T+ Claudio Bulgarelli
Investimentos no turismo colocam Maceió entre as cidades turísticas mais importantes do Brasil
Durante o quarto prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, Maceió será premiada como melhor destino turístico do Nordeste
Maceió encerrou o ano de 2023, incluindo a alta estação 2024, com o maior retorno turístico da história da cidade, registando um aumento de 350% no fluxo. Até fim de março cerca de 1,5 milhão de turistas passaram pela capital alagoana, fazendo a ocupação hoteleira operar próxima aos 100%. O incremento, portanto, continua refletindo na economia global da capital, afinal a cadeia produtiva responde por aproximadamente 20% de toda a movimentação financeira, sendo a grande força para a geração de receitas e oportunidades de trabalho, com mais de 50 atividades econômicas beneficiadas, sendo a maior parte delas de micro e pequenos empreendimentos, de acordo com dados de pesquisa realizada pelo trade turístico local.
E todos esses resultados, com a prefeitura de Maceió realizando um forte trabalho de promoção do destino, com investimentos que ultrapassam os R$25 milhões, o maior volume já destinado pela prefeitura para conquista de mercado, colocam a capital, novamente, como premiada no quarto prêmio Alagoano de Turismo e Gastronomia, como melhor destino turístico do Nordeste. O evento, promovido pelo jornalista Claudio Bulgarelli, com divulgação oficial do Sistema Tribuna de Comunicação, vai acontecer no dia 8 de maio, no auditório do Centro de Inovação do Jaraguá, ao lado do Centro de Convenções.
Os recursos possibilitaram ações como roadshows e rodadas de negócios junto aos principais operadores nacionais e internacionais, quando Maceió teve trabalhos ativos de promoção em cidades como Buenos Aires, Assunção, Montevideu, Lisboa, Madri, Barcelona, Paris e Nova York, entre alguns dos emissores estrangeiros.
No Brasil, as ações de marketing chegaram a praticamente todos os estados, com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Assim, a malha aérea regular cresceu 85%, um recorde que tem impressionado o segmento e fez a cidade aparecer na liderança do ranking Nordeste de embarques da Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
Mas as ações da Prefeitura divulgando e impulsionando o destino Maceió têm reflexo direto na geração de empregos”. A afirmação é de Marcos Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel – AL). A entidade comemora os postos de trabalho gerados a partir do aumento de visitantes que procuram a capital alagoana como opção para aproveitar as férias e momentos de lazer. “O setor que mais emprega no Turismo é o de bares e restaurantes. Essas contratações vão do pessoal do atendimento até a cozinha”, disse o presidente da Abrasel.
T+ Claudio Bulgarelli
Sobre
Beleza, empreendedorismo, gastronomia, moda, saúde, turismo e viagens