Roberto Baia

Comemorou nas redes

Roberto Baia 20 de fevereiro de 2024
Comemorou nas redes
Daniel Barbosa - Foto: Cortesia

Em uma publicação nas redes sociais, o deputado federal Daniel Barbosa (PP) para comemorou a criação do FIES Social. O mais novo programa social do Governo Federal garante o financiamento de 100% da faculdade de alunos de baixa renda. Atualmente, o FIES financia uma parte do curso e a outra parte precisa ser paga em forma de mensalidade à instituição de curso superior, ainda durante a graduação. O percentual do financiamento varia conforme a renda do estudante.

De acordo com O Ministério da Educação, o Fies Social pretende atender às necessidades dos estudantes de baixa renda e cumprir um papel transformador na sociedade.

Educação mais democrática


A nova versão do programa integra o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e passa a valer a partir do segundo semestre.

"O Fies Social vai garantir que estudantes de baixíssima renda, ou seja, que ganham até meio salário mínimo, possam ter o acesso à universidade 100% financiado pelo governo, garantindo uma educação mais democrática através da inclusão", disse o deputado arapiraquense.

Palmeira dos Índios


No último sábado, 17, em uma publicação nas redes sociais, o governador Paulo Dantas informou que o Hospital Regional do Médio Sertão em Palmeira dos Índios será entregue até o dia 31 de julho deste ano.

A projeção é que o Hospital seja uma referência no atendimento médico da região, com 123 leitos que devem atender 158 mil pessoas em 8 municípios. A ordem de serviço para retomada das obras foi assinada em novembro de 2023 pelo governador.

Impedidos de entrar

Mais uma vez, os vereadores de oposição e agentes da guarda municipal de Atalaia protagonizaram uma confusão na cidade de Atalaia. De acordo com informações dos parlamentares, os agentes da guarda teriam agido com truculência e impedido de acessar a Prefeitura da cidade.

Este é o segundo momento de confusão entre os vereadores e os agentes de segurança municipal, na confusão anterior, a polícia foi acionada para acalmar os ânimos aflorados.

Bate-boca


Nesta semana, o bate-boca ocorreu na frente do Executivo Municipal, e envolveu os parlamentares Maurício Tenório, Marcos Rebolo e Anderson, quando, inclusive, um dos guardas afirmou que eles estavam apenas cumprindo ordens e que "são polícia, se houver desacato".

Irregularidades em doações


O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Delmiro Gouveia, ajuizou ação civil pública com pedido de tutela de urgência em face daquele município, apontando irregularidades em doações de terrenos localizados no Distrito Industrial, conhecido como “Arredores do Polo Comercial”, feitas por ex-prefeitos.

A ação, inicialmente, investigava nove terrenos, mas aos autos foram anexadas informações da existência de mais 28. O pedido é para que eles sejam devolvidos ao patrimônio público no prazo de 90 dias. As denúncias foram feitas em 2020 e após diversas diligências resultaram na Ação Civil Pública.

Espaço geográfico


Os promotores de Justiça Dênis Guimarães de Oliveira e Frederico Monteiro afirmam que, ao todo, foram lavrados 43 registros cartorários em total desalinhamento com o espaço geográfico e com os registros imobiliários da Prefeitura. Além disso, no processo de doação , o terreno vizinho ao Corpo de Bombeiros Militar teria sido doado simultaneamente a três pessoas ficando o Cinetran com 11.982,21m², a Carajás com 38.110,55m² e o Auto Posto da Pedra com 20.135,12m².

Registro imobiliário

A disparidade se dá na observância às referências. Nos registros cartorários, como mencionado, existem 43 imóveis, no registro imobiliário na Prefeitura são 81 e no espaço geográfico diz que existem 17 terrenos murados, incluindo as unidades da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e o Hospital Regional.

Diante da incoerência na documentação apresentada pelos beneficiários, as Promotorias de Justiça fizeram vistoria in loco e aos autos foi juntada a planta baixa oficial do complexo, além de imagens aéreas.

Autorização de jogo


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou, na última sexta-feira, 16, o jogo do Campeonato Brasileiro para serem realizados no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, o Fumeirão, em Arapiraca.

Com o atestado, comprovando a aptidão do Estádio Municipal, o primeiro jogo pela Copa do Brasil 2024 será realizado na próxima quarta-feira (28), entre ASA (AL) e Internacional (RS), às 20h.

Condições aptas


O secretário de Esporte de Arapiraca, Josenildo Souza, afirmou que a autorização da CBF declara, definitivamente, as condições aptas e necessárias para a realização de jogos pelo Campeonato Brasileiro.

“Até a divulgação da autorização do Municipal, a CBF informava que o local estava ainda a ser definido e agora temos a certeza de que este jogo do ASA com o Internacional será aqui em Arapiraca”, declarou Josenildo Souza.


... Foi preso em Arapiraca, um homem de 51 anos, por ter participado de um estupro coletivo que resultou na morte de uma idosa de 75 anos em Santana do Ipanema, em julho de 2000.

... De acordo com informações, a prisão foi realizada pela Delegacia Regional de Santana do Ipanema e pela Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL) na última sexta-feira, 16, mas a informação foi divulgada pela Polícia Civil apenas nesta segunda, 19.

... A delegada Daniella Andrade informou que a vítima se chamava Maria Izidia da Silva. A idosa foi encontrada boiando às margens do Rio Ipanema e apresentava sangramento nas partes íntimas.