Roberto Baia
Lagoa da Canoa
Na última terça-feira, 20, uma mulher gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais afirmando que foi destratada por uma servidora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade de Lagoa da Canoa, no Agreste Alagoano. No vídeo, a mulher denúncia que foi ao CRAS para recadastrar os dados do Bolsa Família. A jovem revelou que tem quatro filhos e por isso foi alvo das críticas da servidora do CRAS, que também seria fotógrafa da prefeita Tainá Veiga.
Foi humilhada
A servidora disse a mulher que “quando ela não tiver mais o benefício do Bolsa Família, os filhos vão para Cracolândia”.
"Enquanto tiver o Bolsa Família está bom, quando não tiver mais o Bolsa Família você vai pegar os seus filhos e vai para a Cracolândia", teria dito a funcionária do CRAS, ao completar que a jovem iria ao local, conhecido como ponto de tráfico de drogas, para ser pedinte.
Repercutiu nas redes
Após a repercussão do vídeo, a prefeitura de Lagoa da Canoa emitiu um comunicado afirmando que teria afastado a servidora do quadro de funcionários do município, até que o caso seja oficialmente apurado.
“A Prefeitura repudia todo e qualquer ato desta natureza, uma vez que independente do grau de intimidade entre ambas, os nossos servidores são treinados e orientados para tratar todo e qualquer cidadão de forma igualitária, primando sempre pela atenção e pelo respeito acima de tudo", disse parte da nota da Prefeitura.
Hospital Regional
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, visitou na terça-feira, 20, as obras do Hospital Regional do Médio Sertão (HRMS). A unidade hospitalar beneficiará 158 mil habitantes dos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca, além de Palmeira dos Índios, onde está sendo erguida. O secretário estava acompanhado na visita do secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, e do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia,
Hospital Regional 2
Dividido em dois pavimentos, o hospital contará com 123 leitos, divididos nas áreas de clínica médica, pediatria, maternidade, urgência e emergência na porta de entrada, UTI adulto e UTIs pediátrica e cirúrgica. A unidade também possuirá um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas, atendendo à demanda da região do Médio Sertão, evitando o deslocamento para os hospitais da capital e de Arapiraca.
Oportunidade
Foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para o curso de especialização em Economia e Políticas Públicas do Semiárido. Esta é a primeira pós-graduação da Unidade de Santana do Ipanema, ligada ao Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). São 25 vagas e o objetivo do curso é complementar a formação de nível superior, especialmente de egressos de cursos da área de gestão, tais como: Economia, Contabilidade, Administração e Administração Pública e áreas afins.
Atuação profissional
Segundo o professor Anderson Santos, um dos coordenadores do curso, a ideia é que os estudantes possam aperfeiçoar sua atuação profissional no semiárido nordestino, tanto na gestão pública quanto em empresas privadas próprias, rurais, MEIs ou enquanto trabalhador e instituições do terceiro setor.
Inscrições online
Para participar da seleção, basta realizar inscrição na página do Sigaa e enviar a documentação solicitada em formato PDF. O resultado será divulgado em 26 de março, e as matrículas acontecem de 1º a 4 de abril. A seleção será feita de maneira virtual, com base na análise curricular, na carta de intenções e no currículo. O curso acontece preponderantemente de forma presencial, às sextas (noite) e sábados (manhã e tarde) a partir de 26 de abril de 2024.
Operação no Sertão
Na última terça-feira, 20, Militares do Pelotão de Operações Especiais (PELOPES), que atuam em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, realizaram uma operação bem-sucedida que resultou na prisão de Jailson Soares dos Santos, de 26 anos, acusado de homicídio em Arapiraca.
Alvo da ação
A ação ocorreu por volta das 16h20, na Rua Vereador João Dantas Feitosa, no bairro Palmeirão e, de acordo com informações da polícia, a guarnição estava em patrulhamento quando iniciou abordagens na região.
Durante uma dessas abordagens, Jailson Soares dos Santos foi identificado como alvo da ação policial. Uma consulta rápida no Infoseg/Sistema Policial revelou que existiam dois mandados de prisão em aberto contra ele, expedidos pela 5ª Comarca de Arapiraca.
... A construção de novas escolas, centros de educação infantil (creches) e espaços para a prática de atividades esportivas e culturais faz o município de Arapiraca avançar em sua rede de proteção à juventude.
... Somente no ano passado, a gestão do prefeito Luciano Barbosa entregou 12 unidades de ensino e 15 ginásios poliesportivos, além de quadras e campos de futebol society na cidade e em bairros periféricos.
... Outras ações como a construção de espaços de convívio urbano promovem encontros familiares e a interação entre os moradores e o lazer de crianças, adultos e idosos em diferentes pontos da cidade e povoados.
Roberto Baia
Sobre
Formado em Jornalismo pela UFAL em 1987, também é radialista. Trabalhou nos extintos Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas. É editor do Jornal de Arapiraca e colunista da Tribuna Independente e semanário Extra.