Roberto Baia
A saúde no limbo
Que Deus tenha piedade dos usuários interioranos dos SUS. Vejamos: O empresário Ricardo Barreto assumiu, ontem, a direção-geral do Centro Hospitalar Manoel André - o Hospital Chama.
Mesmo sem experiência na área da saúde (o empresário é dono de uma rede de lojas de produtos agrícolas e dono de um hotel), ele promete superar as dificuldades naquela unidade hospitalar. Na sua opinião, não apenas o Hospital Chama, mas a maioria dos estabelecimentos de saúde no Brasil passam por dificuldades.
Precisa de apoio
De acordo com o novo diretor, é importante o apoio de funcionários e amigos para o hospital superar todas as dificuldades.
"Estou chegando para ajudar. Sei dos desafios que iremos enfrentar. Contudo, com o apoio de toda equipe diretiva, funcionários e colaboradores, vamos superar as dificuldades e projetar um futuro promissor ao hospital", declarou Barreto.
Pendências salariais
Em relação às pendências salariais com os funcionários e “fornecedores”, Ricardo Barreto revelou que já está sendo feito um planejamento financeiro para regularizar os pagamentos até a próxima segunda-feira, 18.
Barreto, também, adiantou que está mantendo constantes reuniões com os governos estadual, municipal e as equipes médicas para fortalecer as parcerias e os investimentos na atenção em saúde à população de Arapiraca e das cidades vizinhas. O empresário, no entanto, evitou falar sobre os desentendimento familiares dos donos – marido e mulher, que foram parar na justiça por conta de interesses pessoais.
Farmácia autorizada
Uma farmácia de manipulação localizada em Arapiraca poderá vender remédios que tem a cannabis (maconha) como base após ser autorizada pela Justiça de Alagoas na última quarta-feira, 13. A decisão é do juiz Manoel Cavalcante, da 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública.
Quimioterapia e radioterapia
A planta é utilizada na redução dos efeitos da quimioterapia e radioterapia em pessoas com câncer, além do tratamento de Alzheimer, dores crônicas, Parkinson, Alzheimer, epilepsia e glaucoma, por exemplo.
O estabelecimento localizado na Rua Estudante José de Oliveira Leite entrou com mandado de segurança preventivo, pois desejava comercializar os produtos manipulados ou industrializados sem ser autuado.
Fabricação e venda
A empresa argumentou que a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tema proíbe a fabricação e venda apenas em farmácias de manipulação.
"Com isso, a farmácia solicitou que fosse reconhecida a licitude da manipulação, comércio, aquisição de matérias-primas e insumos, com produtos lícitos derivados de cannabis, assim entendidos todos os que a autoridade sanitária federal regula em suas normativas", destacou a Justiça de Alagoas.
Suposta irregularidade
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) solicita que o ASA (Agremiação Sportiva Arapiraquense) preste esclarecimentos após a notícia sobre irregularidades na venda de ingressos. Entre os tópicos a serem esclarecidos estão: os valores dos tickets, data para início e término da comercialização, quantitativo para a torcida local e visitante, preço por setor, pontos de venda e empresa responsável.
Preços diferenciados
De acordo com o promotor de Justiça Thiago Chacon, chegou ao Ministério Público a denúncia de que os ingressos para a partida do dia 17 de março, a ser realizada em Arapiraca, estariam sendo vendidos a preços diferenciados para os espectadores do CSE, time visitante. Por esse motivo, o MPAL decidiu acionar o ASA para maiores esclarecimentos por meio de recomendação.
Suspensão da partida
O ASA tem até 48 horas para enviar ofício à 1ª Promotoria de Justiça de Arapiraca com as informações solicitadas. O MPAL destaca que a venda de ingressos para a partida do dia 17 deverá seguir todas as diretrizes legais, prevenindo-se, dessa forma, a ocorrência de problemas maiores, como um pedido de suspensão da partida, ação de danos materiais ou morais, entre outros.
Operação integrada
Uma operação integrada entre as polícias militar de Alagoas e Pernambuco terminou com um criminoso morto e outro ferido na divisa entre os municípios de Delmiro Gouveia e Jatobá/PE, na tarde da última quarta-feira, 13. Os suspeitos fugiam de Pernambuco para Alagoas quando foram interceptados.
Criminoso morto
De acordo com o tenente-coronel Winston Santana, um dos criminosos morreu — identificado como Tiago da Silva Barros, natural de Paulo Afonso/BA —, após não obedecer a ordem de parada, ele atirou contra os militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Pernambuco e do 9º Batalhão de Divisas da Polícia Militar de Alagoas e os agentes reagiram. O outro criminoso foi baleado, mas conseguiu fugir pela caatinga.
... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Codevasf, realizou na manhã de ontem, um peixamento com mais de 40 mil alevinos no Lago da Perucaba.
... Esta é a primeira etapa do projeto, que também vai contemplar o povoado Cangandu e, ao todo, vai povoar as águas de Arapiraca com mais de 145 mil pequenos peixes nativos.
... Dentre espécies como Piau, Tucunaré e Tambaqui, os alevinos distribuídos no lago são de grande importância para manter o equilíbrio do ecossistema, pois atuam na limpeza do lago de forma orgânica, e também para garantir o sustento das famílias de pescadores locais, que podem utilizá-los como fonte de renda ou alimentação.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.