Roberto Baia
Boa notícia
Em uma publicação nas redes sociais, o deputado federal Daniel Barbosa comunicou que o governo federal aprovou mais 100 institutos federais em todo o país. Em Alagoas, o Ifal terá novas unidades nos municípios de Mata Grande, Girau do Ponciano e Maceió.
"Fico muito feliz em saber que este governo está investindo em Educação e que a Educação está sendo levada a sério", declarou o deputado arapiraquense, ao afirmar que o presidente Lula e o ministro da Educação Camilo Santana haviam acabado de anunciar a novidade.
Cursos técnicos
No país, serão mais 140 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, proporcionando uma formação qualificada por meio do ensino e pesquisa. Ainda de acordo com o filho do prefeito Luciano Barbosa, os institutos federais "são de extrema importância, pois preparam os jovens para o mercado de trabalho".
Ações de combate
Na última segunda-feira, 11, o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, esteve reunido em Arapiraca, com comandantes de unidades e diretores de polícia para traçar ações de combate ao crime no interior do estado. Durante o encontro, os gestores debateram os dados estatísticos de municípios do interior de Alagoas, em especial dos que compõem a região Agreste. Além disso, foram estabelecidas algumas diretrizes para que sejam realizadas operações que visem desarticular organizações criminosas, bem como o cumprimento de mandados em aberto.
Reunião importante
O secretário Flávio Saraiva disse que a mesa de situação é uma importante ferramenta de integração das forças policiais, além de proporcionar que a cúpula da SSP esteja mais perto das unidades de polícia, grupamentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica que estão mais afastados da capital. Nessas reuniões, os gestores conseguem deliberar diversas ações, que são colocadas em prática de imediato.
Bons resultados
“Também fiz questão de parabenizar a todos os gestores da região pelos bons resultados alcançados nos últimos meses. O trabalho eficaz de combate ao crime e manutenção da ordem pública aqui em Arapiraca e toda a região tem contribuído para que Alagoas consiga, mês a mês, reduzir ainda mais os índices criminais. Então, reforço a importância da mesa de situação no interior do estado”, disse , Flávio Saraiva.
Vacinação antirrábica
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar na próxima terça-feira, 19, campanha anual de vacinação antirrábica para cães e gatos. A primeira etapa acontece na zona rural do município e vai se estender até o dia 17 de abril.
Sem cura
Considerada um assunto de grande importância para a saúde pública, a doença não possui cura, então a vacinação de animais domésticos é a única forma de prevenção, tornando a campanha fundamental para garantir a total segurança de todos os munícipes.
Calendário de cursos
Após capacitar mais de 2 mil servidores públicos, a Associação dos Municípios Alagoanos – AMA – segue seu calendário de cursos com um tema apropriado para 2024: fim de mandato. A abertura aconteceu nesta segunda, (dia 11) e prossegue até amanhã em parceria com órgãos de controle.
Palestrantes especialistas
Com palestrantes especialistas no assunto, o curso é voltado para gestores e servidores públicos que estão sendo orientados sobre condutas vedadas em ano eleitoral, prestação de contas, regras de transição na gestão pública, a nova lei de Licitações, Improbidade administrativa com foco na transparência pública que o ano eleitoral requer.
Parceria dos órgãos
Para o presidente Hugo Wanderley, ter a parceria dos órgãos de controle demonstra a importância que a Associação dá ao tema. “Este é o primeiro do ano e até o fim de 2024 vamos focar nessa estratégia para que a transição – para novatos e reeleitos- seja feita com qualidade e dentro das regras previstas”, acrescentou o prefeito.
... A Prefeitura da cidade de Palmeira dos Índios publicou nota na tarde da última segunda-feira, 11, defendendo a ação das autoridades no caso do tumulto no Estádio Juca Sampaio após o jogo entre o CSE e o ASA de Arapiraca.
... De acordo com a nota, o uso da força foi necessário para acabar com a confusão generalizada que se formou entre os próprios torcedores do time arapiraquense.
... Para finalizar a nota, a prefeitura afirmou que, em nenhum momento houve excessos por parte das forças de segurança da cidade.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.