Roberto Baia
Projeto inovador
Projeto inovador do deputado estadual Inácio Loiola, que propõe o Estado de Alagoas a criar e construir o Centro Industrial do Sertão CIAS, foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE). De acordo com parlamentar, o projeto tem como objetivo fomentar o desenvolvimento industrial sustentado na região do semiárido alagoano.
O deputado cita ainda a possibilidade de desenvolvimento do segmento de serviços com a instalação de um polo educacional e polo médico com a introdução de faculdade de medicina, novos hospitais e clínicas. Essa realidade, por sua vez, fortalecerá o comércio varejista com a chegada de novos estudantes dos estados vizinhos.
Distrito industrial
Ainda de acordo com o deputado, o Centro Industrial do Sertão vai possibilitar o crescimento sustentado da região a partir de uma política de incentivos focada em setores produtivos que venham a explorar as potencialidades locais. “Na verdade, a região vai poder oferecer um espaço que impulsionará a instalação de um distrito industrial”.
Infraestrutura adequada
O sertão alagoano é diferenciado e possui enormes vantagens competitivas em relação aos demais estados nordestinos. Possui infraestrutura adequada – estrada, geração e transmissão de energia elétrica, adutoras de água - para receber vários investimentos no campo da energia renovável (eólica e solar) e indústrias de beneficiamentos de derivados de leite de bovinos e ovinos e caprinos.
Projeto de Lei
O projeto de Lei de autoria do vereador Wellington Magalhães, que torna a quadrilha junina de Arapiraca, a Canarraiá, patrimônio cultural e imaterial, foi aprovado pela Câmara de Vereadores na última terça-feira, 23, e segue para sanção do prefeito Luciano Barbosa.
Reconhecimento
O parlamentar ressalta que a quadrilha junina é a mais antiga do município e merece esse reconhecimento.
"A Canarraiá é a quadrilha mais tradicional e mais antiga de Arapiraca. Em 1985 surgiu como quadrilha matuta e, em 2000 foi estilizada. No ano do centenário, ela recebe o título de patrimônio imaterial e cultural. Quem ganha com esse reconhecimento é a cultura de Arapiraca", declara o vereador.
Alerta preocupante
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca emitiu um alerta preocupante sobre o aumento de casos de influenza A na região. O incremento na procura aos serviços de saúde por quadros gripais sinaliza uma elevação nos índices de infecções virais sazonais, comuns nesta época do ano.
Casos positivos
Durante o último mês de março, a Unidade Sentinela de Vírus Respiratórios, situada no Complexo Multiprofissional de Saúde no bairro Baixa Grande, encaminhou um total de 39 amostras aleatórias de swab para análise de vírus respiratórios ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL). Alarmantemente, cerca de 60% dessas amostras, totalizando 29, foram detectadas como positivas para Influenza A. Na primeira quinzena de abril, dos 23 swabs enviados, aproximadamente 70% (16 amostras) foram identificadas como positivas para o mesmo vírus.
infecção respiratória
A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção respiratória aguda causada pelos vírus Influenza A, B, C ou D, sendo os tipos A e B os responsáveis por epidemias sazonais. Os vírus do tipo A, em particular, estão estreitamente associados a eventos pandêmicos, como a pandemia de Influenza A (H1N1) em 2009.
Prestação de contas
As Prefeituras de Alagoas precisam enviar, até o dia 30 de abril, suas respectivas prestações de contas ao Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL). O envio é obrigatório para todos os gestores, porém, foi constatado que um grande percentual dos municípios e demais unidades gestoras ainda não enviaram a documentação.
Sem prorrogação
Segundo o TCE, todos os documentos constantes no rol obrigatório, estabelecido pela Resolução Normativa nº01/2016, deverão ser encaminhados via Portal do Jurisdicionado, no Sistema E-TCE, disponível no link: https://www.tceal.tc.br/. Ainda segundo o órgão de contas, não haverá mudanças no calendário, consequentemente sem possibilidade de prorrogação dos prazos para o envio das devidas informações.
.. A Capital do Agreste alagoano tem testemunhado um notável crescimento no setor atacarejista ao longo da última década, consolidando-se como principal destino para o abastecimento das residências não apenas do Agreste, mas também do Sertão, Baixo São Francisco e de cidades vizinhas em Sergipe, Bahia e Pernambuco.
... Esse avanço no comércio atacarejista de Arapiraca é parte de uma história de resiliência econômica. Impulsionada pela cultura do fumo, que teve seu auge entre os anos de 1960 e 1980, a economia local enfrentou desafios significativos com o declínio dessa atividade há cerca de 25 anos.
... No entanto, através do plantio irrigado de hortaliças e investimentos no comércio atacadista, a cidade se reinventou, consolidando-se como um polo comercial regional.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.