Edmilson Teixeira

Fato real

Edmilson Teixeira 27 de janeiro de 2024

Um avião em chamas, 400 kg de cocaína e um traficante foragido por três anos. Era março de 2020 quando a Polícia Federal apreendeu a aeronave, incendiada em uma pista clandestina na cidade de Tangará da Serra, no Mato Grosso. O transportador da droga fugiu pelo matagal e esteve desaparecido até o ano passado. Terminou preso, contudo, em um ambiente inusitado: o Allianz Parque, estádio do Palmeiras, na última quarta-feira.

Tecnologia


Foi o sistema de reconhecimento facial, implementado pelo Palmeiras e agora com um ano em atividade, que permitiu a identificação e notificou a polícia para cumprir o mandado de prisão em São Paulo. E ele não é o único. Retomado na última quarta-feira, com a vitória do Verdão por 3 x 2 no estádio contra a Inter de Limeira, o reconhecimento facial ajudou a identificar 48 pessoas procuradas pela Justiça, e 39 delas foram presas enquanto tentavam acessar o Allianz Parque. Esse tipo de sistema começa a funcionar a partir deste domingo no Rei Pelé, no clássico CSA x CRB.

Relação


Entre elas, o narcotraficante, preso por tráfico internacional de drogas, e pessoas condenadas por pedofilia, roubos, furtos e não pagamento de pensão. “É um serviço público muito importante que o Palmeiras está prestando para a sociedade. É um assunto relevante para o futebol. Para coibir violência, repensar a questão de torcida única” disse a presidente Leila Pereira.

Em noite inspirada


Gonzalo Mastriani tem agitado o mercado brasileiro desde o início da janela. Mas nem todo esse interesse e o desejo de sair do América/MG tirou o foco do centroavante, que precisou de 68 minutos para marcar cinco gols, nesta quinta-feira, contra o Pouso Alegre, pela rodada de abertura do Campeonato Mineiro.

Nordestão


A CBF divulgou a tabela detalhada da fase de grupos da Copa do Nordeste 2024 na noite desta quinta-feira. Os jogos vão de 3 de fevereiro a 27 de março, e a rodada inicial tem já um duelo de peso: Bahia x Sport, no dia 4, na Arena Fonte Nova. O atual campeão, Ceará, estreia contra o Juazeirense, no mesmo dia, fora de casa. O CRB estreia em Itabaiana/SE, dia 3 de fevereiro à noite contra o time da casa.

Modelo


Na 1ª fase, os clubes do Grupo A enfrentarão os do Grupo B em turno único. Classificam-se os quatro primeiros de cada um dos lados. As quartas e semifinal serão em partida única, com o clube melhor colocado como mandante. Quem vencer, passa, e empate leva aos pênaltis. Grupo A: Sport, Ceará, CRB, Vitória, Botafogo/PB, América-RN, River-PI e Maranhão. No Grupo B: Fortaleza, Bahia, Náutico, ABC, Juazeirense, Altos, Treza e, Itabaiana.

Decepção


Com facilidade o Sport venceu na quinta-feira o Maguary por 1 a 0, nos Aflitos e chegou à vice-liderança do Campeonato Pernambucano. Mesmo assim, a equipe deixou o campo sob vaias da torcida rubro-negra. Isso porque, apesar da notória superioridade técnica, o Leão criou muito pouco ofensivamente durante todo o jogo. O gol da vitória saiu no primeiro tempo, graças a uma lambança do goleiro Juliano que chutou em cima de Gustavo Coutinho, com a bola entrando no gol vazio. Três pontos, mas futebol pobre do Sport.

Clássico das multidões


O conjunto de ações envolvendo diversos órgãos públicos, resultou durante uma reunião nesta semana, para que o clássico deste domingo no Rei Pelé, entre CSA e CRB seja liberado para receber as duas torcidas. “Na verdade, destacar o trabalho conjunto feito por FAF, clubes, policias, MP, poder público, que vem sendo feito nesse sentido de diminuir a violência no futebol, o que possibilita que em Alagoas tenhamos superado esse momento de torcida única como solução do problema. Já tem um tempo que não temos ocorrências dentro do estádio”, ,comentou o presidente da FAF, Felipe Feijó.

Promessa em campo


O jovem regatiano Cristian, que se destacou com dois gols na Copa São Paulo de Júnior deste ano, está deixando Alagoas rumo a Portugal. A informação é da diretoria do CRB que acertou a ida do jogador para o Santa Clara, por empréstimo. Inicialmente, o atleta fica em Portugal por um período de seis meses, podendo ter o contrato renovado por mais um ano. . O valor da negociação ficou em € 150 mil euros, pouco mais de 800 mil reais.

Levantamento


O clássico entre CSA e CRB marcado para este domingo, às 16h, coloca os rivais frente à frente pela 524ª vez. Pelos dados levantados pelo ge, os regatianos têm 188 vitórias, contra 157 dos azulinos. Foram registrados ainda 178 empates na história do confronto. O Azulão tem menos vitórias, mas, curiosamente, fez mais gols: 635, contra 619 do Galo.

Curiosidade


O encontro de domingo pode ser o único clássico de 2024, uma vez que as equipes não irão se encontrar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Nordeste. Caso um deles não passe para as semifinais do estadual, esse será mesmo o duelo solitário do ano envolvendo as duas equipes principais. Ambos estão também na Copa Alagoas, mas o CRB irá utilizar uma formação alternativa na competição, com garotos da base.