Bartpapo com Geraldo Câmara
SÓ SEI QUE NADA SEI”
A frase famosa atribuída ao filósofo grego Sócrates dificilmente é aplicada em nossos dias quando a disputa pelo lugar ao sol é acirrada e praticamente não permite o “não sei”. A afirmação categórica não tem lugar nos dias de hoje onde as incertezas ocupam muito mais nossas cabeças do que a veleidade de afirmar em alto e bom som o “tenho certeza”.
A vida é uma caixinha de surpresas, realmente. Nossa mente, nosso cérebro tem a capacidade de explorar o infinito, de buscar memórias, de analisar fatos, de ir e voltar em incríveis viagens pela vida pulando de fatos da infância aos da juventude, da idade madura e, em muitos casos na da mais provecta idade. Porque ele, o cérebro armazena, acondiciona e quando quer ou quando pode vai buscar arquivos soltos ou relacionados e aí, encontra o número de incertezas que o acompanhma durante a sua trajetória.
Quantas vezes as pessoas se vêm diante de um quadro de análises, nem sempre por necessidade, mas por estarem vagando em seus pensamentos, indo e voltando nas suas diversas fases de vida, buscando ainda respostas porque uma das certezas nessa curiosa busca é de que respostas virão mas certezas, provavelmente não.
O ser humano é profundamente inquieto. Alguns o são porque gostam de pesquisar, de ir a fundo nos problemas, de vagar pela vida encontrando vitórias e fracassos. Outros o são até sem saberem. Porque, como não têm a capacidade intelectual de saber o que procuram ou o que lhes está afligindo são incertos, caminham com os neurônios a passos mais lentos, mas também encontram sabedoria em vários pontos de suas caminhadas refletivas.
Aí perguntam os leitores: “O que estamos fazendo na vida se de nada tenho certeza”? Talvez tenha sido uma das maiores criações dessa máquina fabulosa, a verdade incontestável de que procurar por ela, pela certeza em vários e vários aspectos da própria vida, seja a essência, a necessidade revigorante, o remédio que nos faz vivos e atuantes e que nos premia com algumas certezas encontráveis também em nossas vidas. Afinal, em busca delas vivemos. Até sem sabermos.
Interessante analisarmos o que falamos no parágrafo acima porque se encaixa perfeitamente na vontade de acertar, na atividade física e cerebral, na possibilidade de gerir a si próprio e de não parar nunca, seja fisicamente seja na evolução dos pensamentos e análises. Podemos não ter qualquer tipo de atividade, o que não devemos e o que não queremos é a paralisação das funções mais importantes de nossa máquina que é exatamente a cerebral. É ela que, em qualquer momento e em qualquer lugar sempre poderá estar em atividade constante e buscando resposta para tudo o que desejamos.
E então, voltamos ao tema com menos profundidade. Porque precisamos de certeza para tudo? Não precisamos. Necessitamos de sermos seletivos para tudo o que nos diz respeito e à nossa vida; aos que nos cercam, aos nossos interesses mais íntimos, aquilo que vai fazer com que sejamos felizes no que sonhamos, no que fazemos e no que conquistamos.
Não precisamos nos agarrar a todas as explicações do mundo, mas queremos e devemos procurar as certezas em cada passo de nossas vidas. São elas que nos ajudarão a dizer em alto e bom som: “Só sei que nada sei” mas sei muito do que preciso para ser feliz.
FOTONOTAS
MÁRCIO ROBERTO – Figura fantástica, de uma simpatia enorme e que trata as pessoas com enorme consideração sob todos os aspectos, Márcio, até então Procurador Geral do Ministério Público de Alagoas acaba de ser empossado como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. Tenho certeza absoluta de que Márcio será um dos melhores desembargadores daquele tribunal colocando justiça e compreensão em todos as suas decisões. Ele é daquelas pessoas que sabem julgar e querem dormir o sono dos justos.
MARLUCE FALCÃO – Excepcional pessoa sob todos os aspectos. Sob o do profissionalismo é incrível, é justa é cumpridora da missão que lhe é destinada no Ministério Público na qualidade de promotora. Sob o aspecto pessoal é incrível também, de uma simpatia invejável e consegue trazer para si os olhares atenciosos de todos que com ela convivem ou que, simplesmente conhecem. Sabe unir as duas coisas com perfeição e por isso é tão estimada tanto no trabalho quanto na vida social. Marluce é primeira sem segunda.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A parte de nosso corpo que mais devemos fazer funcionar é a dos neurônios. Como estou fazendo agora.
ALERTAS DO DIA
* A AMA, Associação dos Municípios Alagoanos e tão bem conduzida por Hugo Wanderley, tratou de colocar um curso para os gestores municipais, principalmente para aqueles que vão terminar seus mandatos este ano. A finalidade é exatamente a de provocar esses gestores, no sentido de que prestem contas acertadamente de tudo o que fizeram em seus quatro anos de mandato. Essa é uma questão legal e que deve ser cumprida na sua integralidade para que não restem problemas pra serem resolvidos a priori.
* É evidente que o Tribunal de Contas faz parte desse projeto e, como sempre está a disposição de todos os gestores municipais, para esclarecer dúvidas, para ministrar cursos gratuitos nas sedes dos municípios como sempre deixou claro para todos os prefeitos. Por outro lado está prestes a inaugurar a nova sede da Escola de Contas com várias salas de ala, auditório e todo um equipamento necessário para que os gestores, tanto estaduais quando municipais tenham o apoio necessário para sempre buscarem melhores entendimentos em suas gestões.
* Dia 25 começa a vacinação contra a ‘influenza” e é bom que as pessoas fiquem alertas e procurem se vacinar. Muita gente ainda não foi para a vacina contra a Covid e que está qa disposição e então as coisas ficam ruins. É preciso que se acredite na eficácia de vacinação para a preservação de muitas doenças que por ela são evitadas. Quando as coisas ficam feias todo mundo quer correr. Então por que não correr logo e vacinar a família? Elas, as vacinas, estão ficando tão eficientes que tomá-las passa a ser obrigação.
* Certas coisas irritam e até fazem raiva. Uma delas é você ver e ler o quanto a imprensa, parte dela, se preocupa com a vida alheia, com o marido que levou chifre, com a mulher que está de olho no marido da outra e por aí vai. Isto sem contar na invasão de privacidade, com o automóvel que o artista comprou e deu para a amante, com a casa milionária de praia e por aí vai. Mas o pior mesmo é quando entra vida alheia adentro, invade a privacidade das pessoas no propósito de fazer o mal, de provocar separações e outras coisas mais. Terrível.
POR AÍ AFORA
# O ex-presidente Donald Trump vai de vento em popa em direção às urnas em novembro deste ano. E vai, definitivamente para o embate dom o atual presidente que acaba de vencer as primárias e obter a indicação dos Democratas para ser o candidato contra Trump. O negócio vai ferver, até porque as indicações de baixaria por lá, de acusações as mais diversas vão caminhar durante toda a campanha. O ex-presidente tem tudo para continuar se mostrando mal educadamente em comícios e aparições públicas, um costume que manteve também enquanto presidente.
# Após oito anos de governo socialista, Portugal caminha para a direita. Com quase 100% dos votos apurados, a coalizão conservadora Aliança Democrática (AD) aparece até o momento com 29,54% da preferência, enquanto o partido de extrema direita Chega, que entrou no Parlamento há apenas quatro anos, alcança 18%. Por sua vez, o Partido Socialista (PS), do premiê demissionário António Costa, viu seu eleitorado ser enxugado de 41% para 28,67%, logo atrás da AD, que, apesar da vitória, não terá maioria na Assembleia da República para governar sem precisar de alianças.
# O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou ao cargo na noite da última segunda-feira (11) após uma onda de violência de gangues e em meio a uma crise governamental. A informação já havia sido confirmada por Mohamed Irfaan Ali, presidente da Guiana e atual líder da Comunidade do Caribe (Caricom), em uma coletiva de imprensa organizada após um encontro na Jamaica sobre o Haiti. "Tomamos nota da demissão do primeiro-ministro Ariel Henry", declarou Irfaan Ali, destacando um "acordo de transição pacífica para um novo governo”.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas