Edmilson Teixeira

Problemática

Edmilson Teixeira 26 de janeiro de 2024

Diante das inúmeras queixas de várias cidades alagoanas com relação ao abastecimento de água, sobretudo após a concessão do serviço, antes operacionalizado pela Casal, o presidente da AMA, Hugo Wanderley iniciou um levantamento junto aos prefeitos para elaboração de um amplo diagnóstico da atual realidade. Ele se reuniu com alguns gestores na última segunda-feira, inicialmente com representantes da empresa Águas do Sertão. Depois vem as outras operadoras.

Salário


Os professores da rede municipal de Educação da cidade de Pilar receberam mais uma grande notícia nesta semana. É que o prefeito Renato Filho, sancionou projeto de lei que garante um novo reajuste, de 7%, para mais de um mil servidores ativos e inativos da Educação. Disse que nesses seus sete anos de governo, os profissionais já tiveram o salário reajustado em 57,84%.

Ação militar


A segurança no trânsito foi o principal tema abordado na quarta-feira, para 160 crianças do Projeto Golfinho, em Porto de Pedras. O Detran levou uma ação de conscientização para o grupo e promoveu diversas atividades lúdicas. A parceria inédita com o Corpo de Bombeiros, organizador do projeto há 25 anos, surgiu com a intenção de ensinar crianças sobre as condutas adequadas no trânsito, para que elas multipliquem o conhecimento com amigos e familiares.

Sucesso

Assessores asseguram que a administração pública de Matriz tem muito motivo para comemorar esses três anos de governo. Durante esse período, foram implantados programas sociais, culturais, investimentos na Educação, Saúde e Assistência Social; foram realizadas diversas obras estruturantes, algumas já concluídas e outras em andamento. Destaque para um avançado Centro de Reabilitação Física, que começa a entrar em fase de acabamento e tem previsão de entrega para o próximo mês de março.

Bola cheia


O Assentamento Catucá, em São Luiz/AL, tem se destacado no uso de práticas produtivas com responsabilidade ambiental, a exemplo da utilização de energia fotovoltáica, compostagem e produção agroecológica. O representante dos produtores, José Roberto Feitosa, aponta o programa do Pronaf, contratado com o BNB, como o ponto de partida para o desenvolvimento dos projetos sustentáveis, que também elevaram os rendimentos das atividades agrícolas.

Bola cheia II


Com os financiamentos, foi possível construir uma Casa de Farinha, espaço que funciona como unidade de beneficiamento da mandioca para as mais de sessenta famílias assentadas. O crédito também possibilitou a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar, que supre a demanda de energia local. Além disso, o descarte dos resíduos oriundos da fecularia é utilizado na compostagem para adubação agroecológica da produção.

Bronca familiar


Não demorou um mês após a morte para a herança de Zagallo virar uma guerra familiar. E isso tem dois motivos especiais: o primeiro é que o testamento foi aberto por Mário César cinco dias após o falecimento e o segundo é que ele também foi o único beneficiário dos bens do ex-jogador, que morreu no último dia 5, aos 92 anos. Três irmãos ficaram fora da lista e já acionaram o caso na justiça.

Documento


O jornalista Léo Dias foi o primeiro a informar sobre a guerra familiar em seu portal de notícias. De acordo com o colunista de fofoca, Zagallo teria feito uma doação e descreveu ser da sua própria vontade destinar os bens para um único filho. Marília Emília, Paulo Jorge e Maria Cristina, afinal, ficaram fora da lista de beneficiários.

Mais


Aliás, ainda de acordo com o portal, o filho de Zagallo Mário César teria impedido que os irmãos visitassem o pai e ainda passou a administrar as finanças do ex-jogador. Ele, entretanto, teria endossado a venda do patrimônio do Velho Lobo, calculado em torno de R$ 15 milhões.

É grátis


Neste sábado, 27, no Maceió Shopping, em frente ao Magazine Luiza, a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió estará em ação. O órgão promoverá testagem rápida em formato extramuros das UBS, Unidades Básicas de Saúde das 10h às 15h.

Outro


Já a Secretaria de Estado de Saúde vai promover ações no bairro de Jaraguá, na outra sexta-feira, a partir das 18 horas, com o intuito de prevenir e combater a violência e a importunação sexual durante as prévias carnavalescas. A iniciativa será montada em frente ao Coreto Público de Jaraguá e contará com apoio psicológico, assessoria jurídica, além da participação da Patrulha Maria da Penha.