Roberto Baia
Desistiu das eleições
Na noite da última segunda-feira, 15, o ex-prefeito da cidade Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, usou as redes sociais para surpreender a todos ao anunciar a retirada de sua pré-candidatura às próximas eleições municipais. Lisboa declarou que a decisão foi motivada por questões estritamente pessoais, após reflexões e consultas familiares.
Decisão difícil
De acordo com o ex-gestor, foi uma decisão muito difícil, mas necessária.
“Depois de várias reuniões com minha família, resolvo não participar das eleições deste ano como candidato. Interrompo minha trajetória política de quase 30 anos por problemas estritamente pessoais. Decisão difícil, mas necessária nesse momento”, escreveu.
Oposição fortalecida
Vale ressaltar que a desistência de Marcos Lisboa implica em mudanças significativas no tabuleiro político de Paulo Jacinto, fortalecendo a posição do atual prefeito, Francisco Fontan, conhecido como Chicão. Com a saída de um dos principais concorrentes, Fontan se vê em uma posição ainda mais consolidada nas eleições de outubro próximo.
Operação Callidus
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe (FICCO/SE) deflagrou a Operação Callidus, na manhã de ontem, que visa o combate ao crime a ação de grupos criminosos no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nos municípios em Lagarto/SE, Japaratuba/SE, Estância/SE e Arapiraca/AL, expedidos pelo Justiça de Lagarto.
Lavagem de dinheiro
As investigações apontaram para a atuação de um grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas em Lagarto/SE e outras cidades do Estado de Sergipe, como também a prática do crime de lavagem dos valores obtidos com o tráfico. Até o momento, uma arma de fogo e 19 munições foram apreendidas durante a ação.
Os investigados e presos nesta ação poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro cujas penas somadas podem chegar a até 35 anos de prisão.
Participaram da ação
Além da FICCO/SE, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais, participaram da ação de equipes do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal, do Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal, do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil e do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
Atividades produtivas
As obras do Centro Novo, da revitalização do centro comercial de Arapiraca, de novos investimentos e parcerias para requalificar e fomentar as atividades produtivas foram os temas centrais de reunião ocorrida na de terça-feira, 16, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Arapiraca), do prefeito Luciano Barbosa com o presidente da entidade, empresário Antônio Bento e demais diretores da instituição.
Os secretários de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro, e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, também participaram do encontro.
Instalações do prédio
Na ocasião, o presidente da CDL/Arapiraca, Antônio Bento, apresentou ao prefeito Luciano Barbosa e secretários municipais as novas instalações do prédio, que passou recentemente por obras de reforma, ampliação e modernização. Ainda no encontro, Antônio Bento anunciou o lançamento da campanha promocional “Centenário Premiado” que ocorrerá no período de 26 de julho a 30 de dezembro, com o propósito de celebrar os 100 anos de Arapiraca com o sorteio e distribuição de prêmios para os clientes de lojas do centro comercial da cidade.
Parceria importante
Por sua vez, o prefeito Luciano Barbosa reforçou a parceria com os empresários e comerciantes locais. “É muito importante debatermos ações conjuntas que possam gerar novos investimentos na área central da cidade, ampliar a segurança e atrair novos clientes e visitantes, gerando mais empregos e renda no comércio da nossa cidade”, destacou.
Foi preso
Agentes do Núcleo de Investigação Especial (NIESP), da Delegacia Geral, comandados pelo delegado Sidney Tenório, prenderam na última terça-feira, 16, um idoso, de 74 anos de idade, acusado de estuprar uma menina, de sete anos, em Arapiraca. A prisão aconteceu em frente à residência do idoso, atualmente aposentado, no bairro Bom Sucesso, naquela cidade.
Estrupo de vulnerável
O crime, segundo o chefe de operações do NIESP, Welber Cardoso, o caso foi denunciado à polícia em 1º de julho de 2016, após a criança relatar o que vinha acontecendo a uma tia, que comunicou os fatos à mãe. Ainda de acordo com a polícia, a menina contou que os estupros vinham ocorrendo há cerca de um ano, sempre que ela ia à residência do acusado, vizinha à sua casa, para brincar com o neto do aposentado.
O idoso relatou para polícia que aproveitava momentos em que não havia adultos em casa para acariciar as suas partes íntimas, não havendo penetração.
... O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, iniciou o Curso de Aperfeiçoamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
... A aula inaugural ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), unidade Arapiraca.
... De acordo com o enfermeiro Jean Vital, coordenador do NEP, em 2023 foram capacitados mais de 800 profissionais de saúde, tanto do Hospital de Emergência quanto de outras instituições de saúde.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.