Edmilson Teixeira

Especulação

Edmilson Teixeira 06 de janeiro de 2024

O São Paulo começou 2024 tranquilo: campeão da Copa do Brasil, com Dorival Júnior garantido como técnico e participando diretamente do planejamento para os campeonatos da temporada. A paz, porém, durou pouco. O interesse de Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, no treinador do Tricolor preocupa (e muito) o clube.

Plano

Dorival Júnior tem contrato com o São Paulo até o fim de 2024 e é fundamental no planejamento para esta temporada, que terá Campeonato Paulista, Supercopa do Brasil, Libertadores e Brasileirão para serem disputados. Com perfil completamente encaixado ao dia a dia do clube, o treinador é visto internamente como peça decisiva no desempenho nas competições do ano.

Na mira

A lateral esquerda virou prioridade do Flamengo com a aposentadoria de Filipe Luís, mas não está fácil fazer a reposição. O uruguaio Matias Viña, da Roma, encabeça a lista que também conta com Juninho Capixaba, do Bragantino, entre os jogadores monitorados para a posição. O clube enfrenta dificuldades nas duas negociações.

Impasse

A Roma pediu ao Flamengo 10 milhões de euros (cerca de R$ 54 milhões) para negociar Viña, valor considerado alto pelo departamento de futebol rubro-negro, que tenta barganhar o preço. Sem pressa e à espera de mais ofertas, o clube italiano usa o tempo a seu favor na janela de transferências do país, que vai até o dia 2 de fevereiro. A postura irritou o Flamengo, e há o pensamento interno de que "o clube não pode ficar esperando", como disse uma fonte ao ge.

Capítulo final

O Corinthians encerrou as negociações com o Flamengo para a contratação de Gabigol. Sem um acordo financeiro com o clube carioca, a nova diretoria do Corinthians resolveu encerrar as tratativas e ir em busca de outros jogadores no mercado para a posição. A indefinição do Flamengo em negociar o jogador neste momento também foi outro fator que pesou para o Corinthians, que gostaria de contar com Gabigol no início da pré-temporada. O elenco retorna aos treinos neste domingo.

Vai para o país da guerra

O Zenit anunciou oficialmente, na tarde desta quinta-feira (madrugada na Rússia), a contratação de Nino, que deixa o Fluminense após cinco anos nas Laranjeiras. O zagueiro de 26 anos assinou até junho de 2028 com o clube russo, cujo país há mais de dois anos trava uma guerra descabida contra a Ucrânia. Nino, assim como o volante André, era um dos principais cotados para deixar o clube carioca em 2024.

Otimista

O meia Jorginho, ex-Sport, foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira, 4, no Ninho do Galo. Com status de grande contratação, ele falou sobre os planos para o CRB e deixou um recado otimista. “Eu gosto de vencer, não gosto de perder nem um par ou ímpar. Eu vim pra conquistar títulos, para ser importante, para ficar marcado na história do clube... O clube tem crescido a cada ano no cenário brasileiro, então espero fazer história vestindo a camisa que vai ser muito importante”, disse.

Marcante

O meia Rafael Longuine, de 33 anos, se despediu do CRB nesta quinta em suas redes sociais. Nessa segunda passagem, disputou 86 partidas em dois anos, mas não ficou para a temporada de 2024. Nem se apresentou à comissão técnica nesta semana. Na despedida, ele destacou a conquista de três títulos alagoanos. Para o lugar de Longuine, o CRB contratou os meias Jorginho, ex-Sport, Gegê, ex-Vitória, e Alejandro Viniegra, ex- Ituano.

Rumo ao Ceará

O ASA embarcou na manhã desta quinta-feira, 4, para Fortaleza. Neste sábado, no Estádio Presidente Vargas, o time enfrenta o Ferroviário, pela fase preliminar da Copa do Nordeste. A novidade na lista foi o centroavante Júnior Viçosa, que passou parte da pré-temporada fazendo trabalho físico. O volante Zé Wilson também foi relacionado. Quem ficou em Arapiraca foi o meio-campista Wescley, que trata de uma lesão muscular na coxa esquerda.

Missão árdua

Rogério Corrêa visitou a redação do ge nesta quinta, 4, e falou sobre seus planos para 2024. O técnico do CSA disse ter gostado do trabalho de pré-temporada, abordou a questão tática e avisou que espera um time mais perto de seu melhor desempenho no final de janeiro, no clássico contra o CRB, pelo Campeonato Alagoano. Por outro lado, Rogério considerou adequada a preparação e já vai cobrar intensidade e transições rápidas, bem ao seu estilo, a partir do jogo decisivo deste sábado contra o Iguatu, do Ceará, às 19h, no Rei Pelé, pela Pré-Copa do Nordeste.

Cobiçado

O destino de Bruno Gomes deve ser o Fortaleza. O Coritiba, atual clube do jogador, foi procurado pela diretoria do Leão do Pici, que formalizou uma proposta de compra. Os valores agradaram, mas a negociação ainda se arrasta com a possibilidade de outros atletas serem envolvidos. Além do Fortaleza, outros dois clubes demonstraram interesse no futebol de Bruno: Cruzeiro e Fluminense. O Tricolor, aliás, monitorou o volante para suprir uma possível saída de André para a Europa.