Edmilson Teixeira
Treino
Próxima segunda-feira em Maceió, o Tribunal de Contas de Alagoas realiza em seu auditório pela manhã, um importante evento para colocar muitos órgãos públicos diante da realidade. Trata-se de um Treinamento dos Controles Internos e demais responsáveis pelos portais de transparência dos poderes e órgãos do Estado e dos municípios alagoanos. A medida está no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública.
Boicotada
Na Câmara de Vereadores de Maceió, a vereadora Teca Nelma hoje no PT, está se sentindo boicotada perante seus pares. Disse que até agora já apresentou 231 projetos protocolados, e desses apenas dois foram promulgados. Ela atribui a falta de aprovação à perseguição ideológica e política da bancada.
Assunto em pauta
A vereadora Teca Nelma destaca a discrepância entre homens e mulheres homenageadas nas ruas de Maceió. Os bairros da capital priorizam a homenagem a homens em seus logradouros, sendo 3.300 nomes masculinos, se comparado, apenas 651 dos nomes são femininos.
Duelo político
Indiretamente o prefeito de Junqueiro, Leandro Silva, está acusando o ex-superintendente da Codevasf em Alagoas, Joãozinho Pereira, de boicotar o convênio que firmou com o órgão federal para garantir calçamento em diversos locais do município. Disse que há sete meses assinou uma autorização, mas até agora não sinal verde para execução dos serviços. O gestor resolveu com recursos do município calçar o povoado Uruba. Detalhe: Joãozinho vai renunciar a Codevasf, a fim de disputar a Prefeitura de Junqueiro.
Pivetada
A Prefeitura de Delmiro afirma que está no caminho certo, rumo à certificação do selo UNICEF 2024. “O município realizou todas as entregas dentro do prazo e falta muito pouco para finalizar mais uma edição do selo UNICEF”, disse a prefeita Ziane Costa (MDB) entendendo que todas as ações realizadas geram um grande impacto social, protegendo e garantindo os direitos fundamentais e melhorando a vida das crianças e adolescentes de seu município.
Literatura
Considerado um dos melhores escritores de regionalismo do país, o nosso conterrâneo de Alagoas, Graciliano Ramos é autor de dois livros essenciais para se compreender o Brasil, especialmente a região Nordeste: Vidas Secas e São Bernardo. É que de forma inédita, os dois títulos foram lançados recentemente em edição única pelo selo Temporalis, da Citadel Grupo Editorial. Agora em 2024, São Bernardo entra para seus 90 anos, quatro a mais que Vidas Secas.
Justificativa
A escrita concisa e direta de Graciliano Ramos, que foi repórter de jornais no Rio de Janeiro e prefeito de Palmeira dos Índios (AL), intensifica a sensação de aridez, desesperança e amargura transmitidas pelos personagens. Esta edição 2 em 1 de Vidas Secas e São Bernardo chega ao mercado literário não apenas para unificar as duas obras, mas para tornar a coleção de Graciliano Ramos mais acessível aos brasileiros.
Competição
Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2024, uma olimpíada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o Brasil. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino. Em 2023, mais de 200 mil estudantes participaram da OBR.
Contribuição
Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que dobra o coeficiente individual de partilha do FPM das cidades localizadas na Amazônia Legal, menos as capitais, composta pelos sete estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso. Para o autor do projeto, deputado Henderson Pinto (MDB-PA), tal critério é insuficiente para reduzir as desigualdades às quais as cidades amazônicas estão sujeitas em relação às demais do país.
Cidade sorriso
Entre 28 deste mês e 1º de maio, Maceió sediará um evento de grande porte internacional. Trata-se da reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas. Essa entidade reúne os Organismos Nacionais de Normalização das Américas e de outros países, sendo referência em normalização técnica e avaliação de conformidade nesses continentes, e promovendo o desenvolvimento técnico e integração regional. Será no Jatiúca Hotel & Resort.
Retratação
Ontem o senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), membro da CPI da Braskem, disse que o depoimento do vice-presidente da mineradora, Marcelo Arantes, marcou um dia “emblemático” na luta dos moradores das áreas afetadas pela atividade de mineração da empresa. Nesta quarta na CPI, pela primeira vez publicamente, a mineradora por meio de afirmação de seu executivo admitiu que "é responsável" pelo desastre ambiental e social gerado em Maceió após o afundamento do solo de cinco bairros.
Edmilson Teixeira
Sobre
É jornalista graduado pela UFAL 1998 e pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, pelo CESMAC 2011