Edmilson Teixeira

Produto pra nossa mesa

Edmilson Teixeira 20 de março de 2024

Cerca de 70 mil pequenos agricultores de Alagoas serão beneficiados pelo programa Planta Alagoas 2024. A medida visa incentivar a produção agrícola, sobretudo fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos. O lançamento ocorreu na última segunda-feira em Arapiraca. Nesta primeira fase, foram distribuídas 1,1 mil toneladas de sementes, como de arroz, feijão, milho e sorgo.

Calor insuportável

Depois de denúncias nos meios de comunicação, a Prefeitura de Maceió e o Estado agora estão tomando providências para instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de suas respectivas escolas públicas. JHC garoto propaganda de Maceió, fez publicidade de sua ação mostrando carretas carregadas de aparelhos que acabaram de chegar. O Estado, por sua vez, fez a aquisição recente de 392 novos aparelhos.

Esperança

A ansiedade já passa de uma década. Essa é a situação de centenas de Prefeituras do Brasil que aguarda uma posição da Justiça. Pois na última segunda-feira, completou 11 anos de espera do movimento municipalista pelo julgamento das ações que suspenderam, de forma monocrática, a distribuição igualitária dos royalties de petróleo. A Confederação Nacional de Municípios apresentou nova petição junto ao STF requerendo que seja pautado o julgamento do mérito, em Plenário.

Intercâmbio militar

Na última segunda-feira o comandante-geral da PM/AL, coronel Paulo Amorim, recepcionou os oficiais participantes do I Curso de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar do Pará. Trata-se de uma visita técnica que faz parte do cronograma do curso de gerenciamento de crises, e objetiva um intercâmbio de conhecimento entre as corporações. Ao todo, 32 alunos iniciaram o curso, que conta com oficiais do Pará, Amapá, Paraíba e Roraima.

Despencou

Nesta quarta-feira, a União paga a segunda parcela de março do Fundo de Participação dos Municípios — o FPM. Contrariando a tendência de alta dos últimos repasses, este decêndio veio menor que o esperado por gestores de todo o país, somando R$ 880 milhões. O valor é 21% menor do que o pago no mesmo período do ano passado — e 51% menor do que o repasse de fevereiro passado.

Projeção otimista

Em Maceió, o Solidariedade já projeta eleger de 3 a 4 vereadores este ano. O prognóstico é do presidente estadual do partido, Adeilson Bezerra, que promoveu reunião esta semana com os prováveis pré-candidatos para discutir o assunto. Serão 35 pretendentes, entre eles, o presidente municipal, Gustavo Pessoa, que destaca o trabalho desenvolvido para construir uma chapa, cuja principal característica, é a diversidade.

Livre da punição

Por falar em Gustavo Pessoa, a polêmica de uma publicação sua feita nas redes sociais de que o prefeito JHC é um gestor de "fiel escudeiro do bolsonarismo", razão do prefeito entrar com uma ação por danos morais, a justiça agora deu um basta nessa história. É que ontem, o juiz Jamil Albuquerque, da 7ª Vara Cível da Capital, indeferiu o pedido de tutela de urgência solicitado por JHC. O magistrado entendeu que, embora jocosa, a publicação não extrapolou os limites do direito fundamental à liberdade de expressão.

Oficializado

Ontem, durante momento de filiação coletiva no PL de pré-candidatos para as eleições deste ano, Cristiano Matheus apareceu representando Marechal Deodoro, onde vai concorrer pela terceira vez ao cargo de prefeito. O evento foi articulado pelo presidente estadual do partido, o prefeito JHC. Cristiano Matheus diz que sofreu desprezo por parte do MDB, dos Calheiros, de quem nunca esperava enfrentar tal situação, sobretudo devido ao grau de amizade que pelo menos deixava transparecer entre eles.

Do Partido Verde para o Liberal

Eduardo Canuto, vereador de vários mandatos em Maceió selou ontem seu compromisso com o prefeito JHC, ao deixar o PV para se filiar ao PL. “Hoje fui ao encontro do Prefeito JHC, para firmar nossos laços políticos e ampliar as alianças firmando a filiação de vereadores do PL em Maceió e pré-candidatos de outros municípios alagoanos” , disse.

Acamado

O Deputado federal Marx Beltrão se encontra afastado de suas atividades políticas. Resolveu dar um tempo para tratar de um problema de saúde que vinha lhe acomodando ao longo desses dias. Em vídeo gravado em cima de uma cama e que postou em suas redes sociais, revelou que se submeteu a um procedimento cirúrgico na coluna, oriundo da região lombar.