Bartpapo com Geraldo Câmara
O FUTURO A DEUS PERTENCE
Tenho certeza de que Deus não quer carregar tudo sozinho. Tenho convicção de que em se tratando de construção de futuro Ele quer que nós tenhamos uma enorme responsabilidade com este tema em nossas vidas e que façamos de tudo para que o futuro seja bom, seja de paz, seja de produtividade.
Muito fácil não fazer força, deixar que as coisas aconteçam e sempre dizer que Deus quis assim. Não é por aí. Nascemos e fomos criados para termos discernimento, personalidade, possibilidade de analisar o que é bom e o que é ruim para nossas vidas, para o que nos cerca, para o mundo de um modo geral. Somos seres inteligentes agraciados com a possibilidade de autodiscernimento e de escolhas pensadas para que a vida siga em rumos corretos.
O que precisamos? Evidentemente traçar rumos que, enquanto crianças normalmente são traçados pelos nossos pais, pelos desejos deles de nos verem com boa formação. Depois gradativamente vamos escolhendo coisas, rumos profissões. Ou não. Na verdade é na infância e na juventude que vamos escolhendo nossos caminhos e já o sabemos que a palavra futuro está absolutamente ligada à educação, algo que continua totalmente falho em nosso país e que, sem ela, quase se torna impossível pensar em futuro. Pelo menos em futuro lógico e racional. É exatamente aí que entra a principal função dos governos que têm a obrigação de dar a educação para todos e sem exceção. Não se pode discutir futuro sem isso. Educação de um lado e saúde do outro. Dois componentes absolutamente necessários nesta plantação. Evidentemente porque nascemos como uma sementinha e vamos crescendo alimentados pelas boas coisas necessárias para o desenvolvimento.
E aí também passamos pelo desenvolvimento e pelo crescimento de nossos países. Pela organização, pelo entendimento entre os povos, pela busca incessante pela paz essa tão desejada e que há milênios nos ameaça com futuro destruidor. Impressionante como os povos são beligerantes por mais pacíficos que sejam. Sempre haverá uma disputa, seja por domínios, seja por terras, por conceitos e até por preconceitos. É preciso que as coisas aconteçam de uma maneira mais civilizada para que se vá conquistando o futuro com objetivos pacíficos e modernistas e não com destruições e com derrotas que levem ao atraso.
Estaremos sempre em evolução, disso não tenho dúvida. Vemos o mundo crescendo, vemos as pessoas querendo descobrir outros planetas, vemos um mundo cego por conquistas megalômanas mas não vemos as preocupações com as coisas mais comezinhas de que necessitamos. Vemos a fome espalhada por aí, a falta de água potável, as crianças morrendo em algumas partes desse nosso Brasil e do mundo, uma enorme vontade dos cientistas a buscar soluções para as doenças mais graves, mas também vemos o desespero da indústria farmacêutica impedindo certos avanços e promovendo o leilão da vida.
Isto tudo é muito ruim. Isto e muito, mas muito mais que não cabe no tamanho deste artigo. Importante é ver, saber, analisar e constatar que o futuro chegará ou não. Com a ajuda de Deus sim, mas nos pertence. Precisamos apenas aprender a construí-lo.
FOTONOTAS
DANÚBIO LACERDA– Este meu querido amigo tem sabedoria, muita garra e uma bela energia de vida, não tivesse passado boa parte de sua vida na antiga CEAL. Danúbio é dessas figuras agradabilíssimas que deixa o amigo sempre à vontade. Dotado do espírito artístico dá show com sua incrível coleção de saxes que o acompanha para onde quer que vá e se der sopa ou um pequeno convite já está extraindo os sons dos quais, Danúbio, estou com saudades. Não se pode deixar os amigos muito tempo sem sua arte.
TUTMÉS AIRAN – Gente boa. De excelente cepa como diriam os mais antigos que eu. Com uma belíssima formação jurídica este desembargador deixou de lado as reverências a que tem direito para mostrar sua simplicidade dentro e fora da função. Conheço Tutmés desde os tempos em que era Secretário de Ressocialização no governo Ronaldo Lessa. E desde então mostrou sua garra em fazer direito e direito. Os presos da época já teriam um tratamento totalmente diferenciado. Um abraço ao simpático amigo Tutmés Airan
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
O mundo está tão violentamente transtornado que se a gente parar é capaz de senti-lo tremer a nossos pés.
ALERTAS DO DIA
* Fugi do carnaval. Fugimos. E minha querida Vanessa. Sair do burburinho já que estou tratando de saúde também. E resolvemos ir para um lugar onde não houvesse o dito cujo. Escolhemos Garanhuns. Cento e sessenta quilômetros apenas daqui e lá fomos nós, inclusive com a perspectiva de um clima mais ameno já que Maceió estava e está impossível com o calor. Acertamos em cheio. A cidade estava com a temperatura média de 22º e à noite ainda baixava um pouco deixando-nos absolutamente confortáveis. Bom demais
* A grande atração, acabei não indo com medo de muita gente porque estava com problemas nos pés, foi o Festival de Jazz que reuniu as mais expressivas pessoas do gênero, inclusive com Baygon e o Maestro Almir Medeiros e muitos outros artistas daqui de Maceió. Isso é muito bom porque divulga de maneira plena a nossa arte e esse povo maravilhoso que sabe difundi-la de maneira perfeita. Sem carnaval, mas com muita coisa pra se ver escolhi bem a pernambucana cidade de Garanhuns.
* Dentre essas coisas boas e diferentes o Castelo de João Capão, um castelinho mesmo construído por um sertanejo já falecido que tinha este sonho de fazê-lo e na sua cidade. Interessante. As filhas hoje tomam conta e no salão principal tem um trono, as pessoas vestem um manto de rei ou rainha e tiram fotografias de lembrança. Nada extraordinário mas é uma atração que já é folclórica e a criatividade do velho João Capão é reverenciada na cidade de Garanhuns.
* Às vezes, ali em Garanhuns você tem a impressão de estar em uma cidade europeia ou mesmo na Serra Gaúcha, Gramado ou o que o valha. |Isto acontece nos bares específicos quando são servidas boas sopas, cafés especiais e muito chocolate quente. Importante é sabermos que aqui tão pertinho de nós existe uma cidade tão acolhedora e já com 240 mil habitantes, progressista, com um fantástico desenvolvimento principalmente de sua bacia leiteira, além de muita produção agrícola em geral. Amamos.
POR AÍ AFORA
# E o presidente Lula não para seu périplo internacional Agora em pleno final de carnaval se mandou para o Egito buscando melhores negociações com aquele país e esperando que não vá se meter mais nas coisas da guerra porque o Egito está bem ali do lado. Deixando de lado a brincadeira acho que já está em tempo da assessoria internacional do presidente relatar ao povo brasileiro quais são as intenções de nosso presidente com essas viagens seguidas. Acho que precisamos entender o planejamento
# O convite para a visita, que celebra os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, foi feito pelo presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, durante a COP 27, na cidade de Sharm el-Sheikh, evento do qual Lula participou ainda como presidente eleito em dezembro de 2022. Então, sim, está explicado. Como no entanto a viagem é cara para os cofres da nação, tirar fruto dela nas relações comerciais deverá ser uma das metas da expedição. Certo?
# Políticos do Partido Republicano pediram a abertura de um procedimento para remover Joe Biden do cargo, com base na 25ª Emenda da Constituição, introduzida após o assassinato de John F. Kennedy para substituir o presidente dos Estados Unidos em caso de morte, destituição, renúncia ou incapacidade. O motivo são as recentes gafes do presidente, que demonstra estar esquecendo de fatos importantes sobre a própria vida e vem trocando nomes de líderes mundiais, por exemplo.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas