Roberto Baia

Agricultura familiar

Roberto Baia 09 de fevereiro de 2024
Agricultura familiar
Daniel Barbosa - Foto: Assessoria

O Deputado Daniel Barbosa (PP) esteve com o Superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas (MAPA/AL), Jorge Marques, para debater estratégias para fortalecer a agricultura e pecuária familiar. o deputado federal tem dado atenção aos projetos do Ministério em Alagoas, entre elas a indicação de Jorge para estar à frente da Superintendência e a defesa do retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Balanço de gestão

Mesmo de férias, Daniel fez questão de visitar a Superintendência regional. “Fizemos um balanço sobre a atuação do MAPA em nosso estado nesses últimos meses, desde que a nova gestão assumiu o comando da pasta, e estamos comprometidos em fortalecer cada vez mais a agricultura familiar através da atuação da superintendência regional”, disse o deputado.

Vai a júri popular

O ex-prefeito de Maribondo, Leopoldo Pedrosa, filho da atual prefeitada cidade vai a júri popular no dia 02 abril deste ano. O ex-gestor será julgado pelo assassinato do corretor de imóveis Gerson Gomes Vieira, ocorrido em 2015.

Conforme os autos, Leopoldo teria assassinado a vítima - que considerava o réu seu amigo - para não pagar uma dívida de corretagem da venda de um imóvel.

Corpo abandonado

De acordo com informações, o corpo de Gerson foi abandonado em um canavial e encontrado dias depois, em estado de decomposição. O ex-prefeito, que está utilizando tornozeleira eletrônica, já foi preso por violência doméstica, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, embriaguez ao volante e posse de documento falso. (Com cada Minuto).

Troca de farpas

Em um grupo de whatsapp, o vereador por Arapiraca Edvânio do Cangadu, e o irmão Maciel Oliveira, trocaram farpas e as conversas viralizaram. Edvânio, que venceu as eleições em 2020 pelo Avante, criticou o irmão, Maciel Oliveira - que disputou a mesma eleição pelo PSDB, mas não obteve êxito. O vereador acusou Maciel de tê-lo traído e abandonado seu mandato, após ter “aproveitado” por quase três anos.

“Cada um colhe o que planta. Quem planta traição, não se sabe o que vai colher lá na frente. Não estou falando nem de eleição, estou falando de política, e lá na frente é o eleitor quem vai julgar se a gente faz jus ao mandato ou não, se a gente merece o continuísmo ou o retrocesso”, disse o vereador em um trecho do áudio.

Suposto assedio

Já o irmão Maciel afirmou que já pagou cerca de 45 mil reais ao vereador desde que perdeu as eleições, e acusou o irmão de assediar servidores públicos indicados por ele no município a votarem em seus candidatos, sob pena de demissão da função.

“Quero que as pessoas votem por achar que eu mereço, não por pressão. Servidor público exerce a sua função e não é obrigado a votar em ninguém. Atendi pessoas com medo, que disseram que se não votasse [no Edvânio] perdia o emprego na prefeitura”, disse Marciel.

Busca de votos

Vale ressaltar que em 2020, ambos dividiram as mesmas comunidades disputando os votos para a câmara de vereadores. Maciel foi candidato pelo então “chapão da morte” do PSDB, que era o partido do prefeito Rogério Teófilo. Ele obteve 1591 votos, mas ficou apenas na segunda suplência da chapa.

Novo procurador-geral

O procurador de Justiça arapiraquense Lean Antônio Ferreira de Araújo, foi nomeado como novo procurador-geral de Justiça de Alagoas para os próximos dois anos. A oficialização da nomeação que o conduzirá ao cargo ocorreu na última terça-feira, 6, pelo governador Paulo Dantas, numa cerimônia no Palácio República dos Palmares.

A solenidade de posse acontecerá em abril próximo, quando o atual chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, encerrará o seu segundo mandato à frente da instituição.

Imposto de Renda

A Receita Federal já informou as datas estabelecidas para a entrega da Declaração do Imposto de Renda referente ao ano-base 2023.

O período de entrega da declaração começa dia 15 de março e termina em 31 de maio, mas o que muita gente ainda não sabe é que os arapiraquenses, ao declararem o Imposto de Renda (IR), podem destinar parte dele para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

Sem custo

Essa destinação não gera nenhum custo a mais para o contribuinte. Todos aqueles que realizam a declaração na modalidade completa podem contribuir, sejam aqueles que possuem imposto a receber ou aqueles que possuam imposto a pagar. A própria Receita Federal realiza o cálculo de forma automática para o contribuinte.


... Devido os dias de Carnaval, a feira livre de Arapiraca foi antecipada para está sexta-feira, 9.


... O anúncio foi feito ontem, pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.


... Além da feira, o Mercado Público também vai suspender o funcionamento na segunda e terça-feira de Carnaval. Ele reabre na quarta-feira, 14.