Alisson Barreto

Gringos

Alisson Barreto 22 de janeiro de 2024

Além de De La Cruz e Robert Rojas chegando do River Plate, as vindas de Alexander Barboza do Libertad e Cristián Zapata do Atlético Nacional mostram que o futebol sul-americano sempre foi muito explorado pelo futebol brasileiro. Apesar dos argentinos serem a grande maioria em questão de estrangeiros, o levantamento do Apostagolos.com revela que o Nacional, do Uruguai, é o clube que mais vendeu estrangeiros para os clubes brasileiros.

Mapa

Para o levantamento, a presença de estrangeiros nos 20 clubes da Série A de 2024 e dos quatro campeões brasileiros que jogarão na Série B foi consultada no site Transfermarkt e recheadas nos sites O Gol e Wikipedia. Foram consideradas as contratações anunciadas até a manhã de quinta-feira (18). São eles: Athlético Paranaense, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Santos, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Sport, Coritiba, Bahia, Vitória, Fortaleza, RB Bragantino, Juventude, Cuiabá, Criciúma, Atlético-GO e Guarani.

Lamentável

Shawn Barber, ex-campeão mundial de salto com vara do Canadá, morreu na última quinta-feira aos 29 anos nos Estados Unidos. Ele ganhou o título em 2015 em Pequim, na China e medalha de prata nos Jogos da Commonwealth de 2018 em Gold Coast. Nas Olimpíadas do Rio de 2016, Barber terminou em 10º, ultrapassando 5,50m. O jovem morreu em sua casa no Texas, nos Estados Unidos.

Mais um na constelação

A grande novidade do time do Palmeiras nesta semana é o jovem Estevão, de apenas 16 anos. Desde a quinta-feira, 18, a joia da base alviverde está oficialmente integrada ao elenco profissional. Com isso, o garoto possibilita que o Verdão solucione uma "dor de cabeça" presente desde o fim do Brasileirão 2023: a ausência de uma figura para ser reserva imediato de Raphael Veiga.

Precipitação

O Vasco estreou o time titular em 2024 contra o San Lorenzo, nesta quinta-feira, 18, e torcedores já criticaram alguns jogadores. Nas redes sociais, os vascaínos não pouparam os recém-contratados David e Robert Rojas, que não tiveram boa atuação no primeiro tempo no amistoso. Robert Rojas foi contratado para a lateral-direita, enquanto David chegou para reforçar o ataque. No entanto, os atletas não fizeram bom jogo e acabaram substituídos no intervalo. O zagueiro João Victor foi outro atleta a estrear pelo Cruzmaltino contra a equipe argentina.

Ídolo sem pecado

Para muitos torcedores do Atlético-MG, Hulk é o maior ídolo de todos os tempos do clube. No Galo desde 2021, o camisa 7, que nos últimos três anos foi líder em participações em gols pelo alvinegro, chega para sua quarta temporada com a equipe mineira. No primeiro ano, o camisa 7 marcou 36 gols, sendo o artilheiro da temporada. Além disso, foi campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil.

Ano seguinte

Na sua segunda temporada, Hulk manteve números altos, o atacante, mais uma vez foi artilheiro da equipe, marcando 29 gols. Além disso, em 2022, foi novamente campeão Mineiro e da Copa do Brasil. Em 2022, o camisa 7 se tornou o maior artilheiro do Atlético pela Libertadores, com 12 gols e passando Jô, quem era dono da marca.

Tri campeão

Em 2023, Hulk ganhou a companhia de Paulinho, com quem disputou a artilharia da temporada. O camisa 7 foi o vice-artilheiro da temporada, marcando 30 vezes, um a menos que o camisa 10. Na última temporada, o ídolo do Atlético marcou o seu gol de número 400, na partida contra o Goiás, válida pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, novamente, foi campeão Mineiro.

Vitrine

Um dos destaques da Copinha 2024, o volante Bidon tem contrato com o Corinthians até 31 de janeiro de 2025. Para não correr o risco de perder o jovem em um futuro próximo, a diretoria já conversou com o representante do atleta. Conforme apurado pela Gazeta Esportiva, a tendência é que em breve o vínculo com o Filho do Terrão seja ampliado. Caso isso não ocorra, ele pode assinar um pré-contrato com qualquer a partir de 25 de julho deste ano.

Status de campeão

O Palmeiras anunciou, na última quarta-feira, a casa de apostas Esportes da Sorte como nova patrocinadora máster do time feminino. Segundo apurou a Gazeta Esportiva, o valor acordado com a empresa, que superou concorrentes do ramo, é quase três vezes maior que o recebido pelo clube na parceria anterior, com a Betfair.

Detalhes

De acordo com o noticiado pela reportagem nesta quarta, 17, o contrato do Palmeiras gira em torno de R$ 20 milhões, com validade de um ano - até o fim de 2024. Além disso, o Verdão ainda negocia com a empresa farmacêutica Cimed, que também patrocinou a categoria na temporada passada. O vínculo entre Esportes da Sorte e Palmeiras também inclui ativações em partidas da equipe masculina como mandante, através de placas de LED e backdrops, além de ações nas redes sociais e no site oficial do clube.