Sérgio Toledo

Avenidas

Sérgio Toledo 04 de março de 2024

Avenida é uma via urbana de grande relevância em uma cidade, às vezes constituida por duas vias, de forma a permitir grande circulação de veículos. Necessariamente prescisa ser larga ou extensa.

José Fernandes de Barros Lima, natural de Passo de Camaragibe. Advogado, jornalista, escritor e político brasileiro. Empresta seu nome ao maior eixo viário de Maceió.

Durval de Góes Monteiro, nasceu em São Luiz do Quitunde, foi Magistrado. Irmão do General Góes Monteiro. Empresta seu nome ao segundo maior eixo viário de Maceió.

Duas avenidas que estão mais para rua. Não pelos nomes de seus ilustres alagoanos, porém, pelo transito caótico que proporciona para os condutores de veículos.

Primeiro a presença de vários retornos com recuo. Depois com retornos de quadra. Em seguida com semáforos a perder de vista. Mais adiante com eixos que nada aliviam. Faixas exclusivas para o transporte público, sem aumentar as faixas de rolamento normais. E assim por diante.

Ultimamente, como o pedestre é deseducado, a derrubada de uma grande passarela, para a colocação de mais um semáforo que já deu cria a outro para retorno.

E assim as avenidas vão se transformando em ruas!

Existe um projeto muito antigo para resolver os problemas das duas avenidas. São viadutos. Numa determinada época, foi tirado do papel, entretanto não foi realizado por atuação de forças estranhas.

Um viaduto que iria da avenida Rotary até o antigo supermercado Bompreço, e vice-versa. O outro da Caixa Econômica do Farol até a antiga ladeira da rodoviária "velha". Claro, indo e vindo. O outro viaduto foi realizado. O da rotatória da sede da antiga Polícia Rodoviária Federal.

Já está em tempo da Prefeitura Municipal de Maceió atualizar e levar adiante o projeto de viadutos e minorar os transtornos para quem circula pelas avenidas citadas. Sendo curioso, cito que poderiam até serem passagens de níveis, menos onerosas e mais rápidas de realização.