Roberto Baia

Sem apoio

Roberto Baia 23 de março de 2024
Sem apoio
Vereador Thiago ML - Foto: Reprodução

O vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Thiago ML, por enquanto no Solidariedade, está a procura de uma legenda para lhe dar a mão e ajudar em sua eleição de outubro próximo. De acordo com informações, não tem sido fácil encontrar apoio partidário.

O parlamentar estava aliado até pouco tempo do Palácio República dos Palmares, na ideia de que teria espaço na chapa do PSB, uma das legendas controladas pelo governador Paulo Dantas, que está montando chapa na cidade de Arapiraca. No entanto, com a parceria firme entre governo e Luciano Barbosa, a chapa foi fechada sem a presença do vereador.

Tenta uma vaga

Conforme informações do Blog Bastidores do site 7Segundos, após o ‘não’ do PSB, Thiago passou então a tentar vaga no Podemos, presidido em Arapiraca pelo servidor público Carlos André, conhecido como ‘O Poeta’. O problema desta vez é que a chapa da legenda, que está sendo montada com a anuência do senador Rodrigo Cunha, não aceita vereadores de mandato no grupo.

Segue solitário

A insistência de ML pelo Podemos (onde encontra boas condições de elegibilidade) e a falta de uma negativa por parte de Poeta criou forte divergência entre os pré-candidatos do partido, que ameaçaram pedir intervenção no comando local da legenda para Rodrigo Cunha.

Enquanto isso, o futuro de Thiago, ex-homem forte do legislativo municipal, segue uma incógnita. O vereador que chegou a ter na mão o ‘grupo dos 11’ na câmara, tem agora que seguir solitário na busca por um partido que o acolha - até 05 de abril.

Girau do Ponciano

O programa Moradia Legal do Judiciário de Alagoas beneficiará, na segunda-feira, 25, 280 famílias de baixa renda de Girau do Ponciano. A entrega dos títulos do programa de regularização fundiária terá início às 10h, na Praça Vereador Eloi Cabral, Centro.

Solenidade de entrega

O desembargador Celyrio Adamastor participa da solenidade de entrega dos títulos. O programa, que está na sexta edição, é uma parceria entre Tribunal de Justiça (TJAL), Corregedoria-Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL) e Prefeituras.

Programa Moradia Legal

Desde o ano passado, cerca de 1.850 pessoas nos municípios de Marechal Deodoro, Quebrangulo, Teotônio Vilela, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Tanque D\'Arca, Campo Alegre e Japaratinga conseguiram a titularidade de seus imóveis graças ao Moradia Legal.

Acesso público

O Tribunal de Contas de Alagoas institui a Resolução Normativa nº 1/2024, que dispõe do procedimento de avaliação pelo TCE/AL quanto ao cumprimento do princípio da Transparência Pública, através da disponibilização de informações em meio eletrônico de acesso público, em sítios oficiais e/ou portais de transparência, obedecendo aos critérios e parâmetros dispostos nesta Resolução.

Fiscalização

Estão sujeitos à fiscalização da transparência pública pelo TCE/AL todos os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, sejam eles municipal ou estadual, do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública do Estado, do Tribunal de Contas do Estado, bem como das autarquias, fundações públicas, empresas estatais dependentes e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado de Alagoas ou seus Municípios.

Portais de transparênci

Os sítios oficiais e/ou portais de transparência das entidades listadas no parágrafo único do art. 1º serão avaliados pelo TCE/AL, segundo os critérios constantes na Matriz de Fiscalização da Transparência. Na avaliação dos sítios oficiais e/ou portais de transparência, o TCE/AL poderá aplicar, no que couber, manuais e/ou orientações editadas com esta finalidade pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON ou por outras entidades representativas dos Tribunais de Contas.

Foi preso

Agentes da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP) de Arapiraca prendeu na última quarta-feira, 22, um homem, de 28 anos, pelos crimes de sequestro e cárcere privado contra sua própria mãe, uma idosa de 68 anos, no bairro Olho D’água dos Cazuzinhos. O caso veio à tona após denúncia do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), informando sobre possíveis maus-tratos e situação de vulnerabilidade da vítima.

Cárcere privado

De acordo com as autoridades equipe do CREAS foi ao local indicado, onde não conseguiram entrar no imóvel, mas puderam confirmar com vizinhos que se tratava de uma situação de extremo risco. Durante a ação policial, foram ouvidos gritos vindos da residência da vítima, o que levou os agentes a arrombarem o portão frontal para prestar socorro


... A Prefeitura de Arapiraca deu início às obras da Ciclovia do Trabalhador, a fim de facilitar a locomoção da população de um lado a outro da cidade.


... São mais de 8km de extensão que irão ligar os bairros Brasiliana, Santa Edwiges, Centro, Baixão, Primavera e João Paulo II.


... E na noite da última quinta-feira, 21, a Ciclovia do Trabalhador, da Prefeitura de Arapiraca, conquistou a primeira colocação no Prêmio Smart City Expo Curitiba, na categoria Urban Mobility.