Edmilson Teixeira

Endividados

Edmilson Teixeira 27 de fevereiro de 2024

Os dados do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian mostraram que, no Nordeste do país, do acumulado de dívidas das companhias que foram negativadas em outubro de 2023, 6 em cada 10 (60,7%) foram regularizadas em até 60 dias. O Piauí registrou o maior percentual de pagamentos da localidade (73,6%). Já Alagoas teve o menor, com apenas 44,2 %.

Animado


No calor do apoio da oposição, o advogado Klevinho surge como figura promissora para disputar a Prefeitura da histórica cidade de Porto Calvo. A prefeita Eronita Sposito tem levado seu governo com alguns problemas de acusações, sobretudo por parte de vereadores que são contra seu estilo de administrar. Klevinho é filho do atual vereador Aldir Siqueira (MDB).

Cultura no Vale do Paraíba


Em parceria com o CESMAC, é que a Prefeitura de Quebrangulo está se articulando, a fim de transformar a casa onde nasceu seu mais ilustre filho, o escritor Graciliano Ramos, num Centro Cultural do município. Dentro do projeto, toda a casa será restaurada, sobretudo com seu padrão original. Arquitetos do próprio CESMAC estão atuando no acompanhamento do processo de restauração.

Tara política


Mesmo enfrentando problemas de saúde e se aproximando de seus 82 anos de vida, desses, 54 na política, o prefeito da Barra de São Miguel, Biu de Lira (PP) disse que não abre mão de ir para sua reeleição. O gestor destaca seu trabalho nesses últimos três anos, incluindo investimentos no turismo, a chegada de uma empresa para fabricação de produtos do coco e obras de saneamento básico. Tem como adversário seu atual vice, Floriano que entra com apoio do MDB.

Inovação


Na esperança de manter a Prefeitura por mais quatro anos em suas mãos, é que o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cézar, vem articulando para valer no nome de sua tia, Júlia Silva, que já ganhou o epíteto político de Tia Júlia. Na semana passada JC resolveu levar a tia até Brasília para uma estadia de três dois dias percorrendo ministérios e parte da bancada alagoana.

Aprovada


“A viagem foi um teste para a Tia Júlia” disse o sobrinho, JC, dando conta que ela leva jeito. É bom lembrar, que a novata política assumiu há poucos dias a Secretaria de Educação do município, justamente para ganhar visibilidade no mercado eleitoral de Palmeira dos Índios. “Comunicativa e carismática, a escolhida do prefeito Júlio Cezar para sua sucessão mostrou desenvoltura e habilidade durante os encontros com grandes caciques políticos em Brasília”, comentou o presidente da Carpil, Luciano Monteiro. que também fazia parte da delegação de JC na capital federal.

Levantamento


Conforme o IBGE, Maceió no ano passado registrou um fato interessante no mercado de trabalho. É que mais da metade dos postos de trabalho criados na cidade foram ocupados por mulheres. O número representa 50,28% das 13.561 carteiras assinadas na capital alagoana, superando a média nacional de 43,33%. Ainda segundo a pesquisa, Maceió também foi responsável pela maioria dos empregos criados no Estado (quase 60%).

Festa no interior


No último sábado no sertão alagoano foi inaugurada a Sede e Espaço de Produção do Projeto Quituteiras do Quilombo Gameleiro, em Olho d’Água das Flores. O evento, de iniciativa das mulheres da comunidade Gameleiro, envolveu apresentações artísticas e promoveu a degustação de uma série de delícias produzidas pelas mãos de trabalhadoras residentes naquele Quilombo.

Ação conjunta


Entre os 25 milhões de estudantes de todo o Brasil que serão orientados em mais de 102 mil unidades públicas de ensino, para o enfrentamento das arboviroses, 2.066 serão de Alagoas. A ação consiste na conscientização sobre o aumento de casos de dengue no País, pois o governo federal projetou para uma mobilização nas escolas contra o mosquito Aedes aegypti. Além de chamar e sensibilizar estados e municípios.

Planejamento


A ação também faz parte da retomada do Programa Saúde na Escola, reestruturado no ano passado, pois marca a união de esforços dos Ministérios da Saúde e da Educação, ressaltando a urgência de combater o mosquito. Na verdade serão 20 semanas de atividades e engajamento das comunidades escolares

Parceria


Quem esteve na última semana na capital potiguar em busca de conhecimento para o nosso Estado, foi uma equipe de técnicos da Sesau/AL. Pois em Natal eles fizeram uma série de visitas em busca de novas tecnologias para implantá-las no SUS de AL. A comitiva esteve até no Laboratório de Inovação Tecnológica do Hospital Universitário Onofre Lopes. O órgão é o primeiro instalado em um hospital brasileiro com o objetivo de promover a inovação tecnológica em saúde, atuando em três linhas de ação: gestão, assistência e educação.