Roberto Baia

De volta

Roberto Baia 16 de fevereiro de 2024
De volta
Vereador Douglas Simões - Foto: Divulgação

Após decisão proferida pela a 3º Câmara Civil, o vereador da cidade de Feliz Deserto, Douglas Simões (DEM), voltará ao cargo. A decisão proferida no último dia 8, a Câmara reconheceu a nulidade da cassação do mandato do vereador e por unanimidade determinou que o parlamentar deverá voltar ao cargo no Legislativo Municipal.

A decisão será encaminhada à presidência da Câmara de Feliz Deserto, que tem 42 horas, após o recebimento do ofício, para realizar uma sessão ordinária para empossar Douglas Simões no cargo.

Quebra de decoro


O vereador teve o mandado cassado no dia 6 de junho de 2022, ao ser acusado de quebra de decoro parlamentar. Em um parlamento com 9 vereadores, Douglas Simões teve sete votos favoráveis pela cassação de seu mandato, um voto contrário e uma abstenção.

Requerimento negado

Iniciado em junho de 2022, o processo de quebra de decoro parlamentar ocorreu a pedido do vereador Gil dos Pontes (PP), após uma sessão conturbada na Câmara de Vereadores, a qual Douglas Castro Simões tentou realizar um requerimento verbal, indo de encontro a determinação da Casa, que só aceita entrega de requerimento por escrito. Ao ter a discussão do requerimento negado, Douglas Simões teria proferido: “meu requerimento verbal não foi nem discutido, isso é uma grande palhaçada”.

Apoio importante


Os pequenos e médios produtores de abacaxi de Arapiraca receberam cinco tratores para o preparo do solo, com o início da safra de 2024.

O apoio técnico está sendo disponibilizado, desde a semana passada, pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com as ações do Programa Terra Pronta.

Produtores rurais


Lançado em abril do ano passado, pelo prefeito Luciano Barbosa, o programa já atendeu 1.110 agricultores familiares do município, com a aragem de 7.320 tarefas de terras até dezembro de 2023.

O Terra Pronta é realizado em parceria com a União das Associações de Moradores do Agreste Alagoano (UNAMAA) e tem o propósito de atender os produtores rurais que possuem até dez tarefas de terra para o plantio de várias culturas, dinamizar e fortalecer a agricultura familiar em Arapiraca.

Plantio anual


Segundo revela o secretário de Desenvolvimento Rural, Genivaldo Oliveira, as primeiras ações do Terra Pronta em 2024 estão sendo iniciadas com o apoio aos produtores de abacaxi.

“O plantio anual é iniciado nos meses de janeiro, fevereiro e março, com aração e o preparo do solo. O prefeito Luciano Barbosa determinou todo o apoio necessário para que os produtores de abacaxi tenham as condições de colher uma grande safra este ano”, salientou o secretário. (Com Assessoira).

Em Batalha


Agentes do Núcleo de Investigação Especial (NIESP), da Delegacia Geral da Polícia Civil, comandados pelo delegado Daniel Mayer, prenderam ontem, um homem, de 52 anos, condenado a 14 anos de prisão por estuprar a própria filha. A jovem com deficiência mental tinha 14 anos na época.

Foi preso

A prisão aconteceu na Rua Alto São Jorge, bairro São Francisco, na cidade de Batalha, onde o acusado residia, atualmente. O crime ocorreu no ano de 2014, sendo a prisão determinada pelo Vara do Único Ofício da Comarca daquela cidade do Sertão alagoano.
Com a prisão, o condenado foi encaminhado para o sistema prisional para o cumprimento da pena.

Oportunidade


Segundo a empresa Decolar, Maceió está consolidada no cenário nacional como o destino mais procurado para o Carnaval. Com oportunidade profissional na área, o Senac Alagoas e a Setur (Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas) se uniram para fortalecer a Escola de Turismo, programa que surgiu para atender a uma demanda do próprio trade turístico local e levar qualificação aos alagoanos. Cursos estão sendo ofertados em Arapiraca e Maceió.

Inscrições presencias

Para se inscrever nos cursos, é preciso ir até as Centrais de Atendimento do Senac – CEP Carlos Milito (Unidade Senac Poço), em Maceió, ou CEP Arapiraca; até o dia 8 de março (dependendo do curso escolhido), com RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e autodeclaração de renda. No caso da inscrição ser em um curso de aperfeiçoamento, também é preciso apresentar o certificado ou declaração que ateste a conclusão do curso Técnico em Guia de Turismo, ou a Credencial da CADASTUR, comprovando a habilitação como Guia de Turismo.



... Os candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado que ainda não pagaram a taxa de inscrição têm até está sexta-feira, 16, para quitarem a Guia de Recolhimento da União (GRU).


... O pagamento, no valor de R$ 90 para os cargos de nível superior e de R$ 60 para os de nível médio, pode ser feito em banco, ou pelo PIX, com o uso do QR Code.


... Com o período de inscrição encerrado no último dia 9, o “Enem dos concursos” teve 2,65 milhões de candidatos cadastrados, dos quais, 1,28 milhão ainda precisavam pagar a taxa para confirmar a participação no processo seletivo.