T+ Claudio Bulgarelli

Santuário Ecológico Santa Tereza é a atração que mais atraiu turistas nestes dois primeiros meses de alta temporada.

T+ Claudio Bulgarelli 31 de janeiro de 2024

O local, @santuarioecosantatereza , na zona rural de Atalaia, desde que reabriu, com nova administração, além de ter se tornado na principal referência do turismo do município, acaba de conquistar o titulo da atração,com estrutura de serviço, mais visitada neste dois primeiros meses de alta temporada.

Reaberto recentemente e sob nova administração, dos irmãos Diego e Antônio Monteiro, a entrada da fazenda Santa Tereza, poucos quilômetros da rodovia BR-316, que corta o município de Atalaia, fica logo depois de uma plantação de cana de açúcar, diante de uma simples porteira, rodeada de muitas arvores, mas marca a entrada do mais belo e importante refúgio ecológico de Alagoas. Com uma estrutura bem mais moderna, barracas padronizadas, banheiros em alvenaria, amplo estacionamento e sinalização, o santuário se transformou em um dos maiores atrativos de ecoturismo em Alagoas.
São três piscinas. A principal possui trampolim, onde crianças e adultos se divertem, e barracas bem ao lado, oferecendo petiscos, lanches e refeições. A segunda tem uma grande bica, além de uma vegetação mais fechada. E a terceira, tem piscina bem menor que as outras e a menos usada. Mas o Santuário vai muito além das piscinas, já que possui uma das maiores coberturas de Mata Atlântica da região, com mais de 30 hectares de floresta e dezenas de árvores centenárias. Além disso, é possível encontrar pequenos mamíferos, répteis e muitas aves.
O santuário, que abre todos os dias, a partir das 7 da manhã, é bem bonito e a mistura do verde da mata e azul da água rende muitas fotos bonitas.