Edmilson Teixeira

Visão no futuro

Edmilson Teixeira 08 de fevereiro de 2024

A educação de Mata Grande está promovendo desde a última terça, a sua Jornada Pedagógica 2024, com o tema "Ensinar, Aprender e Avaliar: Outros Olhares, Novos Caminhos!". O evento que vai até amanhã, marca o início do calendário letivo, pois é direcionado para auxiliares de sala, professores, coordenadores e gestores escolares. O evento visa garantir oportunidade para os profissionais da Educação, sobretudo para que eles se atualizarem, trocarem experiências e refletirem sobre novas práticas pedagógicas

Nas grades

Na última segunda-feira em Poço das Trincheiras, sertão de AL, um elemento de 46 anos de idade, foi preso acusado de abuso sexual contra a própria filha, de apenas 12 anos de idade. A delegada que comandou a ação policial, revelou que o crime ocorreu em julho de 2022, no Povoado Várzea de Dona Joana, naquele município. O “beleza”, ao ser interrogado, disse que por ser a criança sua filha poderia fazer o que quisesse.

Ameaça


“Este homem chegou a atentar contra a vida da esposa com uma faca, ameaçando-a para que não procurasse a polícia, a fim de denunciar o estupro da menina”, afirmou a delegada.

Campanha


Como pré-candidato a disputar a Prefeitura, foi que na terça-feira desta semana, o vice-prefeito de Quebrangulo, Emanoel Cardoso, esteve, no Palácio para uma audiência com Paulo Dantas. Lá debateu as ações do Governo Estadual na município, e o governador foi enfático ao dizer que o trabalho em parceria com a Prefeitura vai continuar e que nada na região vai parar. Cardoso na semana passada se filiou no MDB de Dantas.

Em busca de estratégia


Ontem na sede do TRT/19, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador retomou suas reuniões ordinárias definindo as prioridades de atuação para 2024. O evento contou com a participação da procuradora do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) Cláudia Soares.

Proposta


Para que a atuação o Fórum alcance políticas e processos estruturantes, os membros presentes destacaram a necessidade o Estado de Alagoas e os municípios alagoanos desenvolverem planos e estratégia institucionais de combate ao trabalho infantil. A proposta é ir além das ações de conscientização da sociedade.

Ministro

A busca pelo conhecimento não encontra barreiras nem limites quando há vontade e propósito. É por isso, que a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios-CARPIL- cumpriu agenda com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na manhã desta quarta-feira (7), no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), após viajar cerca de 4 mil quilômetros.

Diálogo político

Ontem em Brasília o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela esteve com o senador Renan Calheiros. Disse que foi um dia produtivo onde traçou todo atual perfil político do município, mostrando a forma transparente e honesta como está conduzindo o atual processo pré-eleitoral. “E, claro, também apresentei a importância de termos recursos dos parlamentares que apoiamos para alguns setores fundamentais, como a Saúde, que requer atenção especial pelo volume de ações que oferecemos, como um Posto 24 hs, não apenas aberto, mas com médicos, enfermeiras, medicamentos”, disse.

Evoluindo


Entre os cinco maiores municípios de Alagoas, Maceió é o que teve o melhor resultado na Avaliação de Fluência em Leitura realizada em 2023. Isso com 55% de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no quesito leitores iniciantes e fluentes. A análise do desempenho foi feita pela Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria, a partir da Parceria pela Alfabetização em Regime em Colaboração (PARC).

Ponto de vista


A secretária de Educação, Jó Pereira, destacou que o resultado foi alcançado graças, também, ao Programa Alfabetiza Maceió. Lançado em setembro de 2021, pelo prefeito JHC, o Programa visa capacitar professores do 1º ao 5º ano, para que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa (até sete anos), apresentando plena fluência nas habilidades na leitura e escrita.

Inovação


Aqui em Alagoas, a Cooperativa Pindorama que fica em Coruripe, vem investindo no enriquecimento da vinhaça, sobretudo visando facilitar a vida dos associados em relação às despesas para a manutenção de suas lavouras de cana-de-açúcar. O composto, chamado de vinhaça enriquecida, recebe ureia e aquagel após o processo de moagem da cana.

Justificativa

“O uso de ureia e aquagel é uma medida eficaz para melhorar a nutrição da cana e promover uma maior capacidade de produção. A ureia é um fertilizante amplamente utilizado na agricultura mundial, enquanto o aquagel é um polímero com alta capacidade de absorção de água, contribuindo para o desenvolvimento das plantas” comentou o gerente agrícola da Pindorama, Danilo Wanderley,