Edmilson Teixeira

Abriu do pau

Edmilson Teixeira 20 de fevereiro de 2024

O deputado estadual Bruno Toledo conseguiu desarticular um sonho do prefeito de Capela, Adelminho Moreira (MDB). O prefeito visava lançar sua esposa Lícia, como candidata a prefeita de Cajueiro, fato que há mais de um ano ele vinha investindo politicamente no nome da esposa, sobretudo agregando fortes lideranças da oposição cajueirense, a fim de impedir que a prefeita Lucila Toledo (mãe de Bruno) fosse reeleita.

Conversa de pé de orelha


Fontes nos afirmam que Bruno Toledo pediu reforço do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor para um encontro com o prefeito capelense, Adelminho. Pois foi dessa reunião entre os três, que o fogo do prefeito que não vai para a reeleição em Capela, se apagou. “Certamente a vantagem foi compensadora ao ponto do Adelminho tomar essa medida; até porque a Lícia Calheiros já despontava como grande favorita para vencer a eleição em Cajueiro, principalmente pelo fracasso da administração da Lucila ” disse um aliado do próprio Adelminho a nossa Coluna.

Digno de elogios


Em Capela, a administração de Adelminho tem sido motivo de muito orgulho para o povo capelense, fato que até os opositores reconhecem. Recentes, pesquisas apontam mais de 90% de aprovação. O município ganhou um potencial desenvolvimento nesses últimos sete anos como coisa nunca vista administrativamente por lá. O secretário de Governo, Tiago Medeiros, é a bola da vez, apoiado por Adelminho, para sucedê-lo no trono da Prefeitura.

Cooperativa


Seguem até o dia 1º de março, abertas as inscrições de um curso gratuito direcionado a servidores públicos, gestores de cooperativas e a sociedade em geral. A iniciativa é da UNEAL que abriu processo seletivo para o ingresso no curso de especialização em Gestão de Cooperativas. O curso visa desenvolver a visão estratégica e despertar o posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas, estimulando à adoção de práticas de governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo.

Saneamento nordestino


No Brasil, o Nordeste lidera as regiões onde a população mais sofre com a falta dos serviços — são mais de 40 milhões de pessoas ou 39,5% do total da população em privação de saneamento. No País, mais de 100 milhões de pessoas vivem privadas de serviços de saneamento, de acordo com estudo do Trata Brasil. O levantamento foi realizado em 2022.

Deve sobrar pra todos


A incidência do Imposto Seletivo sobre a extração de petróleo — prevista na reforma tributária — vai encarecer não apenas o preço de derivados, como a gasolina e o diesel, mas, também, de diversos produtos que têm no combustível matéria-prima importante para sua fabricação. É o que destacam representantes do setor produtivo que acompanham a regulamentação do novo sistema de cobrança de impostos.

Aos endividados


Dados mostram que oito em cada dez brasileiros estão endividados — A situação é alarmante e foi concluída em dezembro passado pelo relatório Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência. Um terço das famílias têm dívidas em atraso. Para tentar mudar esse cenário e aumentar o número de famílias com o “nome limpo”, o governo federal – que criou o programa Desenrola de renegociação de dívidas — agora, por meio de uma parceria com a Serasa, quer expandir o acesso dos endividados ao programa.

Comemoração


A Prefeitura de Maceió está vibrante com o incentivo de sua campanha do IPTU deste ano. É que mais de 50 mil contribuintes aproveitaram o desconto de 15% no Imposto. O abatimento no imposto foi um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do país e o maior oferecido entre as capitais do Nordeste. A Sefaz aponta que houve um aumento de 13% na adesão à primeira cota única em relação a 2023.

Bronca pesada


Por meio de denúncia foi que o MP/AL resolveu agora investir na apuração de um escandaloso procedimento administrativo efetuado pela pobre Prefeitura de Feira Grande. A bronca é sobre a contratação do padre Chrystian Shankar para um treinamento entre os dias 23 e 24 de janeiro deste ano, destinado aos profissionais da Educação do Município. Simplesmente o órgão público pagou ao religioso de fama nacional, o valor de 450 mil. Para início de conversa a empresa contratada, RM Fernandes LTDA, com sede em Curitiba/PR, é tida como fantasma terceirizada por um empresário “laranja”.

Saúde para o Agreste


No embalo deste ano eleitoral, foi que no último sábado em suas redes sociais o governador Paulo Dantas entrou em contato com o prefeito de Palmeira, Júlio Cezar, dando conta de depois de uma reunião com o secretário da Saúde, Gustavo Pontes, agendou para o dia 31 julho, a inauguração do Hospital Regional do Médio Sertão. “Quero dar esta boa notícia ao meu amigo Júlio Cezar, que vai ficar muito feliz com este compromisso que nós estamos fazendo” disse.

Queima total de dinheiro


As pobres Prefeituras alagoanas deitaram e rolaram neste Carnaval com o dinheiro público investido em contratações de artistas de alto valor financeiro. E como se não bastasse, a de Major Izidoro contratou para o próximo domingo, 25, o famoso cantor baiano Bell Marques. O artista que deve abocanhar no mínimo 300 mil reais estará em cima de trio elétrico comandando o arrastão do bloco Poca Tênis. O prefeito Theobaldo Cintra é irmão da Primeira Dama de Alagoas, Marina Dantas