Edmilson Teixeira

Missão rural

Edmilson Teixeira 02 de fevereiro de 2024

Uma delegação de 108 produtores rurais de seis estados do Nordeste assistidos pela a Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), partiu na quarta-feira, rumo a Cascavel, no Oeste do Paraná. O percurso da expedição engloba 8,4 mil quilômetros (ida e volta) em 13 dias. Eles vão conhecer as novidades do Show Rural Coopavel 2024. A abertura será no próximo domingo, dia 4, e vai até a sexta-feira da outra semana.

Em território baiano


E passando ontem em território baiano, a Carpil fez sua primeira visita técnica à Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas (Coopaita) em Itaberaba/BA. Os técnicos mostraram os métodos que fez a empresa ganhar destaque e conquistar mercados com suas inovações tecnológicas no processamento e comercialização de frutas frescas e desidratadas. Essa empresa atua na exportação para Portugal, por intermédio da junção de 10 cooperativas da região e do governo estadual.

Previsão


A caravana segue em direção a Cascavel/PR. Serão quatro dias de viagem para chegar ao parque tecnológico onde o evento acontece. A intenção dos líderes da Carpil é que os produtores participem no próximo domingo, às 11h, da missa de abertura do Show Rural, que terá 600 expositores. A expectativa dos organizadores é que mais de 300 mil visitantes frequentem os cinco dias do evento.

Bronca contra JHC


Artistas de Maceió pedem que a Prefeitura reabra inscrições e divulgue um novo calendário para a execução da Lei Paulo Gustavo na capital. De acordo com eles, o edital hostil, repleto de erros e com um prazo ínfimo para inscrições deixou diversos segmentos de fora, principalmente artistas que estão na margem, como periféricos e minorias. Além disso, a plataforma das inscrições, o Prosas, apresentou falhas durante toda a semana anterior ao encerramento, principalmente na reta final.

Enquanto isso...


Em Palmeira dos Índios, na quarta-feira desta semana, o prefeito Júlio Cezar (MDB) disse que assinou a ordem de pagamento de recursos da Lei Paulo Gustavo, para os agentes culturais contemplados com os editais municipais da Lei, sobretudo os que incentivam o fomento à cultura. “Ao todo, foram beneficiados 50 projetos para desenvolver e executar os seus trabalhos, impulsionando a cultura local. Parabéns a todos da Cultura”, registrou.

Visitante


O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, promove, nesta sexta-feira em Maceió, o Programa Sebrae pelo Brasil. Na oportunidade, ele vai apresentar dados inéditos apurados pela instituição que mostram o balanço da abertura de micro e pequenas empresas no Estado no ano passado. Alagoas é o 14º Estado visitado pelo programa e o primeiro de 2024. Ele vai se reunir com gestores do Sebrae AL e com representantes do poder público e outras instituições parceiras.

Dura realidade

No Brasil, onde cerca de 2 milhões de pessoas têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), a adaptação dos espaços de lazer às necessidades neuroatípicas desses indivíduos é uma realidade ainda distante. A experiência de quem vive com TEA não é frescura: apegar-se a objetos e rotinas específicas, apresentar déficit de comunicação e de interação social; além de grande sensibilidade a estímulos sensoriais, são desafios enfrentados diariamente.

Exemplo


Algumas iniciativas vêm surgindo na busca por espaços inclusivos para pessoas com TEA, mas elas ainda são poucas, se levarmos em conta a extensão de nosso País. O Instituto Jô Clemente, em São Paulo, por exemplo, promove sessões de cinema acessíveis para autistas, em salas onde o som é mais baixo e a iluminação é à meia-luz. Parques temáticos - locais cheios de estímulos sensoriais-, também já estão se adaptando. O Beto Carrero World, em SC, e o Hopi Hari, em SP, já oferecem, inclusive, descontos e gratuidades para autistas e acompanhantes.

Investimento de imagem

Vereador e presidente da Câmara de Capela/AL, Fernando Malta (MDB) tem agora um grande aliado, para reforçar seu combustível político na disputa pela Prefeitura capelense, aonde vem sendo cotado para essa missão. Trata-se do deputado estadual Alexandre Aires. Ontem por exemplo, essa dupla esteve na Secretaria de Educação do Estado, a fim de solicitar um novo ginásio de esportes para a escola estadual Edite Machado. Receberam a promessa da secretária Roseane Vasconcelos de que o pleito será atendido em breve.

Reconhecimento


“Sua luta pelas bandeiras da saúde mental, pelos direitos das mulheres e pelo futuro das crianças inspira muita gente. Você sempre foi uma referência como mulher, e agora é uma referência como deputada, e isso é motivo de alegria e gratidão para o seu pai! Continue trilhando esse caminho com o coração generoso que sempre te guiou” palavras do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), publicada ontem em suas redes sociais, sobre o aniversário de um ano de sua filha Gabi , como deputada estadual.

Conquista


Participei nesta quinta-feira, da adesão ao programa Moradia Legal em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas e a ANOREG, onde o programa possibilitará a regularização de títulos de imóveis urbanos da população mais carente do nosso município. "Brevemente também vamos buscar a regularização de títulos de terras dos imóveis rurais do nosso município, possibilitando também ao povo mais carente de nossa terra, ter seus imóveis totalmente regularizadas” palavras do Erivaldo Mandú, prefeito de Mata Grande.