Roberto Baia

Cajueiro

Roberto Baia 22 de janeiro de 2024
Cajueiro
Prefeito Adelminho Calheiros - Foto: Divulgação

Na onda – e na moda – de regionalização de lideranças (a exemplo dos Beltrão, dos Cavalcante, dos Pereira, etc.), o prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, ensaiou repetir a empreitada do prefeito de Pilar, Renato Rezende, que lançou, e elegeu, a então esposa na vizinha Atalaia, em 2020.

No ano passado, Adelminho lançou a esposa, Lícia Calheiros, na corrida à prefeitura de Cajueiro. Há um ano, o prefeito, que está no seu segundo mandato e não encontra facilidades para eleger seu sucessor, vinha mantendo um grupo de vereadores dissidentes da atual prefeita Lucila Toledo, que tenta a reeleição.

Nova missão


Nas articulações e sob pressão governamental, a candidatura foi retirada, deixando à deriva o grupo que articulava desde as eleições de deputado.
Como o jornalista José Carlos Cardoso é o adversário histórico e natural dos Toledo em Cajueiro, e será candidato a prefeito pelo PT este ano, Adelminho deverá ter nova missão: convencer o desiludido grupo a manter uma candidatura que possa atrapalhar a polarização Lucila/Zé Carlos.

Polarização


Lucila foi filiada ao MDB no ano passado, logo após liderar, na sua cidade, a campanha de Jair Bolsonaro a presidente. No trauma da eleição de 2012, quando o petista “azarão” por pouco não logrou êxito, tudo o que os Toledo não querem é conviver de novo com isso.
Sem querer, a aventura de Capela acabou por jogar no colo do petista a polarização que tanto interessa a ele e ao PT.

Recomendação do MPAL


Após denúncia de nepotismo, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), recomenda que o prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular (MDB), suspenda contratações e realize rescisões, descredenciamentos e exonerações, inclusive de secretários municipais.

O município terá 15 dias para realizar as modificações. Caso o prefeito não acate a recomendação, o órgão entrará com ação civil pública contra ele por improbidade administrativa.

imediata exoneração


Na decisão, a promotora de Justiça Ariadne Dantas afirma que o gestor deve promover a "imediata exoneração, rescisão contratual, descredenciamento, de todos os ocupantes de cargos em comissão, funções gratificadas, temporários ou contratados que estejam em situação configuradora de nepotismo propriamente dito, nepotismo cruzado ou nepotismo diagonal (parentes de Vereadores, até terceiro grau)".

Descumprimento de lei


Ainda de acordo com o documento, ela também inclui na recomendação os secretários que não possuem qualificação técnica, formação na área da pasta que comandam ou experiência profissional no âmbito de suas formações. Conforme o órgão, o gestor descumpriu a Lei nº 8.112, de 1990, e também a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Saldo positivo


O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Arapiraca (IMPREV) encerrou o ano com saldo positivo na meta atuarial dos investimentos do órgão.

Empenho dos servidores


Para a presidente do IMPREV, Cida Bento, a superação da meta atuarial só foi possível graças ao empenho dos servidores do órgão e do apoio do prefeito Luciano Barbosa.

“Em 2021, quando iniciamos a gestão, nossos fundos de investimentos na maioria foram negativos, com recursos centralizados em apenas dois agentes financeiros. A partir do início da gestão fizemos a diversificação dos nossos recursos para outros agentes financeiros, diversificando também nossa carteira de investimentos, o que nos proporcionou uma melhoria de rentabilidade. E vale destacar que o último ano que superou a meta atuarial foi no ano de 2019”, explicou. (IMPREV) encerrou o ano com saldo positivo na meta atuarial dos investimentos do órgão.

Foram presos


Na última quinta-feira, 18, uma operação deflagrada pela polícia prendeu um pai e um filho suspeitos de cometerem um homicídio em agosto de 2023, em Craíbas, Agreste de Alagoas.

De acordo com informações da polícia, eles são suspeitos de terem assassinado Marcondes dos Santos Silva, na localidade conhecida como Rua do Açude.

Motivo do crime


Ainda de acordo com o delegado Alexandre Leite, diretor da Diretoria de Polícia Judiciária da Região 3 (DPJ3), o motivo do crime teria sido porque a vítima, dias antes, teria efetuado disparos de arma de fogo contra a residência dos suspeitos.

Os suspeitos foram detidos durante cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Helestron Silva da Costa, da 8ª Vara Criminal de Arapiraca. Na ocasião, os policiais civis apreenderam duas motocicletas clonadas e uma espingarda calibre 16.



... A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) iniciou na última terça-feira (16) o recadastramento de mototaxistas do município.

... Os condutores devem procurar a sede do órgão, localizada na Avenida Ceci Cunha, para a entrega de documentação e vistoria da moto. O prazo para que seja feito o recadastro é até o dia 31 de março.

... Estar em dia com o cadastramento garante ao mototáxi e passageiro mais segurança. Ricardo Brito, que exerce a profissão há 20 anos, já foi até à SMTT e fez o seu recadastro.