapetência na maior epidemia da história. E informa que vai ser preparar melhor para o ano que vem...Balela!
Agro em crise
Além da quebra na safra 2023/2024, o setor agropecuário amarga saldo negativo na geração de empregos. Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor registrou queda de 6.457 postos, enquanto o setor de serviços registrou a criação de 148.722 postos; comércio, 37.493 postos; indústria, 35.886, concentrados na indústria da transformação, e na construção, 28.666 postos.
Coluna Esplanada
Sobre
A Coluna Esplanada foi lançada em Dezembro de 2011 com o objetivo de levar aos jornais das capitais e do interior as notícias mais relevantes do Legislativo, Judiciário e Executivo, além do Mercado.
Sobre o autor:
Leandro Mazzini, começou a carreira jornalística em 1996. É graduado em Comunicação Social pela FACHA, do Rio de Janeiro, e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. A partir de 2000, passou por ‘Jornal do Brasil’, ‘Agência Rio de Notícias’, ‘Correio do Brasil’, ‘Gazeta Mercantil’ e outros veículos.
Assinou o Informe JB de 2007 a 2011, e também foi colunista da Gazeta. Entre 2009 e 2014 apresentou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’ (ao vivo) na REDEVIDA de Televisão, em rede, foi comentarista político do telejornal da Vida, na mesma emissora e foi comentarista da Rede Mais/Record TV em MG.
Em 2011, lançou a ‘Coluna Esplanada’, reproduzida hoje em mais de 54 jornais de 25 capitais. Foi colunista dos portais ‘UOL’ e ‘iG’. Conta com equipe em Brasília, e correspondentes no Rio, Salvador e São Paulo. É também comentarista das rádios ‘Super TUPI’, do Rio, e 'Muriaé' FM. Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Ariston Camilo.