Bartpapo com Geraldo Câmara
TRABALHO MUNDO AFORA
O brasileiro por muitas vezes é um grande sonhador. Mas como sonhar é preciso e faz parte de nossa formação, nada contra. Dentre os sonhos prováveis e improváveis existe uma parcela da população, logicamente a que é mais comprometida com estudos, com aprendizados que acha que a realização não está em nosso país e aí começa, ainda jovem, a pensar primeiramente em intercâmbio, uma maneira simpática de estudar fora proporcionando a vinda de membro da mesma família onde vai se hospedar. O bom é que começam a se acostumar desde cedo com as práticas daquele lugar com os métodos familiares e com a própria cidade e movimento escolar. Há os que ficam, passam para níveis superiores, adquirem certa independência e até acabam por não desejarem mais voltar. Eu mesmo tenho um neto que por lá está formado, trabalhando e nem sonha em retornar.
As outras formas vão avançando sobre vários aspectos. O primeiro deles é que não é aceito é a entrada em um novo país de maneira ilegal e que acaba por proporcionar grandes constrangimentos como deportação e outros mais. Nem sonhar nisso. Mas, a luta de determinadas pessoas ou famílias para irem buscar o “éden” achando que eles existem em outros países também esbarram em uma série de fatores como o domínio de língua ou línguas desejáveis, como os costumes completamente diferentes e uma série de fatores que as fazem esbarrar na consecução dos desejos ou até acabam levando a frustrações bastante grandes.
Por outro lado e é essa a base desse artigo existem pessoas que se formam no Brasil, são detentoras de conhecimentos extraordinários e vão buscar abrigo em outros países por falta possivelmente de um programa nacional de aproveitamento intelectual dessas pessoas, com base na formação de exércitos de pesquisadores, de médicos professores, de engenheiros progressistas, de tecnólogos da informação e por aí vai. É óbvio que nem todos procuram o exterior para exercerem suas funções mas o que acho que inteligências e mãos de obra deste quilate não podem e não devem ser perdidos para outros países por falta de uma política pública nacional de inserção inteligente.
Não sei exatamente como ela pode ser cumprida mas sei que é preciso que haja um organismo que consiga selecionar este tipo de pessoas de maneira includente, de maneira científica buscando os interesses delas e claro, os interesse do país no seu próprio desenvolvimento econômico, cultural e científico. Não é possível que vejamos figuras fantásticas que conseguem desfilar conhecimentos, muitos adquiridos aqui e coloquem suas experiências em vários países do mundo sem que o seu formador principal se veja incluído em seus valores e em seus resultados. Não estamos falando de proibições ou de dificuldades para que elas, as pessoas de alto nível, ingressem e trabalhem em outros países, não. Mas que o governo brasileiro fique atento para este tipo de perda que pode estar sofrendo em várias especialidades de que tanto se ressente.
Entre meus leitores sei que existem muitos que devem estar pensando que sou extremamente nacionalista ou que gostaria de afastá-los de seus sonhos. Não. Até acho que fazer doutorados e pós graduações em centros mais avançados é de uma importância fundamental. Mas, voltem, por favor. Venham realizar não mais seus sonhos, mas os sonhos de todo um Brasil que precisa cada vez mais da força poderosa das mentes favorecidas. Só isso. Espero que entendam o propósito e que as autoridades um dia acordem e deem valor à nossa mão de obra especializada e valorosa. Fará párte também do orgulho de ser inserida no crescimento do Brasil.
FOTONOTAS
REINALDO ALMEIDA – A Receita Federal em Alagoas é muito privilegiada porque só tem Superintendente de primeira linha. Pense no atual Reinaldo e você encontrará uma pessoa altamente competente, capaz de discutir reformas e outras coisas mais da área com profunda lucidez e que além de tudo se constitui em uma simpatia volante que a vai distribuindo por onde passa e por onde sempre sai vitorioso. Reinaldo é uma daquelas figuras humanas que vale a pena conhecer e cultivar. No mundo de hoje ele se enquadra em raridade, o que é muito bom.
ANA DAYSE DÓREA – Aqui saia de baixo porque posso admitir que vocês gostem muito dela, mas respeitosamente vou me colocar em primeiro lugar. Dona de um enorme coração aliado a um talento fantástico, Ana Dayse é de uma empatia formidável com quem a conhece e a admira. Além do mais, educação é o seu forte e gosto das pessoas que são grandes neste tema. Presidente da Academia Alagoana de Educação acaba de ser reconduzida ao posto juntamente com seu vice, o formidável Zezito Araújo. Evidentemente para gáudio de todos os que fazem educação neste estado.
PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)
A vida é fantástica. Nascemos e nada sabemos. Crescemos e vamos aprendendo. Envelhecemos, às vezes ficamos sábios e então morremos.
ALERTAS DO DIA
* Precisamos ver televisão, ouvir rádio, ver e ouvir as Redes Sociais, sentir e saber tudo que acontece ao redor do mundo, mas vamos e venhamos que as mídias, de um modo geral estão viciadas em tragédias e dramas como se apenas esses assuntos dessem audiência. O mundo está bastante conflitado, as pessoas estão convulsionadas, desesperadas até, então é preciso que hajam alguns toques de esperança, de boas notícias, construtivas, enfim notícias que levantem o moral e que façam com que as cabeças erguidas busquem melhores soluções para os problemas.
* Princípio de ano é ótimo, cheio de esperança, mas também avisando de cara todos os compromissos que ele lhe traz. E aí falamos em IPTU e todos os ii que você quiser e o famoso IPVA para quem tem carro. Ótimo trocar o carro por um mais novo, mas sem esquecer que o imposto aumenta também na hora do licenciamento. Para quem quer se ver livre dele cedo e pode, o jeito é pagar até o dia 31 de janeiro à vista com um mísero desconto de 5 por cento. Mas sempre é bom saber que ficou livre desse até o próximo ano. É ou não é?
* Uma notícia boa para o turismo é a assinatura pelo governador Paulo Dantas de um decreto que muda as regras do ICMS para o querosene de aviação de acordo com a companhia aérea Gol para facilitar a ação desta empresa em relação à malha aérea de Alagoas, um grande problema nos dias de hoje para quem sai e para quem chega. A redução é de cerca de 45% e já é aplicado para a Azul e Latam. O problema que precisa ser discutido ao cansaço é a questão das rotas que praticamente prejudicam todos os vôos para Maceió com escalas absurdas e vice-versa.
* Sem precisar dar nomes aos bois, mas comentando o fato ou fatos, que coisa feia quando um milionário morre e as brigas se estabelecem entre os herdeiros. Brigas que passam a domínio público e mancham nomes que não precisariam ser maculados se houvesse bom senso por parte dos atores. Agora mesmo está acontecendo isto aqui em Alagoas e a briga é feia chegando às raias da justiça. Digo sempre que, ainda bem que não sou rico porque se fosse ou ganhasse uma mega ou coisa parecida dividiria tudo enquanto vivo. Quem sobe quer descanso. Acho, né?
POR AÍ AFORA
# Cada vez mais aquela mistura de Hitler com Bin Laden e mais algumas gotas de sangues estranhos quer voltar ao poder na Casa Branca e vem lutando desesperadamente para que seu nome seja o escolhido como candidato republicano. E o pior, para muitos o melhor, é que já venceu uma importante etapa para que essa escolha se concretize, já conseguiu afastar um candidato da mesma pretensão e segue caminhando como se não tivesse nas costas uma série de processos que podem afastá-lo do objetivo. Mas o homem é tinhoso e teimoso como ele só. É esperar pra ver.
# No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou seu homólogo russo como “predador” e disse que ele não aceitaria “congelar” o conflito.“Precisamos que Putin perca, podemos fazê-lo. Este ano deve ser decisivo. Lembro que, depois de 2014, houve uma tentativa de congelar a guerra em Donbass. Havia garantidores influentes, entre os quais a chanceler da Alemanha e o presidente francês. Mas Putin é um predador que não se satisfaz com produtos congelados”.
# Cristiano Ronaldo foi o futebolista internacional que mais conquistou títulos. Suas comemorações foram 54 com a camisa do Al Nassr da Arábia Saudita e da Seleção Portuguesa, ao superar Erling Haaland, Harry Kane, Kylian Mbappé e Lionel Messi. Mas foi justamente o argentino Messi quem conquistou os dois prêmios individuais mais importantes, porque conquistou sua oitava Bola de Ouro e há algumas semanas recebeu o prêmio The Best da FIFA em uma votação final acirrada. Afinal, meus amigos, a guerra no futebol mundial também é profundamente latente.
ATÉ A PRÓXIMA
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399
Bartpapo com Geraldo Câmara
Sobre
Jornalista, apresentador do programa Bartpapo na Band Maceió e Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas