Roberto Baia
Rompimento político
Com as eleições municipais se aproximando, os prefeitos e ex-gestores saem em busca de apoio ou “abandonam o barco”. Em Belo Monte, cidade localizada no alto Sertão de Alagoas, o prefeito Dalminho e o vice-prefeito Avaninho Feitosa (irmão de Dalminho), que marchariam ao lado do deputado estadual Antônio Albuquerque nas eleições de 2024, romperam com o deputado.
Outra parceria
Pessoas ligadas ao grupo de Antônio Alburquerque naquela cidade confirmaram o desligamento do grupo de AA com o ex-prefeito, Avanio Feitosa, padrasto de Dalminho e pai de Avaninho.
Segundos relatos, Avanio já confirmou parceria com Isnaldo Bulhões e com os Calheiros. Ainda de acordo com informações, recentemente Avanio esteve reunido com Isnaldo para traçar os caminhos políticos da gestão municipal.
Estava insatisfeito
Ainda de acordo com fontes, o deputado estadual já estava insatisfeito com algumas ações da gestão atual e com as lideranças políticas da situação na Câmara de Vereadores. Agora aliado aos vereadores de oposição, Antônio Albuquerque busca um nome para enfrentar Dalminho na cidade sertaneja.
Denúncia de nepotismo
O Ministério Público de Alagoas instaurou procedimento preparatório de inquérito civil na sexta-feira, 1, para apurar denúncia de nepotismo contra o prefeito de São Sebastião, Zé Pacheco. De acordo com a portaria, a neta do prefeito teria sido contratada para assumir a Procuradoria do Instituto de Previdência e Amparo Municipal (IPAM).
Sem qualificação
De acordo com a promotora de Justiça Shanya Espíndola, além do parentesco direto com o chefe do Poder Executivo, a denúncia indica que a profissional não teria a qualificação necessária para assumir o cargo, tendo em vista ter se formado recentemente no curso Direito.
Sem êxito
“A prática de nepotismo, quando constatada, viola as garantias constitucionais de impessoalidade, que são próprios à administração pública, pois privilegia as relações de parentesco em vez da capacidade técnica. Por esse motivo, o MPAL está apurando o caso”, explicou Shanya Espíndola.
Ainda de acordo com a promotora, o MPAL tentou informações junto à Prefeitura de São Sebastião por meio da instauração de uma notícia de fato, mas não obteve êxito, o que motivou o inquérito civil.
Projetos conjuntos
Em recente reunião entre o pré-candidato a prefeito de Limoeiro de Anadia, Valmir Filho, e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, sinaliza um futuro promissor para ambas as cidades. Eles discutiram a implementação de projetos conjuntos que podem alavancar a economia de Limoeiro, utilizando como referência o modelo de sucesso de Arapiraca.
Investimentos e implementação
Arapiraca tem muito a somar com Limoeiro, compartilhando conhecimentos em áreas vitais como gestão pública eficiente, atração de investimentos e implementação de tecnologias sustentáveis. Essa colaboração pode significar um divisor de águas para Limoeiro, que tem a chance de reverter o quadro atual e se posicionar como uma nova promessa de desenvolvimento no estado de Alagoas.
Experiência e estratégias
Essa possibilidade de união entre as duas cidades é um marco no compromisso com o progresso compartilhado, onde o sucesso de uma contribui para o avanço da outra. Arapiraca, com sua trajetória de crescimento, tem muito a oferecer em termos de experiência e estratégias de desenvolvimento. Limoeiro de Anadia, por sua vez, está pronto para absorver essas lições e trilhar seu próprio caminho rumo à transformação econômica e social.
Foi preso
Um homem de 38 anos, acusado de integrar uma organização criminosa que pratica roubos a bancos em Pernambuco, foi preso na última quinta-feira, 29, na residência onde mora com a família, em Arapiraca. No local, foram apreendidos celulares, relógios e um drone que seria utilizado nos crimes.
A prisão foi efetuada numa ação conjunta da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), por meio da Seção de Roubo a Banco com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Pernambuco, em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de furto qualificado.
... O prefeito Luciano Barbosa assinou na sexta-feira, 1, no Centro Administrativo Antônio Rocha, a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de diversas ruas no bairro Canafístula.
... A obra irá contemplar cinco ruas da comunidade com asfalto, drenagem superficial e profunda, meio-fio e calçada; sinalização vertical e horizontal; 948 metros de drenagem em tubos PEAD; e 6886,9 metros quadrados de asfalto. No total, será aproximadamente 1400 metros de ruas asfaltadas.
... A solenidade contou com a presença de representantes do Poder Legislativo, secretários e lideranças comunitárias da região contemplada com mais este avanço.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.